6:38Gaeco informa que prisão de Luiz Abi e mais três não tem relação com fraude na Receita Estadual e prostituição de menores

Do Jornal de Londrina, em reportagem de Fábio Silveira e Marcelo Frazão

Gaeco prende primo de Richa e mais três por suspeita de fraude em licitação

Eles foram detidos preventivamente pela suposta participação em um esquema que teria superfaturado o valor de consertos de carros do governo do Paraná

Quatro pessoas, dentre elas o empresário Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB), foram presas preventivamente ontem, por determinação do juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Juliano Nanuncio. Eles são acusados de envolvimento na suposta fraude de, pelo menos, uma licitação feita em caráter emergencial, em dezembro do ano passado, para o conserto de carros oficiais do governo do Paraná.

O certame em questão, de R$ 1,5 milhão, foi vencido pela Providence Auto Center, de Cambé. A suspeita do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) é de que a oficina superfaturava o valor cobrado em peças e serviços. Os outros presos são Ismar Ieger, da Providence, e Roberto Tsuneda, da KLM Brasil – Indústria Eletrônica, e o advogado José Carlos Luca. Abi Antoun é marido da atual vice-presidente da Sercomtel, que responde por um sócio adolescente da KLM Brasil.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Londrina, Curitiba e Cambé. Abi Antoun estava num hotel na capital quando recebeu a voz de prisão. A previsão era de que ele chegasse a Londrina de carro, escoltado por policiais, por volta da meia-noite. “Existe a suspeita de superfaturamento, mas não tem nada apurado ainda”, declarou o coordenador do Gaeco em Londrina, promotor Cláudio Esteves.

Investigações

O promotor afirmou que não há ligação entre as prisões feitas ontem e as apurações feitas pelo Ministério Público (MP) em relação às supostas irregularidades na Delegacia da Receita Estadual em Londrina e no caso de facilitação à prostituição de adolescentes, também na cidade.

O foco do MP é a suspeita de fraude na licitação. “O que se investiga é a falta das formalidades legais para contratar a empresa emergencialmente”, explicou Esteves. Novas prisões podem ocorrer e não está afastada a possibilidade de analisar outros contratos do governo do Estado.

O Gaeco não detalhou qual seria a participação de Abi nas supostas irregularidades. As investigações que resultaram nas prisões de ontem começaram há cerca de quatro meses. O fundamento para a decretação das prisões preventivas foi a “garantia da ordem pública e da instrução processual”. Também foram apreendidos documentos das empresas e oitos computadores.

Segundo deputados estaduais, o nome de Abi Antoun tem sido muito citado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), inclusive durante a coleta de assinaturas para a abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), pela influência que teria no governo do Estado. Um dos requerimentos, apresentado por Requião Filho (PMDB), pede que sejam investigadas as supostas irregularidades na Delegacia da Receita Estadual de Londrina. (Colaborou Kátia Brembatti)

Providence a KLM são vizinhas

A Providence Auto Center, empresa que ganhou a licitação para consertar carros do governo do Paraná, e a KLM Brasil – Indústria Eletrônica, que teve um representante preso ontem, são vizinhas. Ambas ficam em Cambé.

A KLM Brasil tem na razão social os nomes de Kouthar Abi Antoun e o de um adolescente. No documento da Receita Federal em que aparecem os nomes deles, Eloiza Fernandes Pinheiro Abi Antoun, mulher de Luiz Abi Antoun, é citada como mãe e representante legal do sócio adolescente.

Eloiza é servidora de carreira da Sercomtel e também vice-presidente da empresa de telefonia. Pelo acordo dos acionistas da Sercomtel – a Prefeitura de Londrina detém 55% das ações e a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 45% – a indicação para o cargo da vice-presidência é de responsabilidade da empresa estadual, que tem como chefe maior o governador Beto Richa (PSDB).

O marido dela, Luiz Abi, não tem cargo no governo do Paraná. Segundo nota divulgada pelo Palácio Iguaçu em resposta à reportagem do Paraná TV exibida ontem à noite, ele é “parente distante” de Beto Richa.

Novo caso é terceira linha de investigação

As supostas irregularidades na licitação emergencial que contratou a Providence Auto Center, de Cambé, por R$ 1,5 milhão, delineiam uma terceira linha de investigação do Ministério Público (MP) acerca de pessoas ou contratos ligados ao governo do Paraná.

A primeira delas é sobre a facilitação à prostituição de adolescentes, que atingiu, além de ex-delegados e auditores e fiscais da Delegacia da Receita Estadual de Londrina, o ex-assessor da Casa Civil Marcelo “Tchello” Caramori. O caso estourou em janeiro, quando o auditor Luiz Antônio de Souza foi preso em motel local com uma adolescente.

A segunda linha é com relação à evolução patrimonial de alguns dos fiscais e auditores presos no caso da facilitação à prostituição de adolescentes. A suspeita é de que havia um esquema de cobrança de propina dentro do órgão para quitar dívidas milionárias de empresários com o Fisco.

Compartilhe

5 ideias sobre “Gaeco informa que prisão de Luiz Abi e mais três não tem relação com fraude na Receita Estadual e prostituição de menores

  1. GUMERCINDO SARAIVA

    CHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. Essa prisão e o inquérito se for bem conduzido ( duvido muito ), pode encrencar o nosso Piá de Prédio. É um bom começo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.