17:19Rosinha, a Venezuela e a imprensa no Brasil

O Dr. Rosinha (PT), ex-deputado federal que assumiu na quarta-feira passada o cargo de representante geral do Mercosul, disse em entrevista à repórter Isabel Fleck, da Folha de S.Paulo, que se a entidade tiver de analisar o atropelamento e esgarçamento da ordem democrática na Venezuela, também vai ter de avaliar o comportamento da imprensa no Brasil.  Confiram:

É preciso analisar a mídia, diz representante do Mercosul

ISABEL FLECK

Se o Mercosul for analisar uma possível ruptura da ordem democrática na Venezuela, após as prisões de opositores do governo, será preciso também avaliar se a mídia no Brasil está se “comportando democraticamente”.

A opinião é de Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha, que assumiu na quarta (25) como representante-geral do Mercosul, espécie de coordenador do bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Até janeiro, era deputado federal pelo PT-PR.

Ele diz que é a Unasul, entidade que reúne os países sul-americanos, que tem que se posicionar politicamente.

Isso apesar de o Mercosul ter atuado em 2012 para suspender o Paraguai invocando a “cláusula democrática” do bloco, por ruptura democrática. O motivo foi o impeachment que tirou o presidente Fernando Lugo do poder em menos de dois dias.
Folha – Quando houve processo de impeachment no Paraguai, o Mercosul suspendeu o país do bloco por ruptura da ordem democrática. Isso não se aplica à Venezuela agora?
Dr. Rosinha – A minha posição é que a Unasul tem que se reunir e se debruçar sobre esse debate.

Por que não o Mercosul?
Porque na Unasul estão todos os países da América do Sul. Eu não acho que cada país tenha que tomar posições em relação à Venezuela, tampouco o Mercosul. À Unasul, sim, cabe esse papel político. Ela se manifestou sobre Paraguai, Honduras, Bolívia, a crise Equador-Colômbia.

Mas o Mercosul suspendeu o Paraguai em 2012.
Apesar de estar representando os países, não tive nenhuma reunião com o grupo dos chanceleres, não posso falar por eles.

O sr. acredita que os chanceleres devem se reunir para avaliar se houve ruptura?
Desculpe, mas agora eu vou falar a minha posição pessoal: então teria que ser avaliada a mídia no Brasil também. Vamos avaliar a mídia no Brasil, se ela está se comportando democraticamente? E é o ex-deputado Dr. Rosinha que está falando agora. Teria que ser discutida também então a [situação] do Brasil, do Paraguai, da Argentina, a do Uruguai.

O presidente uruguaio José Mujica criticou países do bloco por não estarem empenhados na integração. Há falta de comprometimento?
Meu objetivo é fazer a construção do Mercosul e, se existir dificuldade interna ou na relação bilateral entre países, trabalhar para superá-la.

O recente acordo comercial entre Argentina e China é uma ameaça às relações comerciais no bloco?
Pedi um estudo sobre relações comerciais dos países com a China, mas boa parte da importação e da exportação dentro do bloco se mantém alta.

Compartilhe

5 ideias sobre “Rosinha, a Venezuela e a imprensa no Brasil

  1. olha aí

    Doutor Rosinha foi desistido de ser candidato pois não se reelegeria mais.
    inventou uma doença misteriosa.
    agora como funcionário do Marco aurelio Garcia e seu foro do são paulo mostra que é um oficial de justiça stalinista ou militante do khmer vermelho.
    que pena pros patrocinadores de suas despesas – nós os contribuintes.

  2. Engenheiro Curitibano

    “Chamem o síndico”! como costuma escrever o Zé Beto! Este Dr. Rosinha vive em que planeta? É por estas, e por outras, que o PT não tem futuro no Paraná! Alienação completa!

  3. Beto

    O “dr.” Flor vive nas costas do povo pagador de impostos…
    É Mercosul,…. é Unasul… só para chupinzar…

  4. Franco

    Triste fim de uma pessoa fanatizada pelo lulo-petismo.
    Não se elegeu, nem com o apoio damasquina oficial, pois aqui no Paraná essa maldição chamada petismo não se cria (mas se criam playboys / políticos …Nada pode ser perfeito).
    Agora conseguiu um carguinho na administração e vem cuspindo fragmentos de burrice explícita ou mau-caratismo essencial. De onde já se viu comparar uma posição de estado ( ditadura na Venezuela), com uma suposta posição da sociedade no Brasil (imprensa “antidemocrática”, leia-se desfavorável) ? Só na cabeça de quem ética é algo cauterizado há anos. Esses ateus são piores que fanáticos religiosos…
    Se liga Florisvaldo, deixa essa vida de lacaio secundário de lado. Volte a ser médico que o mundo precisa mais de médicos do que de barbudinhos do foro de São Paulo. Volte a ser útil Florisvaldo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.