11:44Publicano e prendendo

Do Jornal de Londrina, em reportagem de Fábio Silveira e Amanda Audi (Gazeta do Povo):

Núcleo político da Receita Estadual é principal alvo da nova fase da Publicano

Mais de 50 mandados de prisão estão sendo cumpridos pelo Gaeco de Londrina, incluindo dirigentes da alta cúpula da Receita; mais de 20 foram presos em Londrina

O Gaeco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a segunda fase da Operação Publicano, que investiga uma suposta organização criminosa formada por auditores fiscais, contadores e empresários para facilitar a sonegação fiscal mediante o pagamento de propina. Estão sendo cumpridos mais de 50 mandados de prisão em pelo 10 cidades paranaenses, entre elas Curitiba, Londrina, Arapongas e Apucarana. Mais de 20 pessoas foram presas e levadas ao Gaeco de Londrina.

A ação desta quarta centrou fogo na cúpula da Receita Estadual, no que o Gaeco considera o “núcleo político” do esquema criminoso, já que envolve a estrutura de coordenação do órgão. Apesar de os nomes ainda não terem sido divulgados, a Gazeta do Povo conseguiu apurar que altos dirigentes da Receita tiveram mandado de prisão decretada.

Até o momento, foram presos: Márcio de Albuquerque Lima, considerado o líder do grupo e que foi inspetor geral de fiscalização da Receita entre julho do ano passado e março desse ano; Lidio Franco Samways Junior, que assumiu o posto de inspetor geral deixado por Lima; José Aparecido Valêncio da Silva, ex-coordenador geral da Receita, que deixou o cargo em maio, em meio às investigações; e Jaime Kiochi Nakano, ex-inspetor da Receita de Londrina e que hoje trabalha em Curitiba. Também foi preso João Marco Souza, auditor de Curitiba.

Luiz Abi Antoun, primo em sétimo grau do governador Beto Richa (PSDB), também teve a prisão decretada, mas ainda não foi localizado pelo Gaeco. Outros mandados estão sendo cumpridos.

“Bonde do Gaeco”

Um micro-ônibus da Polícia Militar (PM) chegou à sede do Gaeco em Londrina, por volta das 10 horas desta quarta-feira (10). O veículo foi usado para transportar os mais de 20 presos para a Penitenciária Estadual de Londrina II.

Organização criminosa é “sofisticada”, diz promotor

Segundo o promotor Renato de Lima Castro, de Londrina, a organização criminosa é “altamente sofisticada” e hierarquizada, com divisão de tarefas e distribuição da propina arrecadada para manutenção da própria organização. Ele diz que o esquema acontece “há décadas” e que novos agentes eram cooptados a integrar a organização na medida em que passavam no concurso público.

“Não dá para dizer que chegamos ao âmago [da organização], mas chegamos a uma estratificação importante. Só não dá para dizer que não há outras, a investigação está em andamento”, afirma Castro.

Delação

A segunda fase da Publicano foi possível, em grande parte, por informações em delação premiada de auditores, fiscais e empresários, como a dos irmãos e auditores fiscais Luiz Antônio de Souza e Rosângela Semprebom, de Londrina.

Colaborando desde o começo de maio, Souza confirmou a existência das práticas e da organização do grupo e já se dispôs a devolver parte do patrimônio obtido por meios ilícitos ao estado, como forma de compensação financeira. Ele tenta antecipar a devolução de duas fazendas com valor estimado em R$ 20 milhões – a devolução só deveria ser efetuada ao final do processo.

“Com a nossa investigação, tivemos uma grande radiografia da organização de fora pra dentro. E com as delações, tivemos uma visão de dentro pra fora. Tivemos aprimoramento até hoje nunca obtido”, disse Castro.

Investigados são próximos de Richa

Lima e Luiz Abi mantém relação próxima com o governador. O ex-inspetor geral é companheiro do governador em provas de automobilismo, e Abi era visto, nos bastidores, como uma “sombra” de Richa.

Acidente

Segundo o Bom Dia Paraná, da RPC TV, um carro do Gaeco foi batido no começo da operação, quando uma esposa de auditor tentava fugir. O marido dela foi preso.

 

Compartilhe

2 ideias sobre “Publicano e prendendo

  1. Sergio Silvestre

    Resposta por que tem tanto ladrão em Londrina”É por que aqui ladrão é pego e preso,quanto a Curitiba e muitas cidades do Parana,tudo dominado.
    Cuidado hein,o Gaeco vai pegar você!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.