8:19Delação bem-vinda

por Célio Heitor Guimarães

Os mais recentes fatos estão a comprovar aquilo que todo mundo já sabia: patifaria não tem partido político nem ideologia. O grande poeta pernambucano Bezerra da Silva, pós-graduado na malandragem carioca, tinha razão, já em meados do século passado: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”.

O curioso é que quando a coisa explode, graças à atuação da Polícia Federal, do Ministério Público, do Judiciário não contaminado ou da imprensa, os governantes fazem cara de surpresa, garantem-se inocentes, mas nenhuma prova disso oferecem.

Cá na província, o outrora garboso Charles Albert Richard (apud G. Must) está sendo acusado pelo MP de improbidade administrativa pela “batalha” do Centro Cívico – anuncia, em manchete, a Gazeta do Povo. Como “grande comandante da segurança pública” estadual, o governador (assim como as principais autoridades da área) teria violado dois direitos fundamentais: de reunião e de livre manifestação, além de colocar em risco o patrimônio público e a vida das pessoas, quando a PM resolveu descer o sarrafo nos professores em greve.

Isso “é pinto”, como diria um grande amigo meu, diante da desordem em que o menino Richa deixou a administração pública do Paraná no seu primeiro (des)governo. E daquele primo (distante, vá lá, mas com livre trânsito no gabinete governamental) que cuidava do conserto e reforma dos veículos oficiais na oficininha mecânica dele em Londrina e andou metido nos malfeitos da fiscalização da Receita Estadual lá também na bela ex-Capital do Café. Para descobrir que, se arrecadava dois, não podia gastar quatro – ainda que isso lhe parecesse um “ato de coragem”, como afirmou à Folha de S.Paulo –, foi preciso importar da Bahia um economista de quem ninguém ouvira falar aqui na terra dos pinheirais. Aí, ficou-se sabendo que as primeiras diárias de hotel do futuro secretário da Fazenda estadual foram pagas por empresa daquele primo distante. Talvez tenha sido o próprio a fazer a indicação do “novo baiano”. Com que interesse, já que, segundo o governador, primo distante não é parente?

Na área federal, a companheira Dilma continua cada vez mais pálida e abatida – e não seria por causa do regime alimentar a que vem se submetendo nem pela passagem do tempo. E também tem “pinto” naquele terreiro: a desarrumação econômica e os 82,1% de desaprovação do eleitorado. Isso não é nada diante da língua solta do empreiteiro Ricardo Pessoa. Língua ressentida é fogo! Pessoa ficou boa temporada no xilindró da Polícia Federal esquecido pelos antigos parceiros de festança com o dinheiro público. Deu o troco: apontou todos os beneficiados pela propina arrecadada da Petrobras. Gente do PT, mas também gente do PTB, PMDB, PP, PSB e até do PSDB tão crítico e puro. E narrou como era “persuadido” a contribuir com o caixa do PT: “O senhor tem obras no governo e na Petrobras. O senhor quer continuar tendo?”.

Nos EUA, onde esteve para beijar a mão de Barak Obama, a “presidenta” valeu-se da distância e apregoou aos quatro ventos que “não respeita delator”. Mas respeitava quando precisava do dinheirinho dele. E se esqueceu que a lei que regulamentou a delação premiada foi assinada por ela. Além disso, por favor, minha senhora, não tente comparar a delação decorrente da revelação espontânea de crime, legalmente prevista, com aquela que a ditadura militar pretendeu extrair de v. exª. quando a manteve no cativeiro, nos idos de 1964.

– Não admito e jamais admitirei que insinuem sobre mim ou sobre minha campanha qualquer irregularidade – disparou a companheira.

A questão não é de insinuação, excelência. Ricardo Pessoa, apontado como chefe do clube dos empreiteiros investigados pela Operação Lava-Jato, diz ter provas da distribuição da grana no maior esquema de corrupção da história do Brasil. E já entregou aos Federais, segundo se noticia, quarenta pastas de planilhas e documentos indicando o caminho do chamado dinheiro sujo. Nem se constrangeu em assumir o papel de rei da propina, fosse ela para campanhas eleitorais, para figuras carimbadas da República, para líderes sindicais a fim de evitar greves ou para ministros do TCU com o objetivo de liberar obras de seu interesse. Um marginal completo. Nem por isso o insigne José De Filippi Jr., então tesoureiro de Lula, deixou de receber dele, com gosto, a módica oferta de R$ 2,4 mi para a campanha de reeleição do chefe.

Por falar no “chefe”, por onde anda ele? Sentindo a água bater no pescoço, ameaça ingressar na oposição a Dilma. Diz que ela está “no volume morto” (da popularidade?) e tem se queixado publicamente da “presidenta”, como se nada tivesse a ver com a presença dela no Palácio do Planalto e com a conduta do atual governo. Coisa bem própria dele. Se eu fosse ele, aliás, tratava de fazer a reserva de um lugarzinho ali na gruta do jacaré do Parque Barigui, debaixo da água, onde se fica respirando por um canudinho.

Lembre-se que o pessoal da Odebrecht acaba de ser descoberto pelo juiz Sérgio Moro. A Odebrecht, Luiz Inácio… Aquela descolada empresa que concluiu o seu apartamento duplex que jazia inacabado na praia do Guarujá e deu uma geral, com considerável acréscimo, no seu sitiozinho de Atibaia… Vai que aquele diretor que o dr. Moro manteve preso resolve falar…

Compartilhe

6 ideias sobre “Delação bem-vinda

  1. Sergio Silvestre

    Então,estamos ai vendo o Brasil parado o estado do Paraná sendo saqueado e vamos rumo a facismo com uma velocidade espantosa.
    Eu amanhã vou acordar e ver como é que está meu puxadinho,é claro depois que contratei um advogado,um chefe de segurança,uma licença dos bombeiros,um fiscal chato da prefeitura e uma intimação do MP do Trabalho por causa da rebimbela fora dos padrões das nrs 16/42/7123/putaq pariu?
    Isso se chama poder da judicialização de tudo,não podemos nem peidar sem dar satisfação a justiça,enquanto sobrevoam nos céus ,helicópteros cheios de tudo que é droga,aqui na terra o crime campeá,mas é o cidadão honesto que precisamos mostrar justiça,bandido é nossa matéria prima e nossa fonte de inspiração para nossas teses e o ganho dos nosso co- irmãos advogados.
    E os políticos hein,que se cagam de medo dos desembargadores (ATÉ HOJE NÃO SEI PRA QUE SERVE)dos magistrados fogueteiros vão ando tudo que pedem,é só dar um grito ou inventar um nome bonito de uma operação tipo Rabatash cont,pronto mais um caminhão de dinheiro para acalmar os homi.
    E assim caminhamos com nossa verde e se tornando amarelada democracia,que disso nada tem,com toda essa sorte de anarquistas,fascistas,nazistas,só faltando agora colocar tornozeleiras em todo trabalhador e se possível uma canga.

  2. Sergio Silvestre

    Tem uns coleguinhas que dormem chupando alguma coisa gosmenta que não é meia suja.

  3. Clint Eastwood

    Não é negando a mentira veementemente n vezes que ela vira verdade. Só cego é que não vê, estamos pessimamente governados, desde o começo do anos não temos nem presidente nem governador e, mal e mal administrados por um prefeito fazendo de tudo para se aguentar no cargo. Estamos mesmo no caminho da Grécia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.