8:45Em números, a tragédia do ensino médio no Brasil

Ao que interessa – e que revela a tragédia brasileira, segundo o resultado da pesquisa “De Olho nas Metas”, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizada em 2013 sobre o aproveitamento em matemática e português dos alunos que concluem o ensino médio em escolas públicas no Brasil:

–  Só 9,3% dos que concluem o ensino médio absorveram o essencial da disciplina de matemática. O melhor índice em 2013 foi conseguido no Distrito Federal, com 17%. Em Roraima, 2,7% dos estudantes terminam o ensino médio dominando o conteúdo de matemática. No Maranhão o percentual é de 2,8% e no Amazonas, 2,9%. A meta que deveria ser alcançada seria de 28%. “A cada 20 crianças que ingressam no ensino fundamental, apenas uma está saindo com a aprendizagem adequada em matemática”, afirma Alejandra Velasco,  coordenadora-geral da pesquisa.

Em português a coisa não é muito diferente:

– Na média de todo o país, o percentual de alunos que concluem o ensino médio com conhecimento básico ficou em 27,2%. Os piores resultados são do Maranhão (12,2%) e  Alagoas (12,6%). O melhor é o do ensino no Distrito Federal, com 40.2%. A meta nacional é de 39%, mas o ideal, segundo o INEP seria de no mínimo 54,7%.

O caminho para tentar reverter este quadro, segundo Alejandra, é conhecido, mas sempre esquecido:

“Só corrigindo o percurso todo é que se corrigirá essa estatística. Isso é o produto de toda a escolaridade desse aluno. Então, a gente precisa falar e ter soluções específicas para os anos finais do ensino fundamental, que é uma etapa esquecida das políticas públicas”, 

É o horror! Chamem o síndico!

Compartilhe

11 ideias sobre “Em números, a tragédia do ensino médio no Brasil

  1. Sergio Silvestre

    Não vamos ai culpar os professores por isso né,por que no Brasil tem mondrongo de 40 anos de idade encostado nos pais e nem leva o lixo na lixeira de tanta preguiça.
    Mas eu acho que o maior culpado disso tudo são os pais mesmo,por que aqui no Brasil todos acham que o governo é obrigado a dar educação,estudo e comida para o bruguelo que você põe no mundo,ora gente,quem tem que educar seu filho é você e também assinar seu boletim,acompanhar ele pela vida,mas parece que a maioria dos pais deixa seus filhos para que os outros cuidem e ai com todo limite dado resolve ir a escola só para namorar,fumar e como ninguém é de ferro fumar uma maconhinha.
    Hoje o professor não pode dizer ao aluno para ele se sentar rispidamente,tem que dizer fulano por favor vai,pare de jogar bolinhas de papel em mim e sente,por favor .
    Ai o filha da puta ri na sua cara,e você não pode dizer nada senão vai parar no conselho,um bando de viados vão te esculhambar,você pode ser mostrado por um desses operadores de latinha a caça de alguma noticia e ai se aproveitam de você.
    Fazer o que num Pais onde as leis mais idiotas do mundo,feitas por ladrões de cargas,esquartejadores da moto serra,sicários,contrabandista e uma parcela pequena de cidadãos honestos e que regem como eu tenho que cuidar do meu filho para que amanhã ou ela vire sapatão,ou ele vire viado ou um drogado,e vamos deixar para os mais ricos uma maneira exótica de como cuidar dos seus,mandando eles para algum pais serio,para depois eles voltarem aqui e serem os nossos futuros gestores

  2. Clint Eastwood

    Agora só falta por a culpa nas balas de borracha que o Betinho Banana e o seu ex-secretário de InSegurança mandaram meter na professorada. Aí tem dedo de tucano.

  3. Sergio Silvestre

    É Sr Zé Beto,só fiz o primário e me lembro da dona Dina,dona Wilma,sr vitoriano e dona Odete,eu não precisava ser chamado atenção por que fazia tudo que eles me pediam para fazer,mas parei de estudar aos 11 anos de idade para ser chefe de família e ai cuidei de minha mãe e irmã,e prometi que naquela casinha humilde ninguém mais passaria fome e nunca mais isso aconteceu até os dias de hoje na minha casa,talvez tenha sido isso que me de prerrogativa para dizer o que eu penso é claro algumas vezes me excedo,mas nas maiorias das vezes me aceitam.Estou melhorando meu vocabulário e aprendendo dizer palavrões com classe ,

  4. jose

    E continua aplaudindo um preguiçoso que não trabalha há mais de quarenta anos e nunca quis estudar…

  5. Zangado

    Todo mundo sabe (pelo bem ou pelo mal) que esse é o calcanhar podre do gigante Brasil, no entanto, passam-se os anos e as eleições e ninguém cobra efetivamente que seja dada prioridade das prioridades, a curto, médio e longo prazo, a esse assunto – educação de qualidade para todos ! O resto é consequência.

  6. Sergio Silvestre

    Não confunda educação com ensino de qualidade,por que as vezes misturamos as coisas,quem da educação de qualidade são os pais ou a criança já nasce com boa índole e quem alfabetiza é o professor que não é obrigado educar seu filho.

  7. Sergio Silvestre

    Tá me tirando ZB,me zoando ou esta com os instintos primitivos naqueles dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.