17:41Camil Gemael, adeus

O professor Camil Gemael morreu hoje aos 92 anos. Ele foi um dos grandes mestres do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, onde lecionou Geodésia e Astronomia e criou o curso de Cartografia. Dedicou 40 anos de sua vida à UFPR e jamais esqueceu a mágoa de ter sido dispensado por uma carta enviada pelo correio onde anunciaram sua aposentadoria compulsória. Quem saiu ganhando foi a Universidade de São Paulo (USP) onde foi lecionar Astrofísica como professor visitante. Muitos de seus estudos divulgados em apostilas se transformaram em embriões de livros publicados na Europa sem que o crédito fosse dado. O velório do corpo do mestre acontece amanhã cedo no Cemitério Parque Iguaçu.

Compartilhe

10 ideias sobre “Camil Gemael, adeus

  1. Rene Zepeda

    Adeus Mestre Camil, Mestre de mestres
    Honra e orgulho de ter compartido e asistido a suas aulas

  2. Fabic

    Não conheci o Camil, porem conheço sua filha Preta que eh uma pessoa maravilhosa…com certeza herdou muito do pai…descanse em paz.

  3. Eno Saatkamp - UFSM

    “Perdemos” um grande Homem. Mas seus escritos e muitas das “sementes” que ele fez germinar estão gerando “frutos” país e mundo afora, e é isso o que importa no final: o que se deixa de bom após nossa “ida”… Meus sentimentos aos familiares, e a todos os colegas professores do Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da UFPR.

  4. Julio Farret

    Por deferência especial dele, tive a honra de ter sido o último ou um dos últimos orientados desse homem maravilhosos em todos os sentidos. As impressões de vida que trocamos me ensinaram coisas muito além do ensinamento acadêmico. Amigo e mestre. A ele serei eternamente grato. Jamais o esquecerei. Amor eterno. Obrigado mestre.

  5. Marcos Souza

    Mestres dos mestres, hoje não temos mais mestres como o Prof. Camil, tive a honra de ser seu aluno na UFPR, meus sentimento a família, era um dos professores que “vibravam” quando davam aula.

  6. Geraldo Passos Amorim

    Não tive o prazer de ter sido seu aluno fisicamente, mas através de seus livros me tornei aluno desse grande mestre de Geodesia e Ajustamento de Observações. Agradeço sua imensa contribuição na minha formação profissional. Descanse em Paz.

  7. Carlito Vieira de Moraes

    Grande Prof. Camil Gemael que se dedicou à Docência em Geodésia e quem nos deixou muitos ensinamentos. Que Deus o recompense.

  8. RAIMUNDO FUENTES

    ….Com a morte de um Professor ,ficam suas heranças, como sementes plantadas ao longo de uma vida.
    …..OS ALUNOS QUE COM ELE CONVIVERAM!!!!!!!!!!!!!!!.
    …..Descanse em PAZ….e que exista a eternidade da alma!!!!!!!!!!!

    prof. rfuentes.

  9. Mauro Andrade de Sousa

    Tive o privilégio de ter sido aluno do Prof. Camil Gemael, um daqueles poucos professores extraordinários que encontramos na vida! Lamento profundamente sua perda e reitero minha gratidão pelos seus ensinamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.