9:18O Brasil do futuro: haverá ética no fim do túnel?

por Wagner Rocha D’Angelis  (*)

Depois das denúncias e processos por corrupção (ativa ou passiva), lavagem de dinheiro, desvios e abuso de poder econômico, que já envolvem ex-diretores da Petrobrás e alguns empresários de vários ramos, além de ex-deputados e ex-favorecidos com cargos na administração pública federal, agora a Procuradoria Geral da República e os procedimentos investigatórios – com autorização do STF – voltam-se contra os políticos mais graúdos do Congresso Nacional, como é o caso de Collor de Mello, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, atingindo por via de consequência toda a camarilha por eles comandada.

Diante do noticiado, seria lógico que qualquer cidadão normal e ligeiramente informado pudesse deduzir que agora, finalmente, “além de bagrinhos também se começa a pescar tubarões”. Só que não!

Pasmem vocês, caros leitores, que a alta cúpula política nacional, acuada pelas investigações, se levanta para denegrir o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público da União, e usando de chantagem (crime tipificado no art. 158 do CPC) como meio de defesa, ameaçam romper com o governo, que tem no PMDB o maior partido da coalizão dominante. Vale dizer, usam da intimidação política no afã de paralisarem os trabalhos investigatórios! Medida que se passaria por meramente protelatória e acabaria esvaziada se não fosse por um detalhe da maior relevância: a Procuradoria da República no Distrito Federal também resolveu formalizar uma investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por tráfico de influência internacional (em favorecimento à empresa Odebrecht).

O impasse agora está criado. Ou o governo federal cumpre na prática com as promessas de campanha e permite levar-se às derradeiras consequências o combate à corrupção e crimes conexos, ou se acumplicia de vez com os indigitados congressistas para defender a figura do ex-presidente. A decisão que for tomada, inegavelmente, ditará o futuro do Brasil!

Cabe lembrar que “nunca, antes, na história deste país” as instituições foram tão enxovalhadas e a classe política tão distanciada da sociedade brasileira. Até por isto, ao que tudo indica, caberá ao povo, por certo, uma nova tarefa: voltar às ruas para apoiar o MP e a PF nesse trabalho hercúleo de passar o país a limpo!

 

(*) Wagner Rocha D’Angelis – Advogado, historiador e professor universitário; presidente do Centro Heleno Fragoso pelos Direitos Humanos (CHF) e presidente da Associação de Juristas pela Integração da América Latina (AJIAL).

Compartilhe

3 ideias sobre “O Brasil do futuro: haverá ética no fim do túnel?

  1. Sergio Silvestre

    Como aparece moralista dotados de bons costumes e probos ao quadrado,e me parece, que escolheram nos meio de centenas de milhares de focos da corrupção a Petrobras.
    Ora gente,maravilhosos hipócritas,seres desprovidos de maldades,tanto que só querem ferrar com aqueles que roubaram a Petrobras.
    Ai vamos prender todos,e parar o Pais por que essas construtoras tem ramificações em estradas aeroportos e hidrelétricas.
    Vamos também depor a presidente que até agora acho que é a unica que nada foi achado que a desabone,mas foi ela que desencadeou tudo isso,então ele que vai ferrar com o Pais,por que se não tivesse aparelhado a PF e não tivesse escolhido esse ministro da justiça,tudo estaria como dantes,tudo embaixo do tapete como sempre esteve,mas o Pais clama por justiça e o culpado de tudo é o técnico.
    Enquanto isso o vereadorzinho que comprar jatinho,o presidente da assembleia quer fundar uma fundação,deputados querem Iates,outros são até mais megalomaníacos e nós se atemos a Petrobras,a galinha dos ovos de ouro da situação que foi o bastião da grana das campanhas de todos,mas vamos só se ater ao governo,por que se tiver algum da oposição,vamos por uma tarja preta em cima e ser for preso,algemado ou usar tornozeleira colocamos também uma tarja preta para não dar reconhecimento.
    Sempre eu penso que o raciocínio
    demorou uns 10 mil anos para ser desenvolvido no homem.Será que já foi todo desenvolvido?????????

  2. leandro

    Vendo e ouvindo certas afirmações, dá para entender que a máxima atribuída ao Maluf “…rouba mas faz…” está valendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.