8:49O povo, desunido, sempre será vencido

por Sergio Malbergier

É alentador ver o número cada vez maior de esquerdistas progressistas se unirem aos outros progressistas do país na condenação do indefensável.

A pauta contra a corrupção em todos os níveis e governos é a pauta principal do Brasil. Num país em que o governo toma 35% de tudo o que se produz, ou o governo é eficiente ou não haverá futuro nem presente.

Não há nada de golpista em defender a queda de um governo acusado de tantas coisas na Justiça. Se o Brasil fosse desenvolvido, aliás, o governo tinha caído há muito tempo. Este e vários outros, de todos os partidos.

Haveria defesa de golpe se se defendesse a queda da presidente por vias não constitucionais. Não é o caso. Ninguém, ou quase ninguém, está defendendo isso. É a Justiça que expõe em ritmo alucinante provas e mais provas de graves crimes no governo e nos partidos que o apoiam. Imagine se fosse na Alemanha, nos Estados Unidos, na Suécia, no Reino Unido, no Canadá, no Japão, na Coreia…

Entre os péssimos “argumentos” para defender o que está aí, um dos piores é a sugestão de que isso sempre se fez no Brasil e que só se está investigando agora por perseguição das elites contra o governo popular.

Outro intragável é dizer que o combate à corrupção política na Itália deu no Berlusconi, melhor então não combatê-la. Outro: os delatores que confessam crimes, revelam sistemas de corrupção epidêmicos e produzem provas materiais do que estão dizendo são traidores da pátria. Eles são heróis sem nenhum caráter, tipicamente brasileiros.

E há ainda aqueles que, cheios de ódio, acusam os outros de ódio. Ou que, depois de roubar o dinheiro dos pobres, dizem que são os outros que fazem isso.

Na verdade, não há argumento para defender o status quo. Por definição, o PT é o status quo. Tendo agora uma parte do PMDB como fiador, prega e pratica como saída da crise uma das principais causas da crise: a distribuição fisiológica de cargos públicos.

Apesar de tudo isso, a propaganda governista ainda convence crentes remanescentes de que a crise é um embate entre direita e esquerda, ricos e pobres. Mas as pesquisas de opinião mostram claramente que há mais pobres do que ricos condenando o governo, mais trabalhadores do que patrões a defender um impeachment.

Ontem, o presidente da maior central sindical do país, atrelada e nutrida pelo governo, disse, em encontro de movimentos sociais e diante da presidente da República, que se deve pegar em armas para defender o governo. Contra quem? As leis? As investigações da Justiça? As manifestações pacíficas? Isso é que é golpe.

O maior movimento social do Brasil hoje é o que leva centenas de milhares de pessoas às ruas espontaneamente pedindo o combate à corrupção.

A esquerda deveria participar e ser acolhida nesse movimento. O povo, unido, jamais será vencido.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

6 ideias sobre “O povo, desunido, sempre será vencido

  1. ferreira

    DIA 16 NA PRAÇA SANTOS ANDRADE, QUEM FOR DO BEM ESTARÁ, LÁ VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA COM REPÚDIO ÀS INSTITUIÇÕES CANALHAS TCU E O TSE .

  2. ferreira

    (correção)
    DIA 16 NA PRAÇA SANTOS ANDRADE, QUEM FOR DO BEM ESTARÁ LÁ, VAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA REPUDIANDO AS INSTITUIÇÕES CANALHAS COMO O TCU E O TSE .

  3. Sergio Silvestre

    Magabilha!!!!!!!!!!30 anos de nova republica,parece que foi ontem uma multidão nas ruas louvando o Herói Tancredo que vai ter sorte assim na pqp,morreu para não virar o vilão da história,já que estava mais enrolado com seus conchavos do que seu Vice o IMPERADOR DO MARANHÃO,JOSÉ SARNEI.
    Nossa,as batedoras de panelas de hoje eram as fiscais do distinto presidente,todas ainda moçoilas e hoje velhas batedoras de panelas,depois de dois anos elas viraram as bruxas de Salem,queriam o homem do bigode para com uma pinça arrancar um por um,mas ai veio o Collor,o amigo da Globo e dos noveleiros,o caçador de Marajás que morava numa casa que parecia mais o TAJ MAHAL.Tres ferraris e dois lamborghinis depois foi deposto por causa de uma ELBA,não a ramalho mas um entulho parecido da FIAT.
    Entrou o ITAMAR FRANCO e a turma de JUIZ DE FORA uns velhotes que gostavam da fruta e até competentes,tanto que fizeram o plano real que deu ao Brasil um pouco de folego,mas tinha o FAROL DA ALEXANDRIA um ex-exilado na França que gostava de um MAXIMO ROMANINE safra 69 que custa mais o menos hoje 10 mil reais a garrafa,enquanto o ultimo general da ditadura fazia vaquinha para completar seu tratamento la no sitio da Serra,já empenhorado.
    O Bundão FHC não se fez de rogado,montou no cavalo bem arreado e começou a fazer cagadas no Brasil inteiro,os probos Mario Cova e seu aliado Lerner INVENTARAM UMA MAQUINA DE FAZER DINHEIRO,os pedágios,só que em SP ele deu para seu filho ZUZINHA a mina e aqui o Lerner LOTEOU para seus amigos do peito.
    E veio o PT ,com aquele gostinho peculiar de recuperar o tempo perdido,aproveitou toda estrutura deixada pelos tucanos,aprimorou a maquina de corrupção e com o crescimento da receita pode até diminuir o percentual e poder levar mais dinheiro.
    Então,agora somos a nova republica do Gilmar Mendes e mais uns capas pretas que quando dão uma tossida,o governo se caga todo e da lhe mais um auxilio.
    Logo os auxilios vão se esgotar e terão o auxilio dos auxilio,claro,tudo para não se manifestarem e não comprometer o trabalho dos políticos que comandam com mão de ferro essa bastilha.

  4. leandro

    Tô vendo que o Silvestre está tendo alguns momentos de abertura mental e já reconhece que o PT é corrupto, logo, logo estará mas ruas de Londrina com ” abaixo a ditadura do PT”, ” Fora Dilma”.
    Aos poucos eles que defendem este governo sentem no bolso e na vida a falta de grana e aí começa a choradeira.

  5. Oto Lindenbrock Neto

    É claro que o articulista não se refere ao PSDB. A última reserva moral do país. O alento é saber que os tucanos voltarão logo ao poder e o Brasil entrará nos eixos. Nunca mais conchavos, desmando, pedaladas e caixa 2. Não teremos mais roubos na Petrobrás, que aliás deveria ser privatizada, junto com todas as outras estatais como o BB e a Caixa. Vai que o HSBC se habilita e leva ambos por dois real? Os ingleses merecem uma nova chance…Pode ser o City Bank também. Nuca mais acordos espúrios com partidos escusos como o PMDB e o PP. O DEM , do saudoso ACM, é muito mais confiável e de conduta irretocável. O modelo de gestão tucano do Paraná poderá ser adotado, como anunciou o então candidato Aécio Neves, e então sim, o melhor estará por vir!

  6. AMARAHAL

    Há exatos 10 anos, em 11 de agosto de 2005, o publicitário Duda Mendonça confessava em público, na CPI dos Correios, que havia recebido dinheiro no exterior para a campanha de Lula em 2002.
    Segundo o próprio Duda, que chorou no depoimento, R$ 15 milhões foram pagos por Marcos Valério numa offshore nas Bahamas. Ele também disse ter feito no mesmo ano a campanha de José Genoino ao governo de São Paulo), Aloizio Mercadante (senador) e Benedita da Silva (governo do Rio). O presidente do PT era José Dirceu.
    Arthur Virgílio disse: “o governo Lula acabou oficialmente hoje”. José Agripino declarou: “não tenho dúvida de que um processo de impeachment dividiria profundamente a sociedade brasileira, com conseqüências terríveis.”
    No mesmo dia, 21 membros do PT se desligaram do partido, 10 deles aos prantos, como o deputado Chico Alencar. O líder do PT, Fernando Ferro, reagiu: “vamos tirar lições dos erros e caminhar para a superação dos nossos problemas. O que é importante para o Brasil e a democracia.”
    O Brasil pensou que Lula e o PT estavam mortos, o PSDB achou que era hora de deixar que “sangrassem” em público mas sem o “trauma” do impeachment. Alguns faziam o possível e o impossível para dizer que “o PT não inventou a corrupção”, “são todos iguais”, “caixa 2 é normal”, “impeachment é golpe” e etc.
    Dez anos se passaram e o que aconteceu? Lula não foi sequer investigado, ganhou a eleição novamente um ano depois, elegeu a sucessora em 2010 e reelegeu em 2014.
    Se você acha que o governo Dilma vai cair de podre, que vai acabar sem uma ação firme da sociedade e do judiciário, pense novamente. Ou vá estudar um pouco de história recente do Brasil.
    No dia 16, vá pra rua pedir o impeachment. Ou daqui a 10 anos a gente se encontra e lamenta novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.