7:19O cobrador de ônibus

por Sergio Brandão

Torcida e time não se entendem mais. Querem a mesma coisa, lutam pelos mesmos objetivos, mas o time vem maltratando a torcida- a parte frágil da relação.

“Tô me sentindo como amante que apanha, é desprezada, e ainda volta atrás de seu amor” – disse o cobrador de ônibus ao motorista da linha Detran /Vicente Machado. Isso aconteceu na tarde de segunda-feira, depois de o Coritiba ter feito mais uma das suas, desta vez em casa, na derrota contra o Avaí.

– “Não volto mais enquanto não arrumarem a casa”, disse o cobrador, arrematando a conversa. “Tá louco, é muito sofrimento. Ainda sair dali e chegar em casa e ouvir gozação! Não senhor! Pra mim chega!” falou antes do ônibus encher de passageiros e perder o contato visual com o motorista.

Se ateve ao seu celular, enquanto atendia aos novos passageiros. O rapaz parecia ser antigo na linha. Conversava e brincava com todos que chegavam. Me chamou atenção o bom humor, mesmo com o time do jeito que tá.

Fico intrigado com o tanto que dedilha aquele celular. Me aproximo dele três pontos antes de descer do ônibus. Olho melhor e vejo números em seu aparelho.

Puxo assunto e pergunto ao Coxa. – “E seu time”?  Ele me olha com cara desconfiada, achando que deveria ser mais alguém com gozação.  -“Tá mal, mas vai melhorar”, me responde um pouco brabo. Sorrindo digo: “É isso aí, não dá mole pra gozação, não”.

Rapidamente, antes de me queimar com o fogo que saía dos seus olhos, me apresento como Coxa-Branca também. O cara respira aliviado. Estava livre de mais uma gozação.

-“ Você acredita mesmo que vai melhorar?”, perguntei. Ele aponta por celular e me mostra uns cálculos que estava fazendo projetando os próximos resultados, contando muito otimista com pelo menos 4 pontos nas próximas duas rodadas, com o Coxa jogando fora  (Fluminense e Inter). Digo a ele que eu não contaria com nenhum ponto, quem sabe, com um pouco de sorte, um ponto num empate chorado contra o Fluminense.

O cálculo dele também ainda previa o tropeço do Atlético e somando os pontos que imagina que o Coxa vai ganhar, e que o Atlético vai perder,  coloca o Coritiba na frente. Coisa de torcedor se agarrando nas ciências exatas, tentando nela a redenção.

Logo depois, me despedi e desejei sorte ao Coritiba. Desço e, caminhando até em casa, fiquei pensando no sofrimento dele e de tantos outros torcedores iguais a ele. Quem sabe a maioria. Pensei o quanto o torcedor é mesmo desprezado e incompreendido.

Imaginei que deveria ter alguma forma de sensibilizar aquela turma que joga, que dirige, e que comanda o futebol no Alto da Glória, com cenas como aquela que eu acabara de ver. Um cidadão puro, inocente, loucamente apaixonado pelo seu clube, mas desprezado, não tolerando sequer brincadeiras com a situação. Aquilo era a coisa mais séria do mundo para ele.

Esta turma que comanda o futebol, nem imagina que, lá fora, histórias como esta mudam uma vida, mudam situações, às vezes até adoecem uma pessoa.

Sem contar que seja qual for os motivos que levam o cobrador da linha Detran/ Vicente Machado ao estádio, ele ainda paga para sentar naquela arquibancada, onde anda sendo desprezado. E que este dinheiro talvez até faça alguma falta em algum momento.

Esta gente que comanda o futebol deveria voltar a sentar um pouco na arquibancada, sabe. Deviam passar por testes como dirigir automóvel. Só tira carteira de diretor, de conselheiro, depois de longos anos de arquibancada, sem nenhum poder. Apenas gritando e reclamando e esperneando, como todo torcedor.

Quanto aos jogadores, acho que uma passagem obrigatória pela linha Detran/Vicente Machado todo começo de semana daria um pouco de ensinamento do que é amor a um clube de futebol.  Teriam muito que ouvir e aprender com o meu amigo cobrador.

Compartilhe

Uma ideia sobre “O cobrador de ônibus

  1. Clint Eastwood

    Vou dar uma sugestão ao cobrador decepcionado, faça como eu, tire umas férias de torcedor. Depois do vexame de sábado passado adotei esta política, para o Glorioso só volto a torcer no ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.