18:57Comandante da PM pede demissão

Da Gazeta do Povo, em reportagem de Rogerio Galindo

Após bater de frente com Francischini, comandante da PM pede demissão

Coronel Kogut publicou carta dizendo que secretário não podia se isentar de responsabilidade por confrontos no Centro Cívico

O coronel Cesar Kogut pediu exoneração do comando da Polícia Militar do Paraná no início da noite desta quinta-feira. Ele alegou “dificuldades insuperáveis” no relacionamento com a direção da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Quem assume interinamente o comando é o coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, chefe do Estado-Maior da PM, e responsável pelo inquérito policial militar que investiga o abuso empregado pela Polícia Militar na manifestação do dia 29 de abril.

Kogut publicou dois documentos nos últimos dias que o puseram em confronto direto com o secretário de Estado da Segurança Pública,Fernando Francischini (SD). Em uma carta ao governador Beto Richa (PSDB), queixou-se da postura do secretário, que tentou se isentar de responsabilidade no conflito com manifestantes no Centro Cívico no dia 29. O documento foi assinado por 16 dos 19 coronéis da ativa. Em uma nota à corporação, disse também que Francischini participou de todo o planejamento da operação. Carlos Bührer Moreira assinou a carta enviada a Richa repudiando declarações de Francischini.

No governo, a saída de Kogut é vista como “o começo do processo de reestruturação da segurança”. No entanto, ninguém confirma oficialmente a possível saída do secretário Francischini.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.