10:49Sérgio Moro: “Rastrear dinheiro ilegal fatalmente vai levar ao chefe do grupo criminoso”

Da Folha.com

Rastrear o dinheiro ilegal é o caminho para se chegar ao chefe, diz juiz

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações envolvendo a Operação Lava Jato na Justiça Federal no Paraná, disse nesta segunda-feira (2) que a criminalização da lavagem de dinheiro evita que um “político desonesto” ganhe vantagens no mundo “extremamente competitivo” da política e que a investigação deve rastrear o dinheiro ilegal a fim de se chegar ao chefe do grupo.

Moro citou ainda a série de TV “Breaking Bad” para reforçar a tese de que os criminosos sempre procuram especialistas em lavagem de dinheiro para praticar esse tipo de delito.

As declarações foram dadas em uma palestra para alunos de um curso da Escola da Magistratura Federal do Paraná.

Segundo o juiz, a lavagem é “o crime do momento” não só no Brasil e que o assunto precisa ser mais estudado.

Moro chegou a citar a expressão “follow the money” –”siga o dinheiro”, em inglês–, e disse que o crime de lavagem de dinheiro facilita aos investigadores chegar, com provas, ao chefe do grupo, líder geralmente escondido na cadeia criminosa.

“Pessoas que têm funções de chefe, que sujam as mãos de sangue, as mãos de drogas, certamente são os últimos beneficiários da atividade criminosa”, afirmou.

Segundo o juiz, se em outros tipos de atividades ilícitas há dificuldade em vincular os chefes aos atos de seus subordinados, a facilidade é maior no caso de lavagem de dinheiro, “porque fatalmente o dinheiro vai chegar em quem tem poder de controle sobre o grupo criminoso”.

O magistrado, que se especializou no estudo sobre a lavagem de dinheiro, disse que a criminalização dessa prática estabelece uma “barreira entre o mundo do crime e o mundo fora do crime”.

Sem mencionar nenhum caso específico, ele citou como exemplo: “Dentro de um regime democrático, um agente político muitas vezes precisa ganhar apoio popular para suas ideias. E, como normalmente em uma democracia de massas se faz necessário grandes dispêndios para transmitir essas ideias, também um político desonesto dentro do âmbito político tem vantagens que um político honesto não tem”.

Da mesma maneira, disse ele, uma empresa que usa recursos sujos ganha vantagens indevidas de competitividade no mercado. Em novembro do ano passado, o juiz mandou prender altos executivos das maiores empreiteiras do país. Parte continua detida.

Em uma palestra de mais de uma hora, Moro, que não dá declarações à imprensa, abordou ainda o julgamento no Supremo Tribunal Federal da ação penal “vulgarmente chamada de mensalão”.

Ele procurou explicar as diferenças entre as acusações de lavagem de dinheiro contra o ex-deputado João Paulo Cunha e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto, que tiveram resultados de julgamento distintos.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sérgio Moro: “Rastrear dinheiro ilegal fatalmente vai levar ao chefe do grupo criminoso”

  1. João da Silva

    Hum… “Follow the money”? Sem querer questionar o magistrado, mas…. Cadê o pessoal que usou os doleiros( entre eles o conhecido Beto Youssef), e a instituição Banestado, ou seja… cadê o dinheiro? Quem ficou com o dinheiro? Não serve nada o juiz estar tentando fazer um bom trabalho, vir com um excelente ideal, se tem atitudes, e esqueletos no armário. Cadê o dinheiro do Banestado? Cadê os nomes delatados? Cadê os políticos e empresários envolvidos? Ou será que os criminosos daquela época eram de fato somente funcionários do banco( onde a maioria não teve aumento patrimonial algum) e os doleiros? O juiz Brinca com coisa séria, em entrevista recente mostra sua disposição em punir empresários e doleiros e so..l

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.