8:19Por que odiar o PT

por Gregório Duvivier

A primeira vez que me deparei com uma urna eletrônica foi para votar no Lula. E Lula se elegeu, depois de três tentativas malfadadas. Lágrimas grossas escorriam pelo meu rosto: com a prepotência característica dos 16 anos, tive a certeza de que era o meu voto que tinha feito toda a diferença.

A rua estava cheia de pessoas da minha idade que tinham essa mesma certeza. O Brasil tinha acabado de ganhar uma Copa do Mundo, mas a euforia agora era ainda maior: foi a gente que fez o gol da virada. Parecia que o Brasil tinha jeito, e o jeito era a gente –essa gente que nasceu de 1982 a 1986 e votava agora pela primeira vez.

Acabaram-se os problemas do Brasil –a gente chegou. Lembro das ruas cheias, das bandeiras do PT, lembro de abraçar desconhecidos na Cinelândia –Lula lá, brilha uma estrela.

Logo vi que não era o meu voto que tinha feito o Lula se eleger, nem o dos meus amigos, nem o da minha geração. Quem elegeu o Lula –isso logo ficou claro– foi o José Alencar, os Sarney, o Garotinho, foi aquela Carta aos Brasileiros e a promessa de que o Lulinha era Paz, Amor e Continuidade. Sobretudo continuidade.

Lula só alugou esse apartamento por quatro anos porque assinou um contrato de locação onde prometia entregar o imóvel i-gual-zi-nho. E Lula, por quatro anos, foi um inquilino dos sonhos –tanto é que renovou o contrato e ainda foi fiador da locatária seguinte. Fizeram algumas mudanças –as empregadas passaram a ganhar mais–, mas não fizeram o mais importante: uma desratização. Muito pelo contrário: os ratos de sempre fizeram a festa.

Caros amigos que odeiam o PT: podem ter certeza de que odeio o PT tanto quanto vocês –mas por razões diferentes. Odeio porque ele cumpriu a promessa de continuidade. Odeio porque ele não rompeu com os esquemas que o antecederam. Odeio por causa de Belo Monte e do total descompromisso com qualquer questão ambiental e indígena. Odeio porque nunca os bancos lucraram tanto. Odeio pela liberdade e pelos ministérios que ele deu ao PMDB. Odeio pelos incentivos à indústria automobilística e à indústria bélica. Odeio porque o Brasil hoje exporta armas para Iêmen, Paquistão, Israel e porque as revoltas do Oriente Médio foram sufocadas com armas brasileiras. Odeio porque acabaram de cortar 3/4 das bolsas da Capes.

O PT é indefensável –cavou esse abismo com seus pés. Mas assim como não fomos nós que elegemos Lula, engana-se quem vai às ruas e acha que está tirando Dilma do poder. Quem está movendo essa ação de despejo são os ratos que o PT não teve coragem de expulsar.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

13 ideias sobre “Por que odiar o PT

  1. Sergio Silvestre

    Por quase 40 anos faço todos os anos o percurso de Londrina a Sonora onde vou pescar e como restaurador viajei por muitos anos pelas estradas de Minas e o norte nordeste.
    Pois bem,digo categoricamente que até 2002 nada foi feito,tanto no Mato Grosso como no norte nordeste.
    Era um povo entregue a sorte da seca e dos políticos,os coronéis como ACM .família Palmeira.Mellos.Cavalcanti,Jereissati ,Sarnei etc.
    O Mato Grosso mudou para melhor nestes 13 anos e o Norte Nordeste teve sua redenção.
    Tenho uma filha fora do casamento que sua mãe se deu bem na vida,mora nos jardins em SP e ela hoje quase virou minha inimiga por que odeia o PT.
    Fico aqui as vezes pensando que o dinheiro demais faz um estrago danado na moral de uma pessoa,eles se tornam odiosos,maus e me parece que quanto mais dinheiro tem,quanto mais tem bens mais querem ,não tendo nenhum escrúpulos para obtê lo e nem pensam que as vezes milhões perecem por causa daquele que amealhou montanhas de dinheiro que nunca poderá gastar.
    Minha filha já viajou o mundo todo como modelo bem paga do Versolato,sua mãe conseguiu sucesso na sua profissão e ficou milionária,mas eles odeiam o PT,eles jamais deram alguma coisa para contribuir com algum bem estar de alguma família,grande parte do que ganham aqui gastam lá fora,assim são nossos ricos que ainda não deixaram os costumes da casa grande onde açoitavam os trabalhadores nas senzalas.
    Por que odiar o pt?Por que carregar um ódio por alguma coisa que foi benéfica para milhões de brasileiros que galgaram degraus importantes na escala social.
    E quando passo por esses rincões onde sempre passava ,hoje vejo que eles tem os olhos brilhantes,são uma geração maior,um povo que acerta tudo em vestibulares,um povo bom e estudioso que logo vai se chamar Califórnia Brasileira.
    Eu vejo todo esse reboliço como uma conspiração para mudança de facção,alguém até vai falar que ela é criminosa ,mas de letalidade menor do que essa que quer o poder.

