20:23Justiça determina o retorno imediato dos professores às salas de aula

Da Gazeta do Povo

Desembargador determina retorno imediato às aulas

Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 20 mil

O desembargador Luiz Mateus de Lima determinou nesta quarta-feira (04) à tarde o retorno imediato das aulas nas escolas estaduais do Paraná, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento. A decisão do magistrado atende a um pedido do governo do Estado.

O despacho saiu horas depois da realização da assembleia dos professores, que optaram pela manhã por manter a greve. Na decisão, Lima proíbe os grevistas de “vedarem e limitarem, de qualquer modo, os acessos às dependências de quaisquer órgãos públicos estaduais ou de impedirem outros servidores de trabalhar regularmente” e “autoriza-se o uso de força policial, caso necessário”.

O desembargador lembra que o governo estadual “já realizou algumas reuniões com o sindicato” e que “é inegável que houve alguns avanços nas negociações”.

Professores

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Hermes Leão, foi informado pela reportagem sobre a decisão do Judiciário. “Lamentamos e repudiamos profundamente. A nossa indignação é gigante. O Poder Judiciário está cego para as demandas da população. Como é que uma decisão dessa acontece no mesmo dia que conseguimos reunir mais de 20 mil pessoas numa assembleia?”, questiona.

Leão afirma que aguarda a notificação para convocar uma reunião. Ele antecipa, contudo, que o sindicato vai recorrer da decisão. “Como é que alguém pode acreditar que há uma articulação política do sindicato para derrubar governo? Não estamos fazendo greve para derrubar governo. Estamos sem condições estruturais de dar aulas, com pagamentos atrasados”, reforça.

 Executivo

O secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, discorda do posicionamento da APP Sindicato sobre a volta às aulas. “Temos condições de dar início imediatamente às aulas.” Ele admite que demorará alguns dias para que as condições nas escolas possam ser consideradas, mas reforça que não é o governo quem tem culpa na falta de condições citadas pela APP, mas sim a própria situação de greve. “A pauta está concluída e a negociação está esgotada. O fato de eles terem marcado uma assembleia apenas uma semana depois da reunião de negociação demonstra que deixou-se a pauta reivindicatória para se assumir uma pauta política.”

O secretário de Educação, Fernando Xavier Ferreira, por sua vez, não quis fazer uma previsão de quantas escolas devem ter retorno das aulas ainda nessa semana. No entanto, ele acredita que até a semana que vem as aulas tenham sido retomadas totalmente. “O calendário escolar certamente vai ser prejudicado, mas ainda não temos uma definição de que como será feita a reposição das aulas”, disse Ferreira. Ele cita que provavelmente será estabelecido um dia como marco para o início das aulas, para que ao longo do ano o calendário seja unificado. “A recomendação aos pais para os próximos dias é que busquem informações sobre as escolas dos seus filhos.”

 

 

 

Compartilhe

3 ideias sobre “Justiça determina o retorno imediato dos professores às salas de aula

  1. juca

    Bem, se for mantida a liminar e se os professores não querem acatar então que não compareçam àos colégios. Que não tenha aula alguma, mas a greve de vai e vem e tranca o trânsito já encheu o saco. Parecem um bando de zumbis andando de um lado para o outro e muitos que são de fora estão aqui , além da greve, fazendo turismo.

  2. jk

    Esse é o problema do Brasil, poucos apoiam uma manifestação legitima e ainda ficam criticando.
    Por este motivo temos governo medíocre, pois esses eleitores são medíocres.
    Mas uma pergunta esse Desembargador recebe auxilio moradia ?????
    Tem moral para julgar alguma coisa ?????

  3. Diogo Lima

    Segundo as palavras do presidente do Sindicato Hermes ” a justiça esta cega para as demandas da população…” ” reunimos 20 mil”….Oras, com todo respeito…Este sr que se diz professor (procurei algo sobre seu passado, foi militar “progressista (seja la que significa esta coisa), foi militante de sindicato no Mato grosso e só….que aulas que este sr deu? Em que escolas? Noves fora….colocamos 20 mil e a Justiça esta cega para as demandas da população, ora, va plantar batatas, falar estas coisas para os sindicalistas e outros criminosos…Papo picareta e mentiroso! Não, este canalha não fala em nome da população, pois queremos as crianças na escola. Não, o MST não interessa a sociedade, e o simples fato de estarem juntos de mãos dadas precisa ser investigado. E para finalizar…Estes supostos professores(grevistas) deveriam ir da aula nas prisões, pois é la que devem estar, e não sendo responsáveis pela educação dos nossos jovens! Fora bandidos galhofeiros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.