19:22Ghiggia, adeus

Da Folha.com

Herói do Maracanazo, Ghiggia morre no dia em que título completa 65 anos

Nesta quinta-feira (16), data em que o Uruguai comemora 65 anos da vitória sobre o Brasil na final da Copa de 1950, morreu Alcides Ghiggia, 88, autor do gol que garantiu o triunfo que passaria a ser conhecido daí em diante como o Maracanazo. Ele era o último dos uruguaios que participaram da partida que estava vivo.

Ex-ponta direita, Ghiggia morreu após sofrer um ataque cardíaco. A informação foi confirmada por seu filho, Arcadio, para o jornal uruguaio “El Observador”.

Na Copa de 1950, Ghiggia fez gols em todas as partidas da competição, feito que só seria repetido por Jairzinho na Copa de 1970.

O gol que marcaria definitivamente sua carreira foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empata por 1 a 1. Ghiggia conduziu a bola pela direita e, diante da marcação de Juvenal que se aproximava, chutou para o gol. O goleiro Barbosa, que seria criticado pelo resto de sua vida pelo lance, viu a bola passar ao seu lado, rente à trave esquerda.

Cerca de 200 mil torcedores presenciaram a derrota brasileira no Maracanã.

“Apenas o papa, Sinatra e eu calamos o Maracanã”, foi sua frase mais conhecida sobre a final, repetida diversas vezes ao longo dos anos.

O Maracanazo foi tido por décadas como a pior derrota da história da seleção brasileira. Contudo, isso passou a ser colocado em questão após a goleada sofrida por 7 a 1 para os alemães na Copa de 2014.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.