7:06Lerner sobre o metrô de Curitiba: “Querem vender a Angelina Joulie e entregar a Graça Foster”

Do Blog do JJ

De Jaime Lerner, ontem, em bate-papo com o público no Pátio Batel

– As ideias não vêm de inspiração divina, Surgem da arte do relacionamento. Se as ideias não estão surgindo é sinal de que faltam dados, falta conhecimento, para poder relacionar as coisas. Sempre digo: feed me(preencham-me) de dados. É preciso conhecer muito, da vida, das coisas, da arte, da cultura, do estudo, da leitura, do problema, para poder relacionar as coisas e criar novas coisas, interessantes e eficazes.

– Não tenho censura, nem medo do ridículo, porque gosto de dizer o que penso, sem preocupação de agradar  ou desagradar a alguém. Por isso, não sou de nenhum partido político

– O maior problema da arquitetura, hoje em dia, é que temos mais ego-arquitetos do que eco-arquitetos. Parece um desfile de moda, numa promoção maior de egos do que de eficiência e qualidade de arquitetura. Estão perdendo a noção de valores. Fazem apartamentos de 300 metros quadrados, mais 4 vagas na garagem de  25 metros quadrados cada (além de mais 25 metros quadrados de estacionamento no trabalho). Imaginem em São Paulo, quanta área há para mais de 6 milhões de automóveis! A cidade deve oferecer qualidade de vida, mobilidade, trabalho e lazer para as pessoas, tudo pertinho – não como se desenvolvem as cidades hoje em dia…Existe arquitetura boa e arquitetura ruim, assim como é em todas as atividades humanas

– Quero fazer coisas novas, todos os dias. Chega do que já fiz. Está feito. Quero inovar e eu e minha equipe de 25 profissionais – minha segunda família – trabalhamos para criar o novo. Vejam Curitiba, por exemplo. Possui um sistema de transporte expresso que chegou a transportar 2,6 milhões de pessoas por dia, com ônibus chegando aos pontos de um em um minuto. Hoje já não é assim, porque deixaram o sistema se deteriorar, sem aprimorá-lo. Hoje os ônibus expressos chegam nos pontos a cada 4 ou 5 minutos, as estações tubo se enchem e fica desconfortável para todo mundo. Há alguns anos um jornalista do New York Times veio a Curitiba, para escrever sobre nossos sistema de transporte nas canaletas e a cidade. Eu o recebi em meu apartamento e quando disse que os ônibus paravam de um em um minuto nos pontos, minha falecida mulher, que sempre foi de oposição (risos) disse que duvidava. Fui chamado de mentiroso, na frente do jornalista e mais de 5 milhões de norte-americanos, pelo menos, iriam saber disso. Levei o jornalista e a Fany para a varanda e creiam, os ônibus paravam de 40 em 40 segundos. Naquele dia virei herói em casa, por uns 20 dias.

– A verdade dos fatos é que querem instalar em Curitiba meia linha de metrô, a um custo de 9 bilhões de reais, numa obra que é inviável. Querem trocar um sistema completo por meia linha de metrô…Querem nos vender a Angelina Jolie e entregar a Graça Foster. Metrô era uma boa solução quando foram construídos nas grandes capitais do mundo, há 150 anos, porque era barato enterrar e os trilhos eram a tecnologia da época. O metrô de Londres, que é imenso e completo, transporta 3 milhões de pessoas por dia, nossos ônibus expresso 2,6 milhões, numa cidade menor, a um custo de implantação e de operação infinitamente menor. Claro que tem que melhorar e acredito que Curitiba vai inovar em urbanismo em breve, com uma solução para o transporte urbano  que o mundo todo irá copiar. O que precisamos é aprimorar o sistema sempre, E penso que há soluções usando o traçado ferroviário que Curitiba já tem dentro da cidade,  com soluções elevadas e integrando a Grande Curitiba, Nunca pensar em reduzir a integração metropolitana, como está ocorrendo. Sou amigo do prefeito e do governador, e não creio que eles queiram prejudicar a população que usa o nosso transporte coletivo nas canaletas, hoje chamado de BRT (Bus Rapid Transport)…o BRT de Curitiba, que foi implantado em mais de 300 cidades do mundo, em alguns lugares muito bem, como em Bogotá, Seul e Istambul, em outros nem tanto, mas evoluindo e melhorando com a experiência de cada cidade.

