18:26Peter Gay, adeus

Da Folha.com

Biógrafo de Freud, historiador alemão Peter Gay morre aos 91

O historiador alemão Peter Gay, autor de uma das mais famosas e respeitadas biografias de Sigmund Freud, morreu nesta terça (12), em sua casa em Manhattan. Ele, que tinha 91 anos, morreu devido à idade avançada, declarou a enteada Elizabeth Glazer.

Autor de mais de 25 livros, Gay se tornou um best-seller com “Freud: Uma Vida para o Nosso Tempo”, uma das principais referências sobre a vida do pai da psicanálise. Freud também acabou sendo parte de outros estudos do historiador, caso dos livros “O Século de Schnitzler”, sobre a formação da cultura burguesa no século 19, e “Modernismo”, em que o médico é descrito como grande influência por trás de alguns dos maiores artistas do século passado.

Professor da Universidade de Columbia de 1962 a 1969 e de Yale desde o final da década de 1960, ele se aposentou da instituição em 1993. Filho de pais comerciantes, Gay sempre foi uma criança abaixo do peso, que preferia ler a comer. Seus textos prediletos eram os do alemão Ernest May e a prosa de Ernest Hemingway e E.B. White.

Outro de seus objetos de estudo mais recorrentes eram a cultura e a arte alemãs durante a República de Weimar, período que antecedeu a ascensão nazista no país. Em “Weimar Culture: The Outsider as Insider”, aplica a teoria freudiana à interpretação histórica. Judeu nascido em Berlim, na Alemanha, o historiador viveu refugiado do Nazismo primeiro em Cuba, para onde a família fugiu em 1939, e depois nos Estados Unidos, onde se instalaram em 1941.

A inspiração de sua obra, dizia, veio de um evento inesperado no colégio, quando tinha 12 anos: um professor antissemita disse que os judeus eram sempre exagerados. “Eu sempre me perguntei se minha busca pela precisão na escrita não era inflamada por essa memória”, escreveu Gay no livro de memórias “My German Question: Growing up in Nazi Berlin”.

FORMAÇÃO

Gay estudou na Universidade de Denver, nos EUA, e recebeu o título de Ph.D pela Universidade de Columbia. Estudou as técnicas da psicanálise no Instituto de Western New England para a Psicanálise, onde passou a aplicar as técnicas de Freud no ensino de história.

“Freud não era historiador, mas sabia que a mente do homem, mesmo seu inconsciente, muda através do tempo e das classes sociais”, escreveu certa vez.

Sua mulher, Ruth Gay, premiada escritora sobre a vida judaica, morreu em 2006. Peter Gay deixa três enteados.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.