7:49Os portos e os nós de Paranaguá em discussão

Hoje, das 9h30 às 12h00, acontece uma reunião no Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá, onde o mote oficial é “o processo de adaptação das áreas dos Portos Organizados de Paranaguá e Antonina”. O ministro Edinho Araújo, da secretaria especial da Presidência da Repúblic, estará lá ao lado da senadora Gleisi Hoffmann, do prefeito Edison Kersten, representantes dos sindicatos portuários, Fiep, Faep, etc. É o início das audiências públicas para se definir o que se chama de poligonal, ou seja, a área que delimita sob atuação do governo federal no setor. O Paraná é dos poucos estados que ainda não promoveu alteração no setor, ao mesmo tempo que precisa ampliar a capacidade portuária. É aí que aparece o primeiro caroço neste angu. A iniciativa privada tem prontos dois projetos de instalação de portos para o litoral do Paraná. O nó a ser desatado é saber se a poligonal, que, segundo o prefeito Kersten, foi restringida à área específica do porto de Paranaguá, vai ou não abarcar os empreendimentos. Se por um lado, como afirmam os empresários, os novos portos terão investimentos de R$ 7,5 bilhões, com possibilidade de gerar cinco mil empregos diretos, além de aumentar o volume de importação e exportação, por outro pode acarretar o que vem acontecendo em Itajaí, com o porto público sendo esvaziado em razão dos privados que, pela natural capacidade operacional, são muito mais vantajosos financeiramente para os clientes. É certo que nos bastidores da reunião de hoje o ministro e a senadora serão cobrados sobre o projeto do Dnit sobre a revitalização da via de entrada do porto e da cidade que, pronto, não saiu do papel e sim do PAC da infraestrutura anunciado recentemente pelo governo federal. Gleisi, ressalte-se, batalhou pela causa desde o início, mas, por enquanto, sem sucesso. A obra está atualmente estimada em R$ 180 milhões e serviria para organizar o fluxo de caminhões que se destinam ao porto (6 mil por dia) e abrir um caminho próprio para os moradores e turistas que chegam à cidade que é berço histórico do Paraná. A conferir. 

 

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Uma ideia sobre “Os portos e os nós de Paranaguá em discussão

  1. Sergio Silvestre

    Sei que muitos aqui não gostam dela,foi satanizada na campanha por causa do Gayevisk assunto que foi explorado com exaustão por mídias do governo,depois veio a cascata governamental de que ela escondera a chave doo Banco Central e por isso não vinha os empréstimos para o laborioso e probo governador,com meandros malandros foi até hostilizada e culpada por isso.
    Mas hoje e o Parana uma hora cai a ficha ,vai ver que a senadora é a que mais trabalha a favor do Parana,não a favor do governador o famoso “buraco negro”mas nas verbas para obras de regiões como a de Londrina,muitos não sabem mas ela trouxe mais dinheiro para a região do que esse governo;

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