15:18Da base da pirâmide para a gaiola

O Brasil tem hoje 515.482 pessoas presas nas penitenciárias.  Entre 2005 e 2012 houve um aumento de 74% na chamada população carcerária. A totalidade é formada pela ninguenzada, os da base da pirâmide, como gostam de falar os especialistas, que cometem crimes. Os do topo estão por aí, mesmo que denunciados, mesmo que pegos em flagrante – porque têm grana para pagar os melhores advogados. 

Compartilhe

2 ideias sobre “Da base da pirâmide para a gaiola

  1. carlos

    Pois é, nos Estados Unidos o cara rouba milhões de investidores e pega perpétua (Madoff que o diga). Se mata alguém, pode pegar uns dez anos com direito a condicional. Aqui, poucos crimes dão regime fechado, em geral são homicídios com vários agravantes. Esse tipo de crime raramente ocorre entre os membros da parte de cima da pirâmide. Até há casos, como o da sra. Yoki ou Susane Richthofen, mas em geral é o povão que estupra e mata com brutalidade. Assim, nada mais natural que sejam maioria nas penitenciárias. Os do topo da pirâmide em geral se dedicam a crimes de “baixo poder ofensivo”, do ponto de vista do código penal, e por isso raramente encaram as grades, além, é lógico, de terem dinheiro pra pagar os melhores advogados. Não que o dinheiro resolva tudo, lógico, caso contrário o Fernandinho Beiramar ou o Arcanjo já estaria soltos. De qualquer forma, prefiro o Champinha preso e o Maluf solto, apesar dos pesares.

  2. Clint Eastwood

    e ainda há uma legião de idiotas querendo baixar a maioridade penal. Como esta ideia estúpida vem de muitos anos atrás ninguém se preocupou com ela. Tomados de uma “santa ira moralizadora” prodigalizada pelo presidente da Câmara querem que esta idiotice passe. Porque não fazer o mais fácil, rever as penas do ECA? Homicídios cometidos por menores, em alguns países da atrasada Europa, tem pena mínima de 6 anos. Sim, é isto mesmo, matou puxa cana de 6 anos. O menor assassino tem 6 anos para aprender. Aí sai e pode voltar a delinquir o quanto quiser, mas então será maior de idade..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.