15:06Às escondidas, em Portugal, Dilma e Lewandowski discutem Operação Lava Jato e impeachment

Do blog do jornalista Ricardo Noblat no site do jornal O Globo

A acreditar-se em José Eduardo Cardoso, ministro da Justiça, ele, a presidente Dilma Rousseff e o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram “um encontro casual” no início desta semana na cidade do Porto, em Portugal. Sim, “casual”.

Foi o que Cardoso garantiu ao jornalista da Globo News Gerson Camaroti, que soube do encontro e publicou a notícia em seu blog. Segundo Cardoso, Lewandowski pediu para ver Dilma. Ele participava  de um evento jurídico na cidade portuguesa de Coimbra.

Ao saber que o avião que transportava Dilma e comitiva para a cidade russa de Ufá faria uma escala técnica no Porto, cidade próxima de Coimbra, Lewandowski manifestou seu desejo de se reunir ali com a presidente da República para discutirem o aumento do Judiciário.

Recentemente, o Congresso aprovou um aumento para o Judiciário que o governo diz não ter como pagar. Cardoso jura que a reunião a três não serviu para que conversassem sobre  a Operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro, e que investiga a roubalheira na Petrobras.

Dilma, Lewandowski e Cardoso discutiram, sim, a Operação Lava Jato. O empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, confessou ter dado dinheiro sujo para a campanha de Dilma à reeleição. Dilma nega, mas está preocupada com o que possa acontecer se isso acabar provado.

Da Operação Lava Jato, os três passaram a avaliar as chances de um pedido de impeachment de Dilma. Por falhas, o Tribunal de Contas da União poderá rejeitar as contas do governo de 2014. E o Tribunal Superior Eleitoral concluir que houve abuso de poder econômico na campanha de Dilma.

Os jornalistas brasileiros destacados para cobrir a viagem de Dilma à Rússia não foram informados sobre o encontro dela no Porto com Lewandowski. Muito menos os que ficaram aqui.  O encontro não constou da agenda oficial de Dilma.



Na verdade, o governo transparente de Dilma nada tem de transparente. É um abuso que dois chefes de poderes se encontrem às escondidas no exterior. E para examinar a delicada situação política de um deles. Os dois pisaram feio na bola. Apostaram que ninguém ficaria sabendo do encontro.

Lewandowski preside a mais alta corte de Justiça que poderá ser provocada, em breve, a decidir se procede ou não um eventual pedido de impeachment da presidente da República. Deveria ter se julgado impedido de se reunir para discutir o assunto com uma das partes interessadas. E logo no exterior. E às escondidas.

Basta lembrar que Lewandowski deve parte de sua indicação para o STF à família de dona Marisa, mulher de Lula, a quem sempre foi muito ligado. De resto, Lewandowski tudo fez para melhorar a sorte dos mensaleiros que acabaram condenados pelo STF.

É compreensível que Dilma tema por seu futuro. Mas não que contribua para emporcalhar a imagem do cargo que ocupa.

Compartilhe

7 ideias sobre “Às escondidas, em Portugal, Dilma e Lewandowski discutem Operação Lava Jato e impeachment

  1. TOLEDO

    Fiquei emocionado com o texto do COXINHA. Logo esse vai ser mais um desempregado da EX-VEJA. Estamos sendo testados na elasticidade da bolsa escrotal . Não tá fácil, mas vamos em frente.

  2. jota

    Não é de acreditar que um “ministro do STF”, que tem nas suas mãos o poder de decidir várias ações, em especial esta do Lava Jato, se preste em aceitar falar em assuntos concretos que são objeto de ação penal e não tenha a discrição e assim se encontra coma Dilma de forma “casual” em um jantar , já que ele estava em Coimbra lá em Portugal. Não se pode acreditar eu a Presidente tenha comentado o assunto com o ministro e ele tenha dado ouvidos.
    Se tudo for verdade, então a situação é muito pior do que falam, por aí.
    Com esse episódio poderíamos dizer que ” o perigo e o pecado moram ao lado”… do outro lado do Atlântico.

  3. ferreira

    Não se pode esperar nada das instituições dos podres poderes, os cidadãos de bem é que vão ter que tirar essa quadrilha instalada em nossa republiqueta nanica/caturra.

  4. Clint Eastwood

    O encontro da Mulher Sapiens com o Lewiandoski em Portugal foi tão “casual” que todos nós ficamos sabendo. E ficamos sabendo porquê? Talvez para que pudéssemos saber, não havia nada a esconder. Então porque se reunir em Portugal e não aqui em Pindorama mesmo? As atitudes da Mulher Sapiens insistem em depor contra ela, dificilmente ela acerta nas suas escolhas e muito menos nas declarações espontâneas, aí só vem pérolas, como aquela da mandioca.

  5. Paulão

    Esse Noblat é uma mala. Pau mandado da direita inconformada, quer achar chifre em cabeça de cavalo. Podiam aproveitar as investigações para ver quem financiou a campanha “franciscana” de Aécio Neves. O pior é que na grande mídia só tipos como esse tem espaço. Não há chances para debates e embates. Ainda bem que temos a internet.
    Com o Collor, o impeachment ocorreu porque houve a adesão de praticamente todas as camadas sociais. Mas agora não vai ser assim.

  6. Sídney Machado

    O que mais me impressiona(si é que tem alguma coisa, ainda, para impressionar alguém nesse País, né?)é que ainda existem pessoas como esse tal de “Paulão” e outro tal “Toledo”, que não se identificam, é claro, por motivos óbvios, tentando “defender” o “INDEFENSÁVEL” e da forma mais imbecil possível com acusações sobre campanha do Aécio Neves, no caso(poderia ser de qualquer outro candidato que não justificaria, certo?). Ora, energúmenos(si é que sabem o significado do termo, claro!), o texto postado pelo jornalista trata-se de: ENCONTRO AS ESCONDIDAS DE DILMA, PRESIDENTE(a) do Brasil, o MINISTRO DA JUSTIÇA(ou o advogado da Dilma, como queiram!!) E PRESIDENTE DO “SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL”(ninguém mais!!!) ÁS ESCONDIDAS!!!!!!! NADA MAIS QUE ISSO!!! Me parece que mesmo para o mais “cego” dos “ADVOGADOS DO DIABO” trata-se de uma “ATITUDE ALTAMENTE SUSPEITA”, OU NÃO? Valha-me Deus, com tanta ALIENAÇÃO PARTIDÁRIA, viu!!!!

  7. TOLEDO

    Silvestre, ainda bem que vamos ter o Direito de Resposta. Acabou a farra de falar e escrever o que quiser. Veja o meliante, me chamou de energumeno e se acha acima do bem e do mal. Caro Sídney Machado, acorde mais cedo, vai trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.