19:21Na internet, Beto Richa quebra o silêncio

Do Facebook do governador Beto Richa

O silêncio que guardei nos últimos dias serviu para uma reflexão profunda sobre os acontecimentos do dia 29 de abril, na Praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba. Desde então, adotamos uma série de medidas, que incluiu a troca de secretários e mudanças na legislação.

Entretanto, tenho consciência que nada apagará da minha alma a tristeza que sinto com este episódio, lamentável sob todos os lados. Não pouparei esforços para restabelecer o diálogo com os servidores e com a sociedade paranaense, porque é nisso que eu acredito, no entendimento, na busca do bem comum.

Toda e qualquer forma de violência deve ser repudiada. Sofro com isso mais do que você possa imaginar. Quem me conhece sabe que sempre fui uma pessoa acessível, aberta, uma pessoa do diálogo.

A verdade é que o confronto nunca é desejável. Principalmente para quem, como eu, cultiva valores éticos e cristãos. Sempre acreditei que o respeito às ideias divergentes é um dos pilares da democracia e não posso concordar jamais com atitudes que coloquem em risco a vida de alguém. Venha de onde vier, a violência e a intolerância são sempre condenáveis.

Ao contrário do que alguns tentaram dizer à população, as mudanças na ParanaPrevidência não retiram nenhum direito dos servidores públicos. O Estado também não vai sacar os recursos lá depositados, que só podem ser usados para o pagamento de aposentados e pensionistas.

O que houve foi apenas uma alteração no plano de custeio de aposentados e pensionistas. E o Estado do Paraná continua sendo o responsável maior pelo pagamento desses benefícios.

Para que você tenha uma ideia, mesmo com a mudança, o Estado vai continuar gastando R$ 380 milhões por mês com o pagamento de 106 mil aposentados e pensionistas. Já a contribuição dos servidores continuará sendo de R$ 75 milhões por mês.

O nosso maior compromisso é com todos os paranaenses, que esperam mais investimentos em serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, em obras de infraestrutura vitais para o crescimento econômico e a geração de novos empregos.

Por tudo isso, peço humildemente a sua compreensão. O Paraná precisa do esforço e do compromisso de cada um de nós para seguir adiante. Vamos virar a página do “quanto pior, melhor”. Vamos acreditar que as crises podem e devem ser superadas. Com trabalho, determinação e verdade. Toda a estrutura do Governo está mobilizada para alcançar os resultados que o Estado precisa e merece.

Compartilhe

8 ideias sobre “Na internet, Beto Richa quebra o silêncio

  1. Antonio Vier

    fiquei profundamente tocado e sensibilizado com tamanha cara de pau e desfaçatez do nosso “governator” meninão BigBoy em entrevista a RPC., To começando achar que os culpados somos nozes, não entendemos mesmo este governo visionário, participativo ( da currióla naturalmente ). Esta a frente de nosso tempo.

  2. Tanso

    Quá Quá Quá. Estou com frouxos de riso. Será que alguém engole essa conversinha de fazer boi dormir? Acho melhor ele ajoelhar no milho.

  3. Zangado

    Ele não foi reeleito para falar mas para trabalhar. Qual sua grande obra ou serviço ou ação pública após 52 meses de governo? E olha q ele tem “ajuda” do irmão, da esposa e outros nepotes regiamente pagos por nós, cerca de 1,5 milhão por ano do nosso bolso …

  4. Jorge Armado

    Comovente. O Paraná, o Brasil e o mundo estão envergonhados de ter julgado tão injustamente o nosso governador. Perdoe nos todos.

  5. leandro

    O pedido de desculpas feito pelo governador soa como uma “mea culpa”, como assumindo todos os estragos feitos naquele dia, distorções e bobagens de uma ação que fugiu totalmente do controle, quer dos manifestantes que iniciaram o protesto de forma repetida , pois uma semana antes já haviam invadido a Assembleia, como pela Polícia em ter aplicado uma “força desproporcional” como dizem por aí. Qual seria a força proporcional e apropriada naquele caso? Uma ação de dizer “por gentileza não invadam pedimos aos senhores mestres e sindicalistas que mantenham a calma e educação? ” Poderia o governo, a mesa diretora da Assembleia ter disponibilizado telões para toda aquela massa raivosa, que até poderia ter razão e eu acho que em alguns casos há razões para tal, mas a razão se perde no momento da primeira ação e totalmente na reação policial.
    Tudo isso desde o princípio foi uma secessão de “burrices” de todos. Todavia existe um ponto que pelo menos é a do governador publicamente ter assumido o caso, pediu desculpas, se foi um ato mentiroso ou não, fica a interpretação e entendimento de cada uma, mas houve um exposição e uma pedido de desculpas. O estranho é que todo esse pessoal que se manifestou contrário às medidas aqui tomadas sequer prestam atenção às medidas fiscais e previdenciárias que já foram e serão aplicadas pelo governo federal. Sem contar com os aumentos de preços causados principalmente por fatores como o reajusta de combustíveis e energia elétrica, bem como o furo no caixa do governo e a má gestão, quer na administração direta, como no caso da Petrobrás, não vimos até agora a manifestação pública da Presidente Dilma de assumir seus erros e que houveram e muitos .causaram os resultados de hoje na economia. No âmbito federal e que reflete de maneira geral em todos os ajustes que estão sendo feitos são contestados, e teremos as consequências principalmente nos casos previdenciários e trabalhistas, como restrição a salário desemprego, e pensões por morte. Para correção de distorções na previdência o governo cria ou recria uma regra geral que atinge todos justificando que há muito abuso, por exemplo na concessão do salário desemprego.
    Bem o importante é que lá em Brasília a presidente sequer faz menção de apresentar suas desculpas pelos erros cometidos na politica econômica do Brasil, achando que uma vez não tendo agredido ninguém fisicamente a coisa está tudo bem. A agressão física é injustificável, porém é visível e a agressão econômica é invisível porem ao longo do tempo causa tantos danos irreparáveis, é o que veremos o peso de qual desculpa vale mais.

  6. Sergio Silvestre

    Leandrrro Lindooooo,só faltou o CRASH da bolsa de Nova Yorque e o efeito enebriador do filme ‘E O VENTO LEVOU’,no mais os sopapos e as balas de borracha mesclados com aumento do DIESEL foi de um bucolismo exótico.

  7. leandro

    Obrigado Silvestre, eu já sabia que você entenderia o que escrevi, afinal você não é nenhum abestalhado e como uma pessoa de excelente inteligência só poderia aceitar de forma democrática o escrito. Além de tudo em poucas palavra você demonstra um raríssimo conhecimento do mundo e da história . Com tudo isso e com o que você vem escrevendo neste blog, tenho certeza que o Ditão Pé de Mesa ficará apaixonado por você, espero que o Toledo não fique enciumado, afinal estamos vivendo num mundo da diversidade e liberdade de expressão, mesmo que seja aquelas que houveram no Centro Cívico, umas de uma forma bem educada e democrática pelo lado dos teus amigos professores e outras de forma delicada pelos policiais. AH ! Esqueci Silvestre já marcou a oitiva com o juizSergio Moro para contar tudo que você sabe e disse dele? Nem precisa de senha , tenho certeza que é só chegar lá e dizer que quer falar com ele. Só avise o Ezequiel antes tá bom !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.