16:11O MP e a preocupação com a aprovação da redução da maioridade penal

O Ministério Público do Paraná informa

O Ministério Público do Paraná acompanha com grande preocupação a tramitação da proposta aprovada, em primeira votação, na madrugada desta quinta-feira (2 de julho), na Câmara Federal, que reduz para 16 anos a maioridade penal em relação à prática de determinados crimes. A votação, fruto de manobra regimental cuja legalidade foi questionada em plenário, ocorreu, a portas fechadas (a presença do público foi proibida), um dia depois de proposta semelhante ter sido rejeitada pela Casa Legislativa (veja matéria publicada no site do MP-PR).

Na votação desta quinta-feira (2), foi apresentada emenda aglutinativa, contendo a proposta já recusada, com pequenas mudanças. O texto depende ainda de análise em segundo turno, para, se aprovado, seguir à apreciação do Senado.

Cumprindo o seu dever constitucional de defesa da ordem jurídica e do regime democrático, o MP-PR alerta para o grave retrocesso social e jurídico que a proposta representa para o país. Neste sentido, destaca que a redução da maioridade penal, agora sob o rótulo da chamada “maioridade seletiva”, fere cláusula pétrea da Constituição Federal, afrontando direitos e garantias individuais, além de ofender, dentre outros, os princípios da igualdade e da segurança jurídica.


Ressalta, também, que Justiça não se confunde com vingança pública e que os problemas devem ser combatidos em suas causas e raízes, sobretudo quando se sabe que a quase totalidade dos jovens envolvidos em atos infracionais são justamente aqueles a quem o Estado faltou com o dever de oferecer escolas, saúde, esporte, emprego e perspectivas de vida. A resposta estatal, portanto, não pode nem deve abreviar-se, saltando todas as obrigações devidas para oferecer somente prisão àqueles a quem nada foi garantido (na maioria adolescentes pobres, negros, sem escolaridade, com famílias desestruturadas, carentes em todos os sentidos).

O Estado deve promover Justiça! Nesta perspectiva, é no âmbito do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente que as respostas devem ser analisadas e promovidas. Se os crimes graves necessitam de resposta mais firme, o aumento do período de internação, pelo tempo que se fizer compatível, deve ser previsto no próprio Estatuto, associando-se à privação de liberdade a obrigatória oferta de educação básica e aprendizado profissional que proporcionem a necessária ressocialização do adolescente, em benefício da coletividade. 

Conduzir nossos jovens às prisões, num sistema carcerário caótico (sem vagas sequer para adultos), abandonando-os à sua própria sorte e ao controle de criminosos adultos, longe de promover justiça, implica apenas em vingança pública que, ao final, resultaria em prejuízo da própria sociedade que receberia, no futuro, esses mesmos jovens ainda mais comprometidos com a violência, a marginalidade e o crime.

Estaríamos investindo na doença, e não na cura! Mais que alimentar um circulo vicioso, estaríamos contribuindo para uma espiral crescente de violência, que apenas agravaria os verdadeiros problemas do país (como os notórios escândalos de corrupção e desvio de dinheiro público, subtraindo vultosos recursos que poderiam ser utilizados em políticas de promoção social e de segurança pública).

O Ministério Público do Paraná, ciente de estar cumprindo sua missão constitucional, convida à reflexão, alertando estar em jogo, neste importante momento da vida nacional, não apenas o destino desta geração de jovens, mas, sobretudo, o próprio futuro do país.

Clique aqui e saiba mais! 

Compartilhe

5 ideias sobre “O MP e a preocupação com a aprovação da redução da maioridade penal

  1. Wagner

    É simples de resolver essa questão, é só os promotores adotarem os pobres dos menores infratores, ou podem destinar o auxílio moradia para as vítimas dos mesmos.

  2. Carlos

    Blá blá blá blá….. Que bonito o texto. Com Carlos Alberto Richa e Dilma Roussef no comando desta merda de país, o MP quer cumprir a constituição ????
    Coloquem uns 25 “dimenor” no prédio do MP e duas horas depois os ilustres promotores vão mudar de ideia rapidinho.
    Ou façam um levantamento de quantos homicídios praticam por ano os “dimenorzinho”.
    Ora, facam-me o favor. O Paraná e o Brasil quebrados, no fundo do poço, com milhões de desempregados e inflação de volta, roubalheira geral dos políticos, cadê a nota do MP na imprensa dizendo que vai acabar com tudo isso e promover a Justiça ????

  3. Zangado

    É lastimável. Será esta a visão do todos os promotores ? Não creio. A sociedade é que está pedindo por não suportar mais a insegurança reinante. Os promotores deveriam ter seus “escritórios” nas periferias, nas favelas e nas cracolandias, e então cobrar dos governantes as promessas não cumpridas na área de segurança pública …

  4. leandro

    Boa Wagner. Boa Carlos. Tem uma turma no Brasil que não sente op que está acontecendo. Claro que é melhor termos escolas do que presídios, claro que não devemos punir os menores que cometem pequenos delitos e aprisiona-los com adultos , e aqui cabe uma ressalva, eles, os menores já estão aprisionados nas vilas, servindo adultos, traficantes e toda espécie de bandidos. Não é só a cadeia que torna menores em bandidos, são diversos fatores. Meio em que vivem falta de escolas adequadas, renda familiar, educação da família, exemplo dos pais e aí por diante.
    Agora tudo isso é retórica, há necessidade de estancar o crime cometido por menores, não adianta dizer que devemos ter escolas, claro que sim, mas o fato já existe o mal está aí, se não pararmos agora a situação será pior ainda.
    Não podemos esperar de governo algum que faça tudo que levianamente prometeram, pois além de não cumprirem com o fizeram nas promessas ainda tiram o couro da população com impostos e cobranças de tudo que é tipo.
    A tal legalidade e causa pétrea da C F não abafa os crimes bárbaros cometidos por menores nem maiores, algo deve ser feito não dá mais para esperar ação de governo, pois não fazem nada.

  5. Macarrão

    Este Mp do Paraná…. Décadas investigando inocentes e soltando bandidos…vergonha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.