9:55Aldo Rosa, adeus

Da Folha.com

Pioneiro na Aeronáutica brasileira, Aldo Rosa morre aos 96 

Radicado nos EUA, onde era professor emérito da Universidade Stanford (Califórnia), o cientista brasileiro Aldo Weber Vieira da Rosa morreu na última segunda-feira (8), aos 96 anos.

Nascido no Rio de Janeiro, onde se graduou na Escola Militar do Realengo, o pesquisador foi um dos pioneiros da aviação e do desenvolvimento da tecnologia brasileira na área.

Um ávido “voador”, lecionou no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) no início da década de 1950.

Em 1961, foi nomeado pelo então presidente, Jânio Quadros, para chefiar o recém-criado Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais. O órgão deu origem, em 1971, ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), uma espécie de “Nasa brasileira”.Em 1956, tornou-se presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) –teve de se afastar da função para tratar de uma lesão na perna sofrida durante uma competição de planadores (aeronaves sem motor) na França.

Rosa se aposentou como general de brigada da FAB (Força Aérea Brasileira) em 1965 –mesmo ano em que concluiu o doutorado em engenharia elétrica em Stanford.

Naquela universidade, onde continuou dando aulas mesmo após os 90 anos, Rosa se destacou como pesquisador.

Detinha a patente norte-americana sobre o processo de fabricação da amônia (NH³) e outros 19 registros.

A contribuição para a ciência e a tecnologia brasileiras lhe rendeu, em 2010, a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

ESPORTE E FAMÍLIA

Sempre bem-humorado e irrequieto, dotado de uma erudição enciclopédica, Rosa foi esportista desde a juventude. Com quase 91 anos, quebrou 37 recordes internacionais na categoria Masters de natação e teve seu nome incluído no Hall da Fama.

Além de consolidar a sua carreira como pesquisador e nadador, foi em solo norte-americano que formou a sua família. Era casado havia 70 anos com a finlandesa Aili da Rosa, com quem teve três filhos: Aino, Nancy e Eric.

Estava internado na cidade californiana de Palo Alto, onde morava, após cair e fraturar o quadril. Além da mulher e dos filhos, Rosa deixa cinco netos e três bisnetos.

 

Compartilhe

Uma ideia sobre “Aldo Rosa, adeus

  1. Clint Eastwood

    Que exemplo de vida. Adoraria ter conhecido este senhor. Grande perda para a Humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.