18:43Punição para os racistas

por Luiz Cavezan

Com o intuito de escrever um texto mais ameno para este sábado friorento, e ciente de que a crônica é, ou deve ser, uma oportunidade de respiro, de leveza em meio ao chamado jornalismo pesado ou às “hard news”, eis que caio (de novo…) na armadilha de buscar inspiração no Facebook. Como já deletei dezenas de espíritos de porco que literalmente emporcalhavam minha timeline, estava desarmado e feliz em busca de cenas de viagens, poesia, arte, distração.

Qual o quê…

É só entrar no Face e dou de cara com inúmeros amigos indignados com as postagens na fanpage do “Jornal Nacional” que atacavam cruelmente a neo-celebridade do jornalismo global, a moça do tempo Maria Júlia Coutinho.
É de cair o queixo.

A moça é uma graça de simpatia e competência, nunca poderia imaginar que ela pudesse despertar tanta baixeza e podridão, tanta crueldade…

Para quem ainda não leu e ficou horrorizado, faço questão de reproduzir alguns dos post que foram colocados ali, mesmo porque eles servirão de material para a necessária, obrigatória investigação do Ministério Público Federal, PF e quem mais se interessar.

Não vou dar o nome completo dessas sub-pessoas porque poderia incorrer em alguma impropriedade (perfil pode ser clonado, o autor pode ser menor de idade ou algo do gênero), mas vai com prenome.

Aviso: é de virar o estômago…

Thiago, por exemplo, acha que a moça do tempo é uma “preta imunda” e que só conseguiu emprego na Globo “por causa das cotas”.

Ariel concorda e acrescenta: “preta macaca”.

E Arthur afirma que “band-aid de preto é fita isolante”, enquanto Karl garante que não toma café “para não ter intimidade com preto” e Gabriely pespega: “puta africana”.

Maria Eduarda, por sua vez revela perplexidade de haver “pretos na TV em pleno século 2015”, ao passo que Isadora denuncia que “a macaca é tão preta que roubou” sua TV.

Para finalizar, Wendel dá o resumo da ópera: “escrava filha da puta desgraçada, volta pra senzala, fugitiva… dois anos de xicote (sic) quando teu dono te capturar, preta imunda”.

Estes cidadãos acima e todos os demais racistas que fizeram posts ofensivos à jornalista devem ser identificados (será fácil fazer isso…), acusados e, cumpridas as devidas formalidades, condenados e presos.

Como o próprio teor dos comentários revela, trata-se de estúpidos que fazem questão de ignorar regras básicas de civilidade e de desconhecer a lei, portanto não querem nem saber se são criminosas.

Mas são, e seu crime é claramente definido no artigo 140, Parágrafo 3º. do Código Penal, que prevê pena de reclusão de um a três anos e multa.

Finalmente, uma dúvida: se um desses racistas (obviamente branco…) tiver 15 anos e for classe média, por exemplo, ele deveria ser mandado para uma cadeia, assim como querem fazer com os pretos pobres?

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

3 ideias sobre “Punição para os racistas

  1. João da Silva

    Não vi a respeito do racismo que teve contra a jornalista da Globo, porém que se apure e puna os infratores….mas, o chocante deste artigo está justamente no fim….quando o articulista expõe “e se for um jovem de 15 branco e classe média, vão colocar na cadeia como querem fazer com preto pobre”…. Este é o ápice da delinquência intelectual, um vigarista que usa dos jornais para expor estas asnices.

    Pera lá….se teve racismo contra a jornalista, as leis já existem para puni-los, não importando quem cometeu o crime….

    Se a nova lei já estivesse valendo, sim…se puniria….apesar que os de 15 anos não entram nem em uma eventual redução.

    Até quando estes picaretas vão continuar com estas imbecilidades, estas afrontas de dizer que no Brasil só vai preso preto, jovem e pobre….desculpe, isto é falso…até porque a maioria é mestiça….

    No Brasil vai para cadeia quem comete crimes, e a culpa não é da sociedade oras….chega deste mimimi…está retórica já cansou….

    Não desconfiam nem dos dados que eles mesmos afirmam…

    1% de jovem cometem crimes, então porque mudar a lei…é pior, em seguida os mesmos afirmam que a mudança de lei vai explodir o sistema prisional…oras, então….jovens cometem crimes para caramba….

    E os jornalistas não anunciam estas distorções nos discursos, pois são cúmplices….

    Enquanto isto a população toma na b…..

    Oras, chega de retórica….punam se os racistas como dispõe a lei e não encham o saco….

  2. ferreira

    Acho que tudo o que está acontecendo com respeito ao preconceito racista é fruto da idiota conspiração ptista que vem semeando o ódio no Brasil.

  3. ferreira

    Como eu disse antes, é conspiração ptista e a globo está envolvida nessa trama racista, é só pesquisar na web, essa trama servirá para tirar o foco da sujeira que do pt e dar pano para manga em muitas discussões que virão na telinha da podre tv.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.