– Para um povo respeitado, com transporte urbano de qualidade, que atenda bem às suas necessidades, a tarifa é uma questão de decisão política. Sou um otimista e estou otimista com o futuro do transporte urbano de Curitiba e região metropolitana – pois uma depende da outra. Não podemos ter medo do simples, como solução para os problemas. Temos que abater a chineladas os vendedores de complexidade. Curitiba é uma cidade de vanguarda, há décadas, e vai continuar sendo. No México vi uma placa que dizia: ‘Mais vale a graça da imperfeição do que a perfeição sem graça’. As cidades existem para serem boas para as pessoas, não, por exemplo, para os carros. Aliás, os carros serão o cigarro do futuro, como eu já afirmei antes. Quem admitiria, há uns 10 anos, que seria proibido fumar em lugares fechados? Pois isso hoje é regra no mundo todo. Não digo que vamos proibir o automóvel, mas vamos, sim, repensar o uso do carro, como para viagens e passeios de final de semana. No dia a dia as pessoas terão que usar o transporte urbano. Não cabem mais carros nas nossas grandes cidades! Vamos ter que mudar a forma de usar. Hoje nossas ruas estão privatizadas pelos carros.

– O que nos inspira, como arquitetos e urbanistas, é que cada lugar tem suas características e problemas e com o que conhecemos sobre o transporte no mundo todo, podemos relacionar as ideias, criando novas soluções para cada caso. Na nossa profissão, o desenho no papel vem antes da obra. Somos profissionais de proposta, por isso é que a Arquitetura é a melhor profissão do mundo.

– A acupuntura urbana  é uma intervenção rápida, focada e eficiente, como é colocar as agulhas em determinada parte do corpo humano para produzir um efeito. A cidade é um corpo imenso e para planejar e fazer tudo leva muito tempo, por isso se pode antecipar ações sendo rápido e focado, como foi com a implantação da primeira rua só para pedestres do mundo, em Curitiba, no centro da capital paranaense, para onde convergia todo o trânsito da cidade. Aquilo foi feito em 72 horas e surtiu um efeito notável em Curitiba. Até os que eram contra aderiram, quando viram que a ideia era e é boa

– O bom da vida é perder a censura e fazer o que gosta de fazer. E se você tiver mesmo muita vontade de fazer alguma coisa inovadora, faça! E arrume um bom advogado.

* Hoje, a partir das 19 horas, Jaime Lerner estará autografando seu novo livro “Quem cria nasce todo dia”, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel.

 

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6 ideias sobre “Lerner sobre o metrô de Curitiba: “Querem vender a Angelina Joulie e entregar a Graça Foster”

  1. Luiz Fernando A. Pereira Jr.

    Ônibus a cada um minuto? A cada quarenta segundos? Moro em Curitiba há 25 anos e não lembro disso.
    O que ocorreu é que Lerner, sua esposa e o americano devem ter olhado pela janela no exato momento em que chegava um comboio de ônibus – o que se sabe não ser incomum: depois de muito atraso, chegam dois ou mais ônibus de uma vez só, apenas comprovando o contrário do que Lerner afirma.

  2. gabriel braga farhat

    Sensacional, adorei o texto e me identifiquei completamente com as ideias e a forma de pensar. É muito bom ler coisa inteligente. Vou comprar o livro hoje mesmo!

  3. leandro

    O Luiz que comentou mora a 25 anos em Curitiba, então ele não sabe como e quando começou o sistema de transporte, que foi em 1974, mais ou menos 16 anos antes dele estar aqui. Outra hipótese é de que ele não usa o transporte e nem sabe como funcionava o sistema que hoje conseguiram acabar por incompetência. Vai se informar e busque conhecer Curitiba como já foi não como é hoje que aí você tem razão.

  4. CARLOS A. NISSEL

    A “nova alternativa inovadora” da equipe do Jaime Lerner será uma espécie de Transcarioca Elétrico, que não atenderá nem metade da demanda da linha Norte-Sul. Vai vender um “Brad Pitt” e entregar um “Nestor Cerveró”.

  5. Zangado

    São poucos ainda no Paraná com capacidade de pensar e pensar bem.
    Nem se fala no âmbito público onde o débâcle administrativo, orçamentário e dos serviços públicos já atingiram o nível mais baixo da Cantareira, atrevo-se a dizer que estaríamos no segundo volume morto.
    O resto é história, mas para Jaime Lerner.

  6. leandro

    O pior de tudo não é nem ser enganado pela compra de um e receber outro, como a Angelina Joulie e Graça Foster ou Brad Pitt e Nestor Cerveró, o fato e concreto é que Nós já recebemos a Dilma que veio do Lula e a coisa ficou do jeitão que está. O mesmo fato ocorre em Curitiba, onde compramos um Fruet e recebemos outro e com a sua equipe a coisa está do jeitão também.

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