17:32Lerner propõe projeto alternativo ao metrô de Curitiba

Da assessoria de imprensa do vereador Jorge Bernardi

O ex-prefeito Jaime Lerner, em palestra,  nesta quinta-feira (12), no Rotary Clube de Curitiba, voltou a criticar o projeto do Metrô de Curitiba e apresentou uma proposta alternativas que, com sua equipe, está elaborando para inovar, aperfeiçoar e melhorar a qualidade do sistema de transporte público coletivo da capital paranaense. O ex-prefeito perguntou aos presentes se, eles acreditavam que,  com a crise financeira, que os governos estão enfrentando haverá recursos para que o Metrô possa ser implantado. Perguntou: será que o governo do Paraná tem 1 bilhão de reais para investir no Metrô de Curitiba?

Segundo o ex-prefeito, o novo sistema que ele está propondo, envolverá veículos guiados e movidos a eletricidade e custará cerca de 10 % do valor previsto para o Metrô e vai colocar novamente Curitiba para a vanguarda nos sistema públicos de mobilidade urbana. Lembrou que o atual sistema de transporte coletivo de Curitiba tem sido deteriorado nas últimas gestões  para que se implante aqui o Metrô “um modal de 150 anos atrás e que nunca a cidade terá um rede completa como Londres, Nova Iorque ou Moscou, que levaram décadas para ser implantadas” – disse.

O vereador Jorge Bernardi, que estava presente a reunião do Rotary Curitiba,  foi instigado,  por lideranças que assistiram a palestra, para que a proposta de Jaime Lerner seja debatida com a sociedade Curitiba. Neste sentido, Bernardi já oficializou convite para que o ex-prefeito  apresente o projeto que está elaborando para os vereadores em reunião da Câmara Municipal de Curitiba.  O Rotary Curitiba é presidido pelo médico Jorge Franco, e entre os presentes,  a reunião  estavam  os vice-presidentes da Associação Comercial do Paraná, Glaucio Geara e Airton Hack.

– Como lembrou o ex-prefeito, o sistema de transporte coletivo de Curitiba foi copiado por mais de 300 cidades no mundo. Não podemos endividar a cidade por gerações, com subsídios ao Metrô, como estamos fazendo agora com os ônibus. Esta política de subsidio tem que acabar.  Ela também é uma das responsáveis pela crise financeira que a Prefeitura está passando – disse o vereador.

Bernardi lembrou que a CPI do Transporte Coletivo que presidiu em 2013 apurou uma série de irregularidades, desde fraude na licitação, formação de cartel, apropriação indébita, improbidade administrativa entre outras. Além do  super faturamento de R$ 0,50 na  tarifa , o que representa cerca de R$ 150 milhões a mais que a população paga anualmente para as empresas. Os resultados da CPI, o relatório,  foram encaminhados ao  Ministério Público e ao Poder Executivo que possuem a competência constitucional para agir.

Compartilhe

7 ideias sobre “Lerner propõe projeto alternativo ao metrô de Curitiba

  1. Professor Xavier

    Infelizmente é sempre o mestre, o criador do sistema do transporte coletivo que fez a cidade ser conhecida no mundo todo. E porque sempre ele? Aonde foram se esconder os “urbanistas”, os “planejadores da cidade”? Como os “urbanistas e planejadores da cidade” parece que não tem respostas, volta o velho mestre a ensinar. Sorte a nossa, temos alguém que pode arrumar as soluções que os “urbanistas e planejadores da cidade” não sabem encontrar. Aceite de bom grado as sugestões do mestre, prefeito. Os teus “planejadores” aprenderam pouco nos bancos escolares.

  2. Zangado

    Com razão Lerner, mas quem entende a razão nesse estado tomado pelo personalismo político e não pela eficiência técnica.
    A sociedade tem que tomar partido naquilo que lhe interessa diretamente e não deixar os governantes ir pelo caminho do retrocesso e, não raro, da improbidade pública, vendendo ideias que não são probas, isto é, respeitem a eficaz aplicação do dinheiro público naquilo que vai causa maior benefício e menor custo geral.

  3. Petrukio

    Isso aí beneficia diