7:28O momento Gorbachev de Lula

por Elio Gaspari

Aos 69 anos, a guinada utópica de Lula tem alguns ingredientes da ilusão de Mikhail Gorbachev quando pensou em rejuvenescer o sistema político soviético. Ele achou que o partido comunista tinha conserto. Felizmente para o Brasil, o PT pode viver sua crise sem destruir o Estado. Como no baralho do regime de Gorbachev não havia a carta da regeneração, ele acabou como garoto propaganda das malas Louis Vuitton.

Apesar de tudo isso, não se deve subestimar a metamorfose ambulante. Lula surgiu no cenário nacional emergindo vitorioso de uma greve com a qual pouco teve a ver, a da Scania em 1978. E triunfou nos dois anos seguintes liderando paralisações ruinosas. Já entrou em assembleia tendo feito um acordo com o patronato e, ao sentir o clima de peãozada, renegou o acerto, marchando heroicamente para uma derrota. Saiu vitorioso no fracasso. Cresceu a cada um desses lances, chegou ao Planalto e colocou um poste no seu lugar.

A primeira eleição de Lula deveu-se em boa parte às suas virtudes. A partir daí, os êxitos do PT deveram-se principalmente às inclinações demofóbicas de seus adversários. Quando Lula surpreende dizendo que tanto ele como a doutora Dilma estão no “volume morto”, a oposição rejubila-se, como se isso lhe bastasse. Esquece-se que até bem pouco, quem estava literalmente no volume morto era o governador Geraldo Alckmin, ameaçado por um racionamento de água em São Paulo. Depois de dez meses de ansiedade, subiu o nível do sistema Cantareira e o tucano é candidato a presidente.

A guinada e o rejuvenescimento petista são utopias que Lula vende, mas não compra. Sua esperança está onde sempre esteve: na demofobia dos adversários.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

2 ideias sobre “O momento Gorbachev de Lula

  1. Clint Eastwood

    Brahma da Silva, o número 1, tenta ressucitar o pestismo romântico, aquele do tempo em que a ética era fazia parte do programa do partido. Mas, como todo mundo já sabe, quem deu o pontapé na muda de comportamento foi o próprio Brahma da Silva, o número 1. Agora quer que os “companheiros ” voltem no tempo, mas a companheirada não quer, se acostumou com o que é bom, pegou gosto pelas sinecuras.

  2. leandro

    No senado, o senador Jorge Viana leu uma nota de desagravo ao PT, ou seria de desagravo ao Lula? Não se sabe o que foi na realidade, pois na referida nota há uma exaltação ao Lula, como uma divindade. Patética a forma de enaltecer o Lula como um deus, sim no “minúsculo”.
    Lula tem detonado o governo e obviamente sua criatura que vai mal, fato mostrado na ultima pesquisa.
    Hoje com todos os acontecimentos que o país sofre em função das maracutaias feitas por membros do governo, do PT e aliados, o desgaste é evidente e isso correi as entranhas no Planalto, despencando a popularidade da Dilma. Claro que respinga no criador e np PT, ainda só respinga, o verbo não tem nenhum outro sentido.
    Com tudo isso se verifica que o resultado expõe um sentimento oculto até então de amor e ódio entre o Lula, Dilma e o próprio PT.
    Todos estão boquiabertos, sem saber se o PT usa e abusa do tal “prestigio” do Lula ou o Lula se utiliza dos PT e de seus membros para se promover e conseguir benesses para si e para os seus apaniguados.
    Agora dizer que Lula é o maior líder politico do Brasil que até hoje existiu e que Lula é o maior brasileiro é de trincar o saco. Maior do que eu não é , pois trabalhei, estudei, me formei e lutei como tantos outros para conseguir chegar onde estou, não sou melhor nem pior do que tantos brasileiros, mas nunca me considerarei abaixo de Lula. Temos a mesma idade, eu trabalhei desde 14 anos até hoje e ele? Seria tudo aquilo que mostraram na chanchada ” Lula o filho do Brasil” ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.