17:29Randolfe Rodrigues embrulha antipacote para implodir aumento da gasolina

Da assessoria de imprensa do senador Randolfe Rodrigues:

Randolfe pede que Congresso suste o aumento da gasolina

O pacote de Dilma caracteriza um ‘confisco’, diz o senador do PSOL

Insatisfeito com o pacote de ajuste fiscal do Governo Dilma, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) embrulha o seu antipacote para anular os aumentos sobre a gasolina e combustíveis.

O senador do Amapá acaba de apresentar ao Congresso um projeto de decreto legislativo que susta o decreto nº 8.395, formulado pelo Palácio do Planalto em 28 de janeiro passado, que aumenta o PIS e a COFINS incidentes sobre a gasolina, diesel, gás e querosene. O antipacote de Randolfe também torna sem efeito outra maldade do Governo Federal, o decreto nº 5.060, que reduz as alíquotas da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre a importação e a venda de petróleo, gás e álcool combustível.

O decreto de janeiro passado, anunciado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, aumentou os combustíveis a partir de fevereiro — mais de R$ 0,22 por litro de gasolina e R$ 0,15 por litro de óleo diesel, pelo aumento do PIS/COFINS. A elevação da CIDE terá efeito a partir do final de abril. “Nos 20 anos do Plano Real (1994 a 2014), o preço médio do dos combustíveis subiu 436,77% e o das tarifas de transporte públicos, absurdos 723,53%, contra uma inflação média (IPCA) de 373,57%”, contabiliza Randolfe Rodrigues.

 

Efeito de confisco

 

“O preço da gasolina no Brasil já é altamente onerado por tributos. Em alguns Estados, a tributação pode superar os 50%, representando nítido confisco sobre os consumidores, que não têm como escapar do consumo de gasolina e óleo diesel, sob pena de verem privado seu direito de ir e vir”, explica o senador do PSOL.

“Aproveitar-se disso para aumentar o arrocho fiscal sobre a classe média e a população mais pobre, enquanto se concedem desonerações tributárias para grandes empresas, representa uma clara utilização de tributo com efeito de confisco, o que viola o Art. 150, inciso IV, da Constituição Federal”, condena Randolfe Rodrigues.

O conceito de ‘confisco’ é, de modo geral, definido pelos juristas como a “criação de uma obrigação tributária que retira injustamente uma parcela substancial da renda do contribuinte, sem a devida retribuição do Estado na forma de serviços públicos”.

O senador Randolfe Rodrigues completa: “É exatamente este o caso, aqui, já que o Governo Dilma promove severos cortes de direitos relacionados à Seguridade Social — como o seguro-desemprego, o abono salarial, as pensões e o auxílio-doença —, ao mesmo tempo em que aumenta a arrecadação do PIS/COFINS que abastece justamente a Seguridade”.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Randolfe Rodrigues embrulha antipacote para implodir aumento da gasolina

  1. Professor Xavier

    Mais um querendo media. Está na moda bater na camarada Dilma. Mas será que ele abre mão das nomeações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.