16:16Batalha do Centro Cívico: 18 denúncias de violação dos direitos humanos

Do jornal O Estado de São Paulo, em reportagem de Ana Fernandes

Secretaria já recebeu 18 de denúncias sobre violação de direitos humanos em ação da PM no Paraná

Informação é do ministro Pepe Vargas; ‘é óbvio que houve uso excessivo da força; entendemos que é muito grave o que aconteceu’

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas, disse nesta sexta-feira (8), que a ouvidoria da secretaria já recebeu 18 denúncias de violações de direitos humanos na ação da Polícia Militar do Paraná para reprimir protesto de professores do Estado, no último dia 29.

O ministro admitiu que o número é alto e que pode até já ser maior, uma vez que o dado é de quarta-feira, quando recebeu a última atualização da ouvidoria da SDH. “Nós inclusive deslocamos nossa ouvidora nacional para o Paraná e ela deve trazer um relatório mais completo.”

A polêmica ação deixou mais de 200 feridos, houve denúncias do uso de bombas, cachorros pitbull, de ação violenta de PMs e até de estudantes que foram obrigados por policiais a se despir.

O ministro de Direitos Humanos repetiu a cautela, disse que as denúncias serão encaminhadas de acordo com os procedimentos internos da pasta, mas reafirmou que há indícios “fortíssimos” de que houve “grave violação de direitos”. “Continuamos acompanhando o caso com muita preocupação. Nossa posição é de que o direito à livre manifestação é fundamental. É obvio que houve um uso excessivo da força. Não se utilizou mecanismos tradicionais de mediação de conflito e, portanto, entendemos que é muito grave o que aconteceu lá.”

Pepe Vargas disse ainda que ele e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, haviam alertado o governo paranaense. “No dia anterior, eu falei com o chefe da Casa Civil (Eduardo Sciarra), no dia também. O ministro Cardozo também fez contato com o governo do Estado. “Nós expressamos a nossa preocupação de que pudesse transbordar para violência, o que infelizmente aconteceu”, afirmou, após participar de um evento em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

Compartilhe

4 ideias sobre “Batalha do Centro Cívico: 18 denúncias de violação dos direitos humanos

  1. Barata

    Tradicionalmente governador que mete o sarrafo em professor ganha 5 mandatos de senador!

  2. Jorge Armado

    Ganhava antes de inventarem celulares com câmera. Quantas imagens de agosto de 88 existem por aí? Pouquíssimas. Agora será difícil deixar esquecer o 29 de abril. As imagens sempre farão estragos na vida do Beto, que sempre prezou tanto a própria imagem.

  3. leandro

    Endereço da ouvidoria da SDH, que veio para Curitiba? Pergunta: A SDH aceitará uma reclamação contra os professores e ou seus prepostos que impediram o trânsito de veículos de moradores, bem como forçavam a revista dos carros de qualquer pessoa que por ali necessitasse trafegar.

  4. Professor Xavier

    Pensando no seu futuro político o atual ocupante do trono do palácio Iguaçu mandou a sua PM baixar o sarrafo na tigrada. Ele, apesar das promessas de que perdeu os votos dos eleitores com os quais não contava mesmo, vai se candidatar a vaga de senador, como fez o Álvaro. E com certeza se elegerá, porque concorrer com a princesinha ou com o caquético senador maluco, é mais fácil do que mandar PM meter o cacete em professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.