8:04O piromaníaco

por Vladimir Safatle

Na semana passada, o país assistiu, estarrecido, o presidente da Câmara dos Deputados atacar os outros poderes da República por ter sido denunciado em casos de corrupção da Operação Lava Jato. Não, o senhor Cunha não procurou dar explicações a respeito das graves acusações encaminhadas pelo procurador-geral. Ele resolveu chantagear explicitamente o poder Executivo e acusar o Ministério Público de um complô contra a sua distinta pessoa.

Tratando o povo brasileiro como uma banca de idiotas, o senhor Cunha saiu-se com a história de uma ação conjunta entre o governo e o Judiciário para prejudicá-lo. Ou seja, o juiz Sergio Moro, o mesmo que denunciou membros do governo e parlamentares governistas, estaria agora agindo juntamente com o governo para derrubar Cunha. Esta é melhor do que aquela história do policial que, vendo um morto cujo corpo estava dentro de um saco amarrado e a arma do lado de fora, afirmou que se tratava de suicídio.

Em qualquer outra situação, um deputado indiciado em um dos maiores escândalos de corrupção da história recente do país nunca poderia assumir o terceiro cargo da República. A razão para tanto foi mostrada na semana passada: ele fará tudo o que estiver a seu alcance para constranger as investigações, até mesmo tentar transformar seu problema pessoal em problema nacional. Afinal, o que poderíamos esperar de um senhor que era tesoureiro, no Rio de Janeiro, da campanha presidencial de Fernando Collor, que tinha relações orgânicas com PC Farias –chegando a ser réu em um dos maiores processos do esquema PC– além de acusado de vários casos de corrupção quando presidente da Telerj e da Cehab? Infelizmente, atualmente, basta o distinto deputado ser antigovernista para ser poupado por certo setor da imprensa nacional com sua indignação moral seletiva. Pois pergunte-se quantas vezes você leu algum artigo sobre o histórico completo do senhor Cunha.

O fato é que mal começou a legislatura e temos um Congresso com 10% de seus deputados investigados lutando desesperadamente para se salvarem. Ele mais parece um sindicato de indiciados por crime comandado por um indiciado por crime. É neste ambiente que o país viu feitos congressuais notáveis como o aumento do fundo partidário em plena situação de crise econômica, a votação de uma lei que desmantela por completo os direitos trabalhistas, deputados evangélicos votando a redução da maioridade penal e dando uma grande mostra de sua leitura peculiar de amor cristão, além da criação de uma reforma política que visa garantir as condições para a perpetuação da casta de políticos que temos. Tudo isto capitaneado pelo senhor Cunha. O Brasil agradece por seus feitos notáveis.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

5 ideias sobre “O piromaníaco

  1. Macarrão

    Se achar algo, que punam o Cunha, porém estranho o comportamento do delator que já havia feito 4 delações, e após uma conversa com o MP resolveu alterar sua versão (supostamente antes tinha medo)….estranho também que todos já sabiam que o Cunha seria delatado antes da delação. Estranho também a nota do juiz Moro dizendo que ele não vedava nas delações os nomes de políticos, porém havia vazado no começo da Lava Jato que Moro e MP estavam solicitando que os delatores não citassem nomes políticos, pois perderiam a investigação, tanto que a maioria dos nomes políticos vieram através de algum vazamento para imprensa, nunca das delações. Enfim, vendo os artigos escritos a respeito de Cunha, por gente que escreve um enorme número de aberrações, sem nexo algum, e de maneira covarde, como o tal do Safatle, além do humorista público Gregório, começo a torcer pelo Cunha…. Está tudo muito esquisito, porém os artigos superam a realidade, e a canalhice exposta em palavras mostra que quem tem medo de Cunha são os governistas e seus aliados corruptos, incluindo intelectuais sem neurônio e humoristas vigaristas. Gente paga com nosso dinheiro. Então, vamos esperar para ver…

  2. leandro

    A situação das instituições do Brasil é caótica, isso se configura no Congresso Nacional, com os parlamentares e também em boa parte do Executivo.
    Nestes dois casos, daria até para atribuir culpa ao próprio governo, pois quando um produto ou um serviço deteriora causando dano ao meio ambiente, os órgãos de fiscalização autuam e multam e até interditam o estabelecimento.
    No presente caso é uma questão de podridão que não é fiscalizada por esse organismos que pertencem ao executivo.
    O Congresso que deveria se o remédio para a solução dos problemas do pais com leis adequadas se mostra vencido, estragado, podre e assim a Vigilância Sanitária não atua, portanto caberia a interdição daquele estabelecimento.
    Também poderíamos acionar o PROCON contra essa turma, por vender serviços com má qualidade e terem feitos propaganda enganosa, mas aí atingiríamos o próprio governo, uma vez que este também fez e continua fazendo propaganda enganosa.
    Então restaria o MP que vem atuando com grande feitos junto ao caso da operação Lava Jato. Bem a instituição ainda merece crédito se bem que nesta semana aqui em Curitiba um fato deixa uma marca não muito boa, onde dois promotores de Justiça criaram junto com uma turma num bar a confusão de tapas e sem beijos, mas com garrafadas na cabeça e quebra quebra, tudo isso acompanhado da famosa carteirada dos promotores e aí notamos que as instituições não pode ser maculada pelos atos de seus ocupantes. O que nos resta? No caso do povo O VOTO, no caso do MP a punição do CNMP. Enfim assim vamos vivendo e sem a mínima possibilidade de darmos uma carteirada nessa turma.

  3. Sergio Silvestre

    Lva ele pra sua casa Macarrão e vai pescar.Como pode alguem ainda duvidar que esse biltre é ladrão.

  4. Carlos Ernandes

    Nada que se compare aos feitos de Lula e de Dilma na Petrobras. E ainda este esquerdopata metido a escriba acha que todos são idiotas. Este povo não tem limite , não silencia

  5. Carlos Ernandes

    Outro aspecto: dizer que vivemos em uma crise institucional é de uma torpeza descomunal! O PT colocou o Brasil em uma crise MORAL, sem precedentes na nossa história . Cadeia neles!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.