8:54A blindagem de Eduardo Cunha

por Elio Gaspari

Fernando Henrique Cardoso disse o seguinte:

“Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato.”

Poderia ter dito a mesma coisa a respeito de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, denunciado pelo procurador-geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal. Não disse. Nem FHC, nem qualquer outro grão-tucano.

Até agora, Dilma é acusada no Tribunal de Contas da União de ter pedalado as contas públicas. O TCU não é um tribunal, mas um conselho assessor da Câmara. Ademais, a acusação ainda não foi formalizada. Eduardo Cunha foi acusado pelo Ministério Público de ter entrado numa propina de US$ 5 milhões. O PSDB quer tirar Dilma do Planalto e admite manter Eduardo Cunha na presidência da Câmara.

Surgiu em Brasília o fantasma de um “acordão”. Nele juntaram-se Dilma e Renan Calheiros. Há outro: ele junta Eduardo Cunha, o PSDB, DEM e PPS. Um destina-se a segurar Dilma. O outro, a derrubá-la. À primeira vista, são conflitantes, mas têm uma área de interesse comum: nos dois acordões há gente incomodada com a Lava Jato. A proteção a Dilma embute a contenção da Lava Jato, evitando que chegue ao Planalto ou a Lula. A proteção a Eduardo Cunha pretende conter a responsabilização dos políticos de todos os partidos metidos em roubalheiras.

É sempre bom lembrar que Fernando Collor, também denunciado por Janot, renunciou ao mandato em 1992, mas foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal. Renan Calheiros foi líder do governo Collor e Eduardo Cunha dele recebeu a presidência da Telerj.

*Publicado na Folha de S.Paulo

 

Compartilhe

3 ideias sobre “A blindagem de Eduardo Cunha

  1. Sergio Silvestre

    Então,eu não sei se a oposição está querendo o impeachment da Dilma por causa dos escândalos de corrupção,ou por que ela está deixando rolar e investigar tudo.
    Para e pense,como pode ter alguma credibilidade um partido acusador que adota o Eduardo Cunha,já sabido como ladrão,sabotador e ameaçador.
    Eu não sei se navego em terras encantadas,ou sou de imaginação inversa a todos,se temos uma crise,se temos uma presidente eleita pela maioria,se nada ainda foi provado contra ela,por que essa fúria da oposição?
    Seria por que ela está deixando investigar?Ou seria o medo da oposição e é claro do capital e mídia de que ela acerte o Brasil nesses três anos e deixa seu candidato imbatível de novo.
    Essa paúra desse povo com certeza é por causa disso,então estão vendendo barato o Brasil,tentando quebrar a bolsa de valores,quebrar a Petrobras,e aniquilar com a presidente.
    Nos EUA tiveram uma crise sem precedentes na sua história,e que fizeram os políticos e seu povo,se fecharam em copas,minimizando o desastre,muitas famílias foram até morar em trailers,não ficaram difamando deu Pais para o resto do mundo e sairão com trabalho da crise sem fazer essa pirotecnia que parte do povo vendilhão do Pais está fazendo.
    De quem é a culpa de querer vender barato o Brasil?A grande culpada de quase tudo são nossa mídia que precisa urgentemente de regulamentação.

  2. leandro

    Só não fazem acordo com quem paga seus salários que é o povo.
    O acordo conosco é o pagamento de mais impostos, mais taxas, mais inflação e mais lucro para os bancos.
    Agora nesta semana houve um pequeno acordo com uma parcela da população, os aposentados do INSS, que vão receber parceladamente o adiantamento do 13ª dos proventos.
    Logo farão acordos ´para pagarem parceladamente as parcelas dos salários normais e aí ninguém poderá se queixar de que não tem mais do que 12 salários ao ano.
    Esses acordos , todos espúrios, malandros, sempre são feitos com os mesmos e o pior de tudo é que ainda temos que ficar vendo na TV na propaganda do PT o LULA fazendo comercial do governo com a frase de que a “crise é passageira”. Sim é passageira da agonia do povo.
    Os acordos sempre foram feitos, dizem que fazem parte do processo republicano, mas atualmente estes acordo com essas pessoas custam caros, além da divisão física do bolo governamental com os cargos há ainda a roubalheira descarada.
    Seria também essa roubalheira componente desse acordos, onde fecham os olhos para esse tipo de comportamento.
    Em todos esses acordos em qualquer esfera de governo dá para perceber que tem gente que é igual “bosta”, sempre está boiando, não afunda nunca, serve vários governos, várias ideologias e faturam de todos os lados.
    Bem que um presidente dizia que ” .. nunca nesse país houve tanta……” Malandragem.

  3. leandro

    Os países que que tem a mídia regulamentada onde não se trata de regulamentação e sim regulação, como Cuba, Venezuela, Equador, Argentina, Bolívia, isso para ficarmos por aqui na América “Latrina”, estão bem na economia, bem na política e com um crescimento espetacular de fazer inveja a todos nós brasileiros que vamos caminhando rapidamente para o mesmo local onde essa turma se encontra.
    Agora e depois da declaração do Evo Morares, com sua imbecilidade que foi igual ao tomar uma refinaria construída com recursos brasileiros na Bolívia, se coloca como defensor dos países da América do Sul , que com tudo e com todos que por aqui governam pode mesmo se chamar de América Latrina.
    De todos esses o que vai tirar maior proveito é Cuba que firmou acordo com os Estados Unidos que fatalmente irá alavancar a economia do pais caribenho.
    Nós aqui no Brasil, com essa “marolulinha” temos agora o resultado das ações inconsequentes que levaram o Brasil em queda livre e não há o porque frenar com um “cala boca” da mídia e muito menos acharmos que o povo tem culpa e também deveria se recolher aos “TRAILERS”, pois aqui nem teto na “minha casa minha vida” a população tem, quanto mais em veículos rebocados com a gasolina nesse preço.
    Portanto ninguém acha que o Brasil é uma “BOSTA”, está uma bosta, o governo colocou o pais na bosta e agora joga no colo de todos nós o trabalho de limparmos essa sujeira toda, fétida para alguns e milionária para poucos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.