14:18O filho não herdou a sabedoria do pai

por Dirceu Pio*

José Richa, pai do atual governador do Paraná, era um sábio da política. Se dependesse dele jamais Álvaro Dias teria chegado ao governo do Paraná, apesar de serem originários da mesma região (Norte do estado), pertencerem ao mesmo partido (PSDB) e terem surgido para a política na mesma época. 
José Richa era daquele naipe de políticos que enxergavam um palmo acima da linha do horizonte; deve ter intuído que seu então jovem conterrâneo não conseguia enxergar nenhum centímetro acima. 
Não houve quem segurasse. Álvaro Dias chegou ao governo em tenra idade, fez uma administração barulhenta e fazia da caça aos corruptos uma perseguição de fazer inveja aos macartistas. Ódio dos corruptos, ódio também dos professores. Foi o primeiro governador a mandar a PM reprimir com violência os professores em greve. A repressão virou uma marca registrada de Álvaro Dias e que o persegue até os dias de hoje.
Quis o destino que o segundo governador a fazer isso—mandar a polícia espancar professores– seria o seu filho, Beto Richa, eleito ao cargo pela segunda vez. Richa, o pai, morreu prematuramente há poucos anos e seu filho toca um segundo mandato meio desgovernado e—pior—sem retrovisor. 
A repressão aos professores é própria dos governos pouco inclinados ao diálogo e que não conseguem fazer uma leitura adequada da sociedade e sua organização; professor é um símbolo—o melhor de que dispomos – da civilização. Merecem eterno respeito pelo que fazem. Nunca tiveram em nossos dias um salário digno. Mandar bater neles ? É sinônimo de barbárie, só isso.

*Dirceu Pio é jornalista e trabalhou em O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil. Atualmente é o titular do blog osobreviventeavc. blogspot. com. br.

Compartilhe

14 ideias sobre “O filho não herdou a sabedoria do pai

  1. Larry de Camargo Vianna Nascimento

    Este cara que escreveu é um tremendo sacana, explique quem mandou bater em quem, e os baderneiros, larápios que subtrairam pertences do povo e que estavam dentro da AL, quem paga? este jornalista que escreveu esta bobagem

  2. Não entendi

    São oriundos – do MDB.
    José Richa foi secretário da Casa Civil de Ney Braga pelo PDC.
    Já Alvaro Dias entrou anos mais tarde no MDB, que recebeu o antigo democrata cristão Richa.
    Errou e feio.

  3. zeca

    o papel, a internet, o microfone, todos aceitam o que lhes é atirado, feito lata de lixo. melhor ler isso do que ser cego, ou analfabeto, não?

  4. Moizes Braz

    Tambem não entendi, perseguir corruptos faz mal para administração de um governador?
    acho que este Sr é do PT, pois como Petista defende os corruptos.

  5. JULIO ZARUCH

    No céu, José Richa e Maurício Fruet devem estar profundamente envergonhados da incompetência de seus filhos.

  6. leandro

    Bateram pouco ! Quem apanhou? Bando de calhordas que invadiram a Assembleia ou os que estavam fomentando os nossos “educadores” .

  7. olha aí

    Alguns funcionarios do extinto IAM foram presos no governo de Alvaro Dias.
    o piupio nao seu um pio nisso.
    E Richa não foi o responsavel com Alvaro Dias do Brasil aqui em Curitiba?

  8. SEXAGENÁRIO

    O jornalista que rabiscou esta matéria poderia ter pesquisado mais sobre os assuntos que tratou, assim poderia ter até 10% de razão.

  9. Sergio Silvestre

    O cara ai em cima não conhecia o turco lento,mais jogava cacheta e dormia do que trabalhava,isso com um cigarro na mão e a outra nas comissões.
    Como nós somos idiotas para endeusar figuras estranhas que passaram pela politica quando o cavalo encilhado qualquer um podia montar.
    José Richa foi um governo de médio pra baixo,anos- luz dum Nei Braga,Paulo Pimentel e o maior de todos Jaime Canet Junior.
    Estranho que não vejo quase ninguém falar nesses grandes governadores.

  10. Ivan Schmidt

    Não houve ordem do governador Alvaro Dias ou do secretário de Segurança Pública para bater em professores… o que pode ter concorrido para o feito foi a exacerbada hostilidade demonstrada pela vanguarda da passeata organizada pela APP Sindicato e, aí sím, o repentino descontrole da PM que jogou bombas de gas lacrimogêneo e usou força física para conter os exaltados. Como em política os valores morais mudam como as nuvens, o então deputado oposicionista Rafael Greca “liderou” a invasão da Assembleia pelos professores. Bradava ele que nada era mais justo, porquanto “a Casa era do povo”! Pode ser tudo ou pode ser nada, como sabiamente ensina o Zebeto…

  11. leandro

    Hummm ! Não sei não, mas tem alguém que está rememorando e bem o Governo do Jayme Canet, será que o intelectual e cientista politico que fala sobre isso lembra que o Canet foi governador biônico e indicado no governo que os “intelectuais” de hoje e do PT como o signatário do comentário em que cita o assunto, nobre morador de Londrina chamam de militar e da ditadura. Esta forma de pensar que cai no descrédito das opiniões desse pessoal, que mudam de opinião fácil e de acôrdo com o momento e conveniência, claro pessoal.

  12. Sergio Silvestre

    Leandrrro,o cara poderia ter sido até parido por barriga hospedeira alienígena,mas foi bom hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.