14:19Vai pra cadeia, Battisti!

Do G1

Justiça Federal no DF determina deportação de Cesare Battisti

Juíza tomou decisão ao analisar pedido do Ministério Público Federal. Ela considerou nulo ato que garante permanência do ativista no Brasil.

A juíza federal de Brasília Adverci Rates Mendes de Abreu atendeu pedido do Ministério Público Federal e considerou nulo o ato do governo federal que concedeu permanência no Brasil ao ex-ativista italiano Cesare Battisti. A magistrada determinou que a União inicie o procedimento de deportação para a França ou para o México, países pelos quais ele passou após fugir da Itália e antes de chegar ao Brasil. Na avaliação dela, Battisti está no Brasil em condição irregular.

Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por homicídio quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Em 2004, fugiu para o Brasil e foi preso em 2007. A Itália pediu extradição, e o Supremo concordou, mas destacou que a extradição é competência do presidente da República. O então ex-presidente Luis Inacio Lula da Silva considerou Battisti alvo de perseguição e negou a extradição. O Supremo voltou a discutir o caso, mas considerou que a decisão do presidente tinha que ser respeitada.

A decisão ainda não foi publicada e cabe recurso à própria juíza, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. A defesa informou que ainda não foi intimada da determinação e que, portanto, não começou a correr o prazo para recurso. Eles vão questionar à própria magistrada o que chamam de “vício” da decisão por contrariar entendimentos anteriores do presidente da República e do Supremo.

Para o MPF, o governo federal fez uma “desesperada tentativa” de regularizar a situação de Battisti quando o Conselho de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego concedeu ao ex-ativista autorização de permanência no país. Para a Procuradoria, o ato de concessão foi ilegal porque a legislação proíbe concessão de visto a estrangeiro condenado em outro pais. Por conta disso, pediu a deportação para países de procedência de Battisti depois que fugiu para Itália para o Brasil – México e França.

No processo, a União argumentou que a Procuradoria tenta rediscutir uma decisão tomada pelo presidente e confirmada pelo Supremo.

Para a juíza, o conselho de imigração contrariou a lei ao conceder a permanência. Além disso, ela afirma que não se pode confundir deportação com extradição.  A deportação visa enviar o estrangeiro ao seu país de origem ou procedência no caso  de estar em situação irregular enquanto a extradição tem fins de permitir o cumprimento de uma pena. Ela afirma que a deportação de Battisti não afrontaria a decisão de Lula e nem a do Supremo.

Compartilhe

2 ideias sobre “Vai pra cadeia, Battisti!

  1. leandro

    Vai nada ! Anteriormente houve vários recursos e desaguaram no STF que de forma ensaboada lavou as mãos e deixou a decisão com a Presidência da República. Deu no que deu, o cara está aqui. O ministro da justiça da época era o Tarso Genro e lutou muito para que o “companheiro” ficasse imune aqui no Brasil, diferentemente do tratamento dado aos cubanos ( lembram do Pan Americano no Rio? ) que foram embarcados num avião à noite e devolvidos ao Fidel. Agora teremos outros e vários recursos, que não se sabe quem patrocina as despesas do meliante italiano, mas independente disso, temos também outro ministro da justiça e poderemos ver como será o comportamento dele quanto da Presidente Dilma se o STF mantiver a mesma postura anterior. Não dá para entender como o governo brasileiro adora se chegar junto de verdadeiros lixos que orbitam aqui e aí mundo afora fazendo coisas tipo : Maduro, Evo, Cristina, Fidel, Estado Islâmico ( barbaridade) .

  2. Zangado

    São regurgitamentos que estáo surgindo aqui e ali, pois a podridão que o lulopetismo impôs ao país, mais dias menos dias vai ser colocada para fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.