6:09Zito, adeus

Da Folha.com

Bicampeão pela seleção brasileira, Zito morre aos 82 anos

O ex-jogador da seleção brasileira José Ely de Miranda, Zito, morreu neste domingo (14), aos 82 anos de idade. A morte foi confirmada pela assessoria do Santos, que não revelou a causa da morte.

Em 2014, Zito ficou internado por 34 dias após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde aquele momento o ex-jogador recebia os cuidados em casa -Home Care- e necessitava de enfermeiros 24 horas por dia.

O ex-meio campista foi responsável por revelar Neymar e Robinho na época em que trabalhava nas categorias de base do Santos.

Em sua conta oficial no Twitter, o atacante Neymar prestou sua homenagem a Zito, agradecendo pelo que fez na vida do atual atacante da seleção.

“Não tenho palavras pra descrever esse cara, simplesmente agradeço tudo que fez por mim… Obrigado ZITO!”, escreveu o jogador que está defendendo a seleção brasileira na Copa América, no Chile.

Bicampeão mundial em 62 e 63 pelo Santos, Zito também esteve presente na conquista do bicampeonato mundial com a seleção brasileira na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962.

Por coincidência, a seleção brasileira está no Chile para a disputa da Copa América.

O Santos também não deixou de prestar a sua homenagem nas redes sociais: “Obrigado por tudo, Zito. Descanse em paz, eterno capitão”, escreveu. Quantas histórias, #Zito… O Santos é eternamente grato, nosso eterno capitão, completou.

Nascido em Roseira (SP), o ex- capitão santista iniciou carreira de jogador no Taubaté, time do interior do Estado de São Paulo, em 1948. Em 1952 seguiu para o Santos, onde atuou a até encerrar a carreira, em 1967. Vestiu a camisa do alvinegro em 727 oportunidades, marcando 57 gols.

Participou da era de ouro do Santos, onde jogou com Pelé, Pepe, Mengálvio, Coutinho e companhia. Foi bicampeão mundial e da Libertadores em 1962 e 1963. Ganhou nove vezes o Campeonato Paulista e quatro vezes a Taça Brasil, precursor do Campeonato Brasileiro.

O velório será nesta segunda-feira (15) no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade do litoral paulista. Depois do velório, o corpo será encaminhado para sua cidade natal.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Zito, adeus

  1. leandro

    Pessoas como o Zito tem o caráter de poucos, digo tem, porque são imortais, pelos seus feitos quer sejam como grande jogador que foi e como ser humano.
    Pena que a velocidade que gente como Zito saem do convívio do espaço que provisoriamente nos encontramos
    Com certeza, Zito e tantos outros craques estão no céu disputando o maior campeonato de futebol que possa existir, com certeza ganharão de goleada, isto porque aqui na terra foram vencedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.