10:19Polícia Federal implode quadrilha das Oscips

Do portal da rádio Banda B, em reportagem de Luiz Henrique Vivan

PF de Curitiba desarticula quadrilha que fraudava licitações e desviava recursos públicos

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (12), em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Operação Fidúcia, visando desarticular a atuação de uma associação criminosa especializada em desviar recursos públicos recebidos por intermédio de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), situadas em Curitiba.

As investigações tiveram início em 2011 e apontam pela existência de indícios de que o grupo criminoso desviava dinheiro recebido em razão de termos de parcerias firmados com diversos Municípios do Estado do Paraná desde o ano 2005, em especial para atuação em programas na área de Saúde.

Os recursos públicos recebidos eram desviados mediante diversas condutas, dentre elas a não comprovação de aplicação de taxa de administração, a prestação irregular de contas, pagamentos irregulares a empresas de dirigentes das OSCIPs, pagamentos efetuados para empresas de “fachada” e saques de altos valores em espécie. Ademais, também foram colhidos indícios de fraude em processo de licitação.

A operação conta com a participação de 70 policiais federais e 6 servidores da Controladoria Geral da União, que estão dando cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e três mandados de prisão temporária nos municípios paranaenses de Curitiba, Piraquara, Campina Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon e Francisco Alves.

A estimativa é que o desvio gire em torno de 70 milhões de reais. Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e delitos previstos na Lei de Licitações.

 

 

 

Compartilhe

3 ideias sobre “Polícia Federal implode quadrilha das Oscips

  1. Araldo.

    Grande coisa. Tem uma que atua na Prefeitura de Curitiba desde 1998 e ninguém faz nada. Nosso prefeito bundão não acabou com a palhaçada, mas pelo menos reduziu pela metade o custo.

  2. Sergio Silvestre

    Ocips hein,isso é velho,é o velho golpe das terceirizações que vem ai,e o novo modelo tucano de meter a mão,OCIOS E PPPS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.