12:37Moro recebe apoio de 1.200 juízes

Do site Migalhas

Motivados por Moro, juízes pedem apoio na luta por justiça

Apelo foi feito por mais de mil juízes em nota de apoio ao juiz Federal, na página “Juízes em Ação”, no Facebook.

Mais de 1.200 juízes de todo o país se associaram em prol de Sérgio Moro. Signatários de nota de apoio ao magistrado – responsável pelo julgamento dos processos da Lava Jato – os togados consignaram na página “Juízes em Ação”, no Facebook, que, apesar das “invectivas incessantes e infundadas à imagem e à atuação” do juiz, não existem pessoas imunes às leis numa República, e, “quanto mais alto o cargo, maiores os deveres“.

“Urge a participação popular para fazer o que é certo no cotidiano, para denunciar o que é errado e para apoiar as autoridades que estão lutando por um mundo mais justo, compassivo e ético.”

Na declaração, afirma-se que a pressão e os ataques externos afetam inúmeros juízes em todo o Brasil e que a interferência do poder político e econômico é uma “realidade amarga que o Brasil precisa reconhecer e combater se quiser ser uma Democracia verdadeira“.

“As decisões judiciais são fundamentadas, respaldadas na lei e públicas, sujeitas ao sistema de recurso daqueles que estão insatisfeitos. Atacar a figura do julgador ou tentar atingir a autonomia do magistrado é atitude dos que sabem que não estão amparados pela legalidade. Assim também o são as decisões do colega Sérgio Moro.”

  • Confira quem são os signatários.
  • Confira a íntegra da nota abaixo.

_______________

NOTA EM APOIO AO JUIZ SÉRGIO MORO

Os juízes abaixo nominados vêm, publicamente, prestar apoio ao colega Sérgio Moro, magistrado que atua no julgamento dos processos originados da chamada Operação Lava-Jato.

A Constituição Federal assegura o devido processo legal, e, dentre as suas medidas, que o caso seja julgado por um juiz natural, isto é, não escolhido especificamente para a situação, dotado das garantias de independência que conduzem a uma decisão nos termos da lei, e não conforme os interesses particulares e pressões externas. Trata-se de uma prerrogativa em favor da população de que encontrará um magistrado imparcial e independente.

O que se vê, no entanto, são invectivas incessantes e infundadas à imagem e à atuação do juiz Sérgio Moro na tentativa de evitar que continue fazendo o seu trabalho.

A pressão e os ataques externos são reais e afetam inúmeros juízes em todo o Brasil. A interferência do poderio político e econômico é uma constante no país. É uma realidade amarga que o Brasil precisa reconhecer e combater se quiser ser uma Democracia verdadeira.

As decisões judiciais são fundamentadas, respaldadas na lei e públicas, sujeitas ao sistema de recurso daqueles que estão insatisfeitos. Atacar a figura do julgador ou tentar atingir a autonomia do magistrado é atitude dos que sabem que não estão amparados pela legalidade.

Assim também o são as decisões do colega Sérgio Moro: fundamentadas, públicas e continuamente examinadas pelos Tribunais nos recursos interpostos pelos réus, por sua vez assistidos por respeitadas bancas de advocacia. Não há indicativo de qualquer violação ao ordenamento jurídico, de forma que a tentativa de aviltar a figura do juiz, como acontece não apenas no caso da Operação Lava-Jato, é um ensaio para evitar o julgamento dos fatos e as consequências daí decorrentes.

Somente àqueles que temem a aplicação da lei interessa limitar a atuação do juiz, restringindo cada vez mais sua liberdade de decisão e a segurança de sua independência.

Não existem pessoas imunes às leis numa República, e, quanto mais alto o cargo, maiores os deveres. Urge a participação popular para fazer o que é certo no cotidiano, para denunciar o que é errado e para apoiar as autoridades que estão lutando por um mundo mais justo, compassivo e ético.

Os signatários tornam público seu apoio irrestrito e sua confiança na atuação imparcial dos membros do Poder Judiciário para a apuração e julgamento dos fatos.

Compartilhe

5 ideias sobre “Moro recebe apoio de 1.200 juízes

  1. Sergio Silvestre

    Vamos aqui dizer que o Moro vai limpar o Brasil,começando pelo primeiro ladrão mor o Maluf,filhos,enteadas e até o papagaio.
    Depois o Moro vai até SP ali mesmo na família Covas,o clã Serra,o Bundão FHC,Aluízio Nunes,para acabar com o segundo estagio,onde começou a privataria a compra de votos etc
    Ai no terceiro estagio o Mensalão,do PT e o do PSDB,com uma rabiola de partidos que chega a lua.
    Depois a Petrobras,Pavibras e todos os braz.
    Arrolamos os desembargadores e juízes que venderam sentenças,que sustentaram pedágios para os amigos,etc etc etc.
    Juiz Moro ,não vai sobrar ninguém na sua lista,só o sr,também não????????

  2. jose

    Sérgio Silvestre, o atual desgoverno está no poder há DOZE anos e nada fez contra este povo todo que você citou…ou melhor fez sim, tem até foto do lula com maluff inclusive (https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSoNzI40wAcE_5JbGvHXzE07SfCu-bRKwf9EkbIz4FEX5U8NyDX7Q).

    Como voce gostaria de uma censura nestas horas não?? R E A Ç A !!!!! kkkkk

    Aliás, deixa de choradeira e venha já aqui se acorrentar no portão da PF…teu herói de mentira está lá…por falar nisso, já expulsaram ele e o gaievski do pt?

  3. leandro

    Tem uma notícia acima que fala sobre o “Titulo de Cidadão Honorário do Paraná ” para o Zé Dirceu. Houve muita polêmica e ele não veio receber, mas o título está lá. Bem então quem sabe o Silvestre recebe por ele. Parece que já providenciaram a mudança do título de honorário, de honra para honorários de grana referente aos PIXULECOS.

  4. Sergio Silvestre

    José Inocente,você acha que o mundo é aquele que lê na Veja e no Fabio Campana.
    Por isso alguém escreveu que somos todos muares,uma grande manada e o homem que pensa sofre por causa de uma maioria burra.

  5. jose

    Silvestre, a sua ignorância assusta…leio desde os cinco anos e já passei dos cinquenta faz tempo…Não leio a veja faz muito e o campana só entro para te azucrinar…

    Quanto a ” somos todos muares,”, somos quem cara pálida? Você pode ser muar, eu não…

    Ao contrário do que você imagina não sou de direita, nem de esquerda, muito menos de centro; sou contra, sempre…esta é a diferença básica entro o muar (você) e eu, povo.

    Saúde reaça!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.