20:47Ação das empresas junto a ministro é ‘intolerável’, diz juiz da Lava Jato

da Folha.com

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, afirmou em decisão desta quarta-feira (18) que é “intolerável” a iniciativa de advogados de empreiteiras de se reunirem com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para “obter interferência política” e endossou as críticas feitas pelo ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa ao episódio.

A argumentação foi feita por Moro para justificar uma nova ordem de prisão preventiva contra os empreiteiros Ricardo Pessoa (UTC), Eduardo Hermelino Leite (Camargo Corrêa), Dalton Avancini (Camargo Corrêa) e João Auler (Camargo Corrêa), sob o entendimento de que as empreiteiras têm tentado interferir nas investigações.

Cardozo teve reuniões com advogados da UTC, da Camargo Corrêa e da Odebrecht nos últimos meses, empreiteiras alvo das investigações da Lava Jato. O fato foi criticado por Joaquim Barbosa, que pediu a demissão do ministro. Formalmente, a Polícia Federal, que conduz as investigações da Lava Jato, é subordinada ao ministro.

Moro citou as notícias sobre os encontros de Cardozo para também fazer críticas ao episódio. Afirmou que a prisão dos executivos deve ser discutida “nos autos” e que não há qualquer empecilho para que ele mesmo receba os advogados constituídos, o que, segundo o juiz, ele faz “quase cotidianamente”.

“Intolerável, porém, que emissários dos dirigentes presos e das empreiteiras pretendam discutir o processo judicial e as decisões judiciais com autoridades políticas”, afirmou o juiz. E continuou: “Mais estranho ainda é que participem desse encontros, a fiar-se nas notícias, políticos e advogados sem procuração nos autos das ações penais”.

Moro ressaltou ainda que Cardozo não é responsável pelas investigações, não fazendo diferença reunir-se com ele. “Não socorre os acusados e as empreiteiras o fato da autoridade política em questão ser o ministro da Justiça. Apesar da Polícia Federal, órgão responsável pela investigação, estar vinculada ao ministério, o ministro da Justiça não é o responsável pelas ações de investigações”.

O juiz classificou o episódio de “indevida, embora mal sucedida, tentativa dos acusados e das empreiteiras de obter uma interferência política” e afirmou que Barbosa “bem definiu a questão” ao dizer que, se você é advogado em um processo, deve recorrer ao juiz, “nunca a políticos”.

Moro, porém, evitou criticar diretamente Cardozo, afirmando que não há prova de que ele tenha se disposto a atender às solicitações das empreiteiras. “Sequer é crível que se dispusesse a interferir indevidamente no processo judicial e na regular e imparcial aplicação da Justiça”, escreveu o juiz da Lava Jato.

OUTRO LADO

Advogado da Camargo Corrêa, Celso Sanchez Vilardi afirmou que não se reuniu com o ministro Cardozo, embora sustente que não vê nenhum problema em encontros dessa natureza.

“A discussão não tem o menor cabimento, e tenho a impressão de que estão confundindo as pessoas dos acusados com as dos advogados”, criticou Vilardi.

Advogado Alberto Toron, que representa a UTC, afirma que nunca se reuniu com Cardozo para tratar da Operação Lava Jato, mas, sim, com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Toron classificou o despacho de Moro como truculento.

“Decisão do juiz Moro peca não apenas pela presunção como pela truculência. Em primeiro lugar, é direito dos advogados conversar com quem quiserem, inclusive com o ministro da Justiça. Este, por outro lado, não pode interferir no processo, que tem estrutura própria e é controlado e dirigido pelo poder Judiciário”, argumentou Toron.

O advogado da UTC disse ainda que “causou profunda estranheza a referência a ‘fato superveniente’, que simplesmente não trouxe qualquer repercussão concreta ao processo, que não as declarações do ex-ministro Joaquim Barbosa”.

Toron diz considerar “repugnante” a, segundo ele, tentativa de Moro de imputar “má conduta aos advogados, que tenham agido com extrema correção”, finalizou.

Em nota, Cardozo afirmou que “em nenhum momento” recebeu solicitação de advogados para que criasse obstáculos nas investigações ou para atuar em seu favor em relação a medidas judiciais.

“Caso tivesse recebido qualquer solicitação a respeito, em face da sua imoralidade e manifesta ilegalidade, teria tomado de pronto as medidas apropriadas para punição de tais condutas indevidas”, informou a nota.

Disse ainda que é “dever” do ministro receber advogados no regular exercício da profissão.

A advogada da Odebrecht, Dora Cordani, declarou que não houve “pedido de interferência política” junto a Cardozo.

“A Odebrecht apenas fez valer seu direito de petição. Ao endossar as críticas de Joaquim Barbosa, o juiz Sérgio Moro volta a confirmar seu desprezo pelo exercício pleno da defesa e pela paridade de armas no processo”, disse.

 

Compartilhe

4 ideias sobre “Ação das empresas junto a ministro é ‘intolerável’, diz juiz da Lava Jato

  1. João arruda

    Sempre que leio algum comentário do digníssimo juiz, imagino os petistas e outros bandoleiros da nação rolando de rir, estourando champagne! Sinceramente, este juiz no caso Banestado esqueceu somente de punir quem ficou com o dim dim, punindo doleiros (alo Youseef) e banqueiros! Agora na lava jato, para não deixar o processo sair de suas mãos ( mesmo não tendo competência para julgar políticos), prefere manter o processo aqui, é transformar empresários, doleiros e bagrinhos nos grandes vilões! Sr juiz Moro, os advogados podem fazer o que quiserem para defender seus clientes, tirando ilícitos) o erro no caso foi do ministro da justiça que nunca deveria ter sido nomeado, e agora deve ser chutado! Entendeu?

  2. Sergio Silvestre

    No começo eu até achava que o Juiz Moro ia Pra cima e no final das contas fazer justiça.Depois o tempo foi passando e vejo nele hoje um Joaquim Barbosa piorado,até por que ao menos o Outro batia na mesa e dava um estrimiliques,esse nem isso faz,parece a serviço de uma facção,está repetindo aquele caso das contas cc5 onde bilhões foram lavados e ninguém que eu saiba foi preso ou devolveu o dinheiro.
    Todo esse “ellan”parece que é para inglês ver,a até imagino a Dilma sendo deposta e no outro dia vai pairar uma calma nunca vista no Brasil,a Petrobras vai ser lucrativa,os empreiteiros vão ser perdoados e vão tocar suas obras e o juiz Moro vai se candidatar a uma vaga no congresso,ou pode ser o próximo governador do Paraná.
    Tudo é uma questão de irmandade,e essa que está fora do poder enche a boca dagua com tantas obras e tantas comissões que estão indo para os bolsos dos desafetos politicos.

  3. capitão Caverna

    Logo acontece com o juiz modinha Sergio Moro o que aconteceu com o Joaquinzão.
    Fala..fala..faz teatro e depois pede aposentadoria. Quando o povão pensa que vai mudar algo…tudo fica na mesma….
    Até o próximo escândalo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.