16:59Mimo antiestresse

por Ruy Castro

Quando esteve no Brasil, em 1987, o escritor americano Gore Vidal abria suas palestras com uma brincadeira: “Antes de começar, preciso dar uma notícia. Acabo de saber que houve um incêndio na biblioteca do presidente Reagan. [Pausa] Ambos os livros se queimaram”. A plateia caía na gargalhada. Vidal esperava e concluía: “E o pior é que, um deles, o presidente ainda não tinha acabado de colorir”. Cólicas de risos nos espectadores.

A ideia de que adultos responsáveis e com o mais o que fazer usariam um livro para colorir era impensável até há pouco. Mas o sucesso de “Jardim Secreto”, de Johanna Basford –96 páginas de desenhos a nanquim de flores, folhas, árvores e pássaros–, lançado aqui pela Sextante, mudou tudo. Se as pessoas tentam zerar o Q.I. e aliviar o estresse resolvendo palavras cruzadas, jogando paciência ou brincando de cozinhar, por que não fariam isso colorindo figuras em um livro?

Em todas as casas de amigas a que fui nos últimos tempos, vi um exemplar de “Jardim Secreto” na mesinha de centro e colorido até a metade. Ao lado, uma daquelas lindas caixas com araras na tampa, contendo 96 lápis de cor. E justiça seja feita: todas essas amigas pareciam tranquilas e relaxadas ao ponto quase do rigor mortis. Ou seja, a coisa funciona.

Por isso, tenho pensado em sugerir a alguns próceres do PT que mimoseiem a presidente Dilma com um exemplar de “Jardim Secreto”. Como ela acaba de terceirizar seu governo ao vice Michel Temer, ao ministro Joaquim Levy e a outros, sua agenda diminuiu muito e não lhe faltará tempo para aplicar os competentes lápis de cor.

Vai lhe fazer bem. Permitir-lhe-á receber melhor as preocupantes denúncias de corrupção, os péssimos índices da economia, sua constante queda nas pesquisas e as monumentais broncas do Lula

Compartilhe

Uma ideia sobre “Mimo antiestresse

  1. Professor Xavier

    Parabéns, fazia tempo que via ideia tão interessante, mas ela pode ser melhorada, mandem sim dezenas de livros para a camarada pre$idanta colorir, assim ocupada ela não fala besteira e deixa o Levy trabalhar. E nos poupa dos seus discursos totalmente incompreensíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.