18:13Deputados governistas barram convite a Jaime Sunye

Da assessoria de imprensa da Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná:

Governo derruba convite para depoimento de Jaime Sunye


A base governista na Assembleia Legislativa rejeitou, nesta quarta-feira (1), convite para que o ex-superintendente de Desenvolvimento Regional, Jaime Sunye, prestasse esclarecimentos sobre a suspeita de corrupção em obras de escolas estaduais, em contratos que envolvem mais de R$ 30 milhões. O requerimento, apresentado pela bancada de oposição, foi rejeitado por 25 votos contra 14.

Sunye denunciou a suspeita de fraude na Diretoria de Engenharia, comandada por Maurício Jandoi Fanini, amigo e companheiro de jogo de tênis do governador Beto Richa (PSDB). Segundo Sunye, fiscais apresentavam informações falsas sobre o andamento de obras para aumentar o volume de recursos repassados à empresa Valor Construtora e Serviços Ambientais. A construtora recebia pagamentos, mas as obras não haviam saído do chão.

“A construtora colocava as placas nos terrenos, mas os fiscais apontavam que as obras estavam 40% prontas, por exemplo, gerando um pagamento à empresa”, explicou o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição. Ele ressaltou a incoerência entre discurso e prática do governo tucano. “O governo diz que é transparente, que não tem o que temer, que defende as investigações, mas faz a blindagem de um servidor que denunciou um grande esquema de corrupção na Secretaria de Educação do Paraná.”

Depois denunciar o esquema ao secretário de Educação à época, Fernando Xavier, Sunye foi demitido. Em seguida, o governo exonerou Fanini. “No governo Richa é assim, primeiro demite o funcionário que denuncia a corrupção, depois o denunciado. Talvez porque Fanini seja um amigo antigo e que trabalha há anos para o governador Beto Richa”, criticou o deputado Requião Filho (PMDB).

Ao menos sete obras estão sendo investigadas em Curitiba, Coronel Vivida, Cornélio Procópio, Campina Grande do Sul, Santa Terezinha de Itaipu e Rio Negro.

Compartilhe

6 ideias sobre “Deputados governistas barram convite a Jaime Sunye

  1. Sergio Silvestre

    Esses 25 picaretas acham que não precisa nem ouvir o que esse sr tem a dizer,principalmente se o que ele tem a dizer e algo cabuloso que pode contribuir para se saber de alguma mazela.
    Pobre Paraná,temos uma assembleia malandra como o governo e o TJ.parece que a coisa não tem fim,e ai me pergunto o por que as eleições daqui matam a mãe pelo poder.
    É uma mafia incrustada que não desgruda e não perde o poder e nós paranaenses contribuintes vivemos com esse fardo a vida inteira.

  2. Araldo

    Muito fácil. Que tal o blogueiro convidar o Sr. Jaime para uma entrevista? Seria interessante ver o que ele tem para falar.

  3. Oto Lindenbrock Neto

    E os deputados ainda se sentem ofendidos quando são chamados de “bancada do camburão”. Mas não custa recordar que este governador está apenas repetindo o que o Sr. José Richa fez quando estava no poder. O secretário Belmiro Valverde denunciou irregularidades cometidas por outro secretário, o Erasmo Garanhão. O que fez o então governador? Demitiu o denunciante. Aliás, onde anda o acusado de corrupção daquele período? Pois o Sr. Erasmo Garanhão foi nomeado para um cargo no BRDE, por indicação do atual governador. Este é o padrão Richa de governar.

  4. sergio brandão

    Quem tem coragem e pouco rabo preso para convidar Sunyé, para contar tudo?

  5. Sergio Silvestre

    To falando que eu preferia que o aeroporto de LONDRINA se chamasse REX alusão a um pastoor alemão da policia que prestou relevantes serviços a corporação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.