8:06Pulando na frigideira

por Helio Schwartsman

O que vai na cabeça de políticos? Qual mecanismo os leva a atitudes que a maioria de nós consideraria irracionais?

Estamos agora diante de dois exemplos intrigantes. A presidente Dilma Rousseff, do PT, e o governador do Paraná, o tucano Beto Richa, disputaram e venceram sua própria sucessão. Até aí, tudo normal. Políticos costumam mesmo concorrer em eleições com a meta de ganhar. Não hesitam muito em mentir, adotar plataformas populistas, apelar ao caixa 2 etc. para lograr esse objetivo.

O problema é que, nestes casos em particular, como ambos estavam no poder, tinham pleno conhecimento da encrenca que os aguardava. Por que, então, se engajaram numa missão quase suicida, com reduzidíssimas chances de fazerem uma boa gestão e com o sério risco de ver suas biografias apequenadas?

A melhor explicação que vislumbro está na noção de autoengano, que alimentou neles a ilusão de que poderiam se sair bem. No modelo proposto pelo biólogo Robert Trivers, nós nos deixamos iludir por nossas fabulações porque essa é a melhor maneira de mentir de modo convincente. Se não consideramos o que dizemos como falsidade, ninguém vai nos apanhar exibindo os sinais de nervosismo típicos de quem mente.

Pode parecer meio infantil, mas os sinais de que a maioria de nós se deixa levar por algum nível de autoengano são ubíquos. Eles são particularmente evidentes em pesquisas, como as que revelam que 87% dos alunos de MBA de Stanford julgam sua performance acadêmica acima da mediana da escola ou que 93% dos americanos acreditam que são motoristas mais hábeis que a média.

O fato de a estratégia ser eficaz, não significa que não produza efeitos colaterais indesejáveis. Como escreveu Steven Pinker, “o autoengano é a mais cruel das motivações, pois ele nos faz sentir bem quando estamos errados e nos encoraja a lutar quando deveríamos nos render”.

*Publicado na Folha de S.Paulo

Compartilhe

Uma ideia sobre “Pulando na frigideira

  1. Zé do Olho

    Pensamento do dia :
    “Usar o Porsche do Eike é fácil, dificil é usar o Ray-Ban do Cerveró”
    Buda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.