12:05Um Mazzaropi na história da escolha do novo secretário da Comunicação

Da coluna do jornalista Aroldo Murá, no ICnews

… A outra leitura que a escolha de Viapiana encerra é a de que Paulino suplantou plenamente o veto de que fora objeto por parte do apresentador Ratinho, pai de Ratinho Junior, que largara um anátema contra o então secretário de Cultura. Lembram-se o motivo e a circunstância do veto?

Pois o que se sabe é que Ratinho, poderoso e a verdadeira fonte de poder que se esconde por trás do filho, opôs-se frontalmente à designação de Viapiana para a Comunicação Social, tão logo a Secretaria ficou vaga com a saída de Cattani.

Apoiador incondicional de Cattani (foi um bom secretário, registre-se), Ratinho ameaçou o governo de romper com ele, caso a escolha de Viapiana fosse consumada, na linha do que se insinuava na ocasião. Richa recuou. Só aparentemente, como se vê agora. O porque precisava de tempo de assestar novas armas contra tais pretensões.

O que estaria por detrás do veto de Ratinho, o apresentador?

O que se diz é que, dono dos direitos de apresentação dos filmes de Mazzaropi, acervo financeiramente milionário, teria “incansavelmente” tentado vender apresentações das películas do ‘Jeca Tatu’ para exibição em cinemas do Governo do Estado e emissora de televisão educativa. No entanto, ganhou um solene “não” de Viapiana, que não considerou as películas importantes do ponto de vista cultural. O que, na minha opinião, foi equívoco, pois o caipira Mazzaropi retrata parte da alma nacional na sua simplicidade, ingenuidade e manifestações ímpares.

De qualquer forma, Ratinho, o pai, teria passado dos limites ao impor vetos ao governador do Estado, a quem, exclusivamente, compete a escolha de seus auxiliares. E mais que isso: Ratinho teria sustentado seu veto a Paulino baseado numa realidade muito eloquente: o PSC de Ratinho Junior elegeu uma enorme bancada, 12 deputados, à Assembleia Legislativa. E assim, ficava implícita a possibilidade de ruptura do partido com o governo, caso o líder (ou seu mentor e pai) fosse contrariado.

Richa e Viapiana não esperaram em vão para ter a prova dos nove: no episódio das votações na AL, das questões do Paraná Previdência, funcionalismo e professores, Ratinho Jr. e sua fiel bancada ficaram contra os projetos do Governo.

O resultado está aí: Paulino Viapiana, com um portfólio de trabalhos jornalísticos importantes (passou pela Folha de São Paulo, e depois pelo Jornal Indústria e Comércio, escolha em que Odone Martins muito apostou), é o novo secretário de Comunicação Social do Paraná.

Só ele, Paulino – a partir de sua futura performance – poderá dizer se a vitória sobre Ratinho foi prêmio ou castigo?

Compartilhe

6 ideias sobre “Um Mazzaropi na história da escolha do novo secretário da Comunicação

  1. O manipulado

    Esses personagens geniais e as suas criaturas abomináveis que ele constroem!!!!!

  2. Clint Eastwood

    Estranhei o veto do Viapiana à exibição dos filmes do Mazzaropi na TV do Beto, porque eles passam na TV do Alckmin, numa boa. Será que o secretário da Cultura paulista é menos culto que o ex da nossa?

  3. Paulão

    Política podre e torta. Movida por interesses pessoais escancarados. Autoritarismo e usurpação de poder de um lado, submissão e conveniências do outro. Um bando de calhordas que se acham e ainda se sentem no direito de acusar os que hoje são vidraça. Diz o ditado: “leco-leco, tudo é porco”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.