19:30A Genial Máquina de Fazer Doido (precursora)

por Vão Gogo (Millôr Fernandes)

No dia 10 de abril de 1500, enquanto o mundo lia avidamente as manchetes de jornais cheias de notícia sobre a Descoberta do Brasil (“Brazil Descobierto!”, dizia o Castela y Granada,”Sacaran el lençol a Brazil”, dizia o Pasquim de Sevilha,”És el paiz del futuro!” previa o Porto de Lisboa), um jovem – Ortega y Gazeta – estava mergulhando em surpreendente pesquisa que, dias depois, apresentaria à Real Academia y Hostal Scientífico de Santiago de Compostela Conejo.

Recebido pela mais alta hierarquia da Academia – o jovem pertencia a uma linhagem de maior prestígio da Espanha de então e muitos fofocavam mesmo que era filho espúrio de Miguel de Cervantes, que nasceria 47 anos depois -, Ortega explicou com detalhes o funcionamento e a utilidade de sua invenção, destinada a abalar definitivamente as comunicações do mundo.

Sem mais nada a objetar, alguns sábios, engolindo a baba elástica e bovina (N.R.*) da inveja, perguntaram ao jovem: “E como se chama sua invenção, Don Ortega Cimientas Jazidas y Combinaciones?”

Ortega respondeu sem pestanejar: “Televisão, naturalmente.”

A salva de palmas dos puxa-sacos ecoou, mas foi rapidamente interrompida quando um sábio rival se aproximou do aparelho, abriu-lhe a enorme porta e afirmou com segurança: “O caro colega é um grande talento mas vai me perdoar; o que acabou de inventar é o guarda-roupa.”

*Nelson Rodrigues

Compartilhe

Uma ideia sobre “A Genial Máquina de Fazer Doido (precursora)

  1. GROBO

    Finalmente podemos saber como e de onde surgiu a PIG, já que aquele guarda roupa também servia para ocultar arMARINHO. PIN! PIN!
    Acho millor calar e fechar a boca, uma vez que os de direita não gostam de engolir sapos, ainda mais barbudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.