  2. José

    O Duvivier, depois de tentar levar vantagem apostando nas benesses que a corriola de Ziraldo, Chico Buarque e Cia. imaginava continuar recebendo do desgoverno petista às custas da Petrobrás, trombou com a vitória de Pirro da Dilma, e agora busca voltar à tona aderindo ao que metade do partido já pensa em fazer: reconhecer os erros da outra metade do PT. Mas que não se engane: é tarde demais para pular do barco e raspar a mancha indelével que o Lula tatuou em suas costas. Agora vem falar em “inquilino dos sonhos”? Sonhando está você, Duvivier. E escreva o que estou lhe dizendo: o sonho ideológico sempre acaba em pesadelo do qual o sonâmbulo engajado jamais acorda.

  3. Leandro

    Não se trata de odiar o PT e sim ter repulsa aos seus membros atualmente. Gente desse naipe que iludiu a população, mentiu, prometeu e deixou de fazer e se comportar como pregava quando ingressou no governo.
    Até 2002 o PT teve um comportamento social que levou a população acreditar em suas propostas, desses que acreditaram, hoje estão a mercê da situação econômica criada pela incompetência do PT e acentuada essa incompetência com a roubalheira desenfreada.
    Quando o PT erguia o Lula aos ombros da população, mal sabiam aqueles que o elevavam como salvador da pátria que estaria nessa confusão, que seus discípulos envolvidos nesse lamaçal de roubos de recusos públicos.
    Então o ódio não se trata do PT e sim dos seus membros, um exemplo muito singelo: Ninguém fala do Dr. Héilo Bicudo, muito menos de Suplici, por mais atrapalhado que ele seja, mas desonesto não.
    Vejam que recentemente até Frei Beto mostra um certo sentimento de decepção ao ter receio da renúncia de Dilma.
    Agora aqueles que fecham os olhos, que pregam a luta de raça, de classes sociais são na realidade coitados.
    Quem tem como afirmar que hoje as pessoas do polígono da seca melhoram de vida? Pelo que ve a coisa não se alterou. Nesse particular prometeram uma obra nunca feita nem pensada na história desse pais, que foi a transposição do Rio São Francis. Esta obra seria para a solução de todos os problemas da região com a seca. Muito bem, foi prometida em 2007 e até agora está lá crua, nua e seca.
    Quem pode afirmar que viaja pelo mundo e isso foi obra e graça do PT , se ilude, ou mente e quem julga que outros não fazem nada pela classe mais pobre se engana, faz sim, dá emprego, consome e com isso o governo arrecada impostos que são recursos desviados como a Petrolão e Mensalão, então aí estão , por enquanto, dois fatos para a população ter ódio do PT.

  4. Sergio Silvestre

    Negar a transposição do São Francisco que é uma obra que é claro vai demorar mas vai atingir e já está atingindo seus objetivos e como dizer e como dizem os imbecis que o Lulinha é dono da Friboi.

  5. José

    Não posso deixar de cumprimentar o Leando pela sensata análise que faz sobre as origens do ódio ao PT. Especialmente pelo golpe com luva de pelica que aplica ao companheiro Sérgio Silvestre que, pelo que diz, revela-se um militante ativo da dupla Dilma/Lula e pertence à classe média que ele, ingenuamente ou de caso pensado, ignora ser a vítima do grande ódio da intelectualidade petista capitaneada pela patética Marilena Chauí. Essa senhora, discursando para a nata elitista do partido, esguichou seu veneno contra o saco de pancadas de todo político covarde. Ela própria, e a quase totalidade dos “companheiros”, pertence a esse nobre segmento da população brasileira, que arca diretamente com o custo da corrupção, ganância e custo financeiro dos programas assistenciais socialmente inúteis do PT. Caia na real, Sérgio Silvestre, você é militante mas o PT odeia você, odeia sua família, odeia sua filha que corre o mundo desfilando seu book conquistado com muito suor. Seu partido apenas está recebendo de volta, e em legítima defesa, uma pequena parcela do ódio selvagem que Lula e seus asseclas inoculam na carótida da classe média. Lula jamais pertenceu à classe média. Ele queimou essa etapa em um dos seus primeiros porres. Saltou logo para a elite econômica que, hipocritamente e com objetivos rasteiramente eleitoreiros, até hoje insiste em demonizar. O seu ídolo Zé Dirceu, aquele que levantava o punho cerrado para mostrar o sovaco aos adversários, não roubou apenas o dinheiro dos nossos impostos (e aqui não se faz acepção de classes). Ele passou a mão na inocência dos militantes do PT e os enganou a todos deixando de repartir o butim com os companheiros. Hoje amarga o abandono e o desprezo da companheirada, não porque roubou, mas porque roubou e não repartiu.

  6. TOLEDO

    Nossa Leandro, desde que o FHC saiu do governo, eu me sinto órfão de um homem honesto e sincero. O mesmo eu digo do Piá de Prédio e lamento muito não termos o Piá do Pó na Presidência. Esse pessoal do PT , pensa no Povo, tem idéias de dividir a renda, mas não chegam nem aos pés do grandes homens do PSDB. Deita e durma Leandro, você não é mais nem COXA, assumiu que é COXINHA.

  7. Oto Lindenbrock Neto

    O artigo é perfeito. Mostra um petista arrependido. Mas não podemos esquecer que o Brasil só será o país dos sonhos de todos quando os tucanos voltarem ao poder. Não existem políticos mais honestos e competentes. Além do mais eles – os tucanos – são bonitos, bronzeados e vestem-se bem. O que mais a gente pode querer?

  8. Sergio Silvestre

    José,o que eu relatei meio sem muita concordância foi o que eu vi e senti nessas três décadas,eu não li no Globo,Veja,estadão etc eu presenciei isso e por isso eu acredito.
    A transformação do nordeste está ai para ser vista,já não tem mais a figura do menino barrigudinho por causa das lombrigas,não tem mais a figura do homem sofrido que nós de vez em quando,até para sair na reportagem do Globo Repórter dava um kilo de alimento não perecível.
    Não eram assim as campanhas,era assim mesmo e isso quando colocavam no ar cenas chocantes de desnutridos.
    Só isso daria ao Lula o Premio Nobel Da Paz,por tirar tanta gente da pobreza
    ..Minha esposa é psicopedagoga e trabalhou muito nos bairros de assentamento em Londrina e sempre me dizia que tinha famílias até pela falta de recursos não tinham como vir ao centro da cidade arrumar emprego
    Então meu irmão,a culpa disso tudo não é a Dilma e Lula e sim nossos deputados,os barganhadores,aqueles que bagunçam o Pais e se continuar nesse pé,nem Jesus Cristo da jeito.

  9. Leandro

    Toledo, seja racional, o que é difícil para um ser como você. Comente , apresente contraditório, mas sobre o assunto, não coloque outros no meio. Este comportamento é de uma pessoa totalmente alheia ao que acontece e sempre, como é próprio da tua turma utilizar a mão do gato, dá o tapa e esconde a mão. Quanto teu sócio em assunto petistas, ele precisa viajar para o sertão nordestino e ver como se encontra aquele povo, não adianta ficar em Fortaleza, Natal, na Praia de Boa Viagem que os “barrigudinhos” não estão por lá.
    Agora seja mais inteligente e faça as pazes com sua família que você acaba de criticar e mostre quai são suas atividades para o “social” que não seja pescar além, de ser restaurador.

  10. TOLEDO

    Leandro, não fique bicudo comigo. Conheço muito o nordeste, centro oeste, sudeste enfim uma boa parte do País. ( não conheço, Acre, Rondônia, Roraima e muito pouco do Piaui.) Mas conheço Cuba , que voce deveria conhecer.
    Confesso, que ver os coxinhas batendo panela na janela, no seu bairro , o Batel, tive náuseas.Não tenho ódio dos coxinhas, acho que quando eles toparem pela frente, com a realidade, vão fazer que nem você, que tinha o Mamona do Requião como um melhor candidato, mas preferiu o Kibe Bonitinho e foi assim também com o Piá do Pó. Você é um legitimo Curitiboca, e não muda.

  11. jota

    ” Por que odiar o PT ” Esta frase soa como uma interrogação aos leitores participantes deste blog, capitaneado pelo Zé Beto.
    Como podemos então responder tal frase.
    Lendo o texto e os diversos comentários dá para tirar algumas conclusões. Uma delas seria uma única razão para termos ódio do PT. A TRAIÇÃO.
    PT durante vários anos combateu a ditadura com oi apoio dos sindicatos, em especial dos metalúrgicos do ABC Paulista, fazendo um papel importante na democratização do Brasil, fazendo o contraponto entre os lados da política, esquerda centro e direita.
    O PT se colocou como até hoje de ideologia da esquerda e assim convenceu a população da necessidade de quebrar as oligarquias.
    Começando com isto que chamamos de oligarquia, aparece a primeira contradição do PT e aí uma espécie de traição. O PT por busca ao poder teve como aliado um dos maiores oligarcas do Brasil, nada mais nada menos que José Sarney e aí não se discute se ele Sarney estava ou não errado, pois creio ter sido o PT que buscou Sarney e agora continuou com um dos seus discípulos, Senador, Lobão. Coisas e atitudes que se chama de ajustes politicos, alianças para governar.
    O PT ais poucos foi escanteando seus mais ilustres membros e ficou com aqueles que firam a busca do poder e este poder deveria ser para governar e colocar em prática sua ideologia, não fez e não está fazendo a lição de casa.
    Outros fatores que pesam no ódio ao PT foram as mentiras, as promessas e coisas não cumpridas. Fizeram muita propaganda, como aquela frase famosa porém de uma soberba e prepotência total…. ” nunca neste país…nbá….blá…blá “.
    Além disso o PT, na busca do poder, foi com muita sede ao pote, se envolveu com trambiques e trapaças que o povo nunca imaginou que , só para exemplificar, uma pessoa pudesse fazer o que fez e pior continuou fazendo, como o Zé Dirceu.
    Sob este aspecto o Lula chegou a afirmar que nunca tinha havido mensalão e que a história seria recontada.
    Outro fato que dá para justificar o ” ódio ao PT” é a aliança com o Collor, que foi massacrado pelo PT ao ponto de deixar a presidência da república.
    O mais interessante é que se untarmos Collor, Renan e Sarney já temos a metade do nordeste, sob o ponto de vista de oligarquia.
    Mas, o PT foi a busca de mais poder e aí descobriram o escândalo da Petrobrás que ainda vai longe, pipoca o BNDES, os Fundos de Pensão e tem muitos do PT e seus aliados metidos na confusão, tem doleiro, lobista, nome bonita para quem lava dinheiro e compra influência, tem gente de vários partidos todos aliados e metidos até o pescoço na confusão.
    Não sei se agora o Lula repetiria a mesma frase de que não existe Petrolão como afirmou do mensalão.
    Diante de tudo isso ainda falam que há golpismo, q

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.