12:23Professores decidem acabar com a greve; aulas terão início na quinta-feira

Do Portal da rádio Banda B

A greve dos professores da rede estadual de ensino chegou ao fim na manhã desta segunda-feira (9). A votação em assembleia aconteceu às 11 horas no estádio Vila Capanema e os professores decidiram por voltar às salas de aula, mas prometeram manter o indicativo de greve caso as negociações e as promessas não evoluam. O encerramento da greve aconteceu quando completou  29 dias de paralisação. De acordo com a direção da APP-Sindicato, os dois próximos dias serão usados para que os professores retornem às aulas e se preparem para receber os alunos.

Na última assembleia, que aconteceu na quarta-feira passada (4), a categoria decidiu manter a paralisação. No entanto, em reuniões a portas fechadas neste fim de semana, a APP-Sindicato sinalizou que, do total de 29 núcleos, 25 deles votaram a favor do retorno às salas de aula, que deveria ter acontecido no dia 9 de fevereiro.

Como parte das negociações, os professores prometeram não suspender discussões sobre o recuo da fusão de fundos do Paranaprevidência, já que o Governo do Paraná não vai mais fundir os dois fundos previdenciários, como havia anunciado. Nesta segunda-feira também começa a valer a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), que determina a volta dos professores às salas de aula, sob pena de multa.

Na manhã de sexta-feira(06), integrantes do comando estadual de greve, direção estadual da APP-Sindicato e representantes do governo do Estado participaram, no Tribunal de Justiça do Paraná de uma reunião mediada pelo Desembargador Luiz Mateus de Lima.

Como o governo deu por encerrada as negociações, o diálogo precisou ser reaberto pelo judiciário através de um pedido da APP-Sindicato. Na última assembleia educadores(as) deliberaram que houvesse esse pedido formal. O objetivo foi de que o governo avançasse nas pautas da greve já apresentadas e debatidas em outras três mesas de negociação. Ao final do debate foi elaborado uma carta-compromisso do governo avalizada pelo judiciário em que o governo se compromete com 17 pontos que fazem parte da pauta greve.

O compromisso assumido pela APP-Sindicato foi de levar este documento à apreciação na assembleia de hoje. Aprovada pela maioria, o documento agora segue para homologação no Tribunal de Justiça e a greve é encerrada.

Na negociação até aqui, o Govenro também se comprometeu a pagar o adicional de férias, programado para 31 de março. Além disso, o governo comprometeu-se a pagar os passivos de progressões e promoções até 31 de agosto (para os funcionários) e 31 de outubro (professores). Outro ponto valorizado foi a nomeação de 1.015 pedagogos, na sexta-feira, e a previsão de que ainda esta semana outras 463 pessoas aprovadas no último concurso para professores somem-se às 5.522 nomeadas em janeiro.

Carreata

Com os ônibus que vieram do interior do Paraná para a assembleia, os professores seguirão em carreata até o Centro Cívico , ainda como forma de protesto. Segundo a APP-Sindicato, o acampamento montado em frente ao Palácio Iguaçu está sendo desmontado e até o início da tarde os professores voltarão aos seus municípios.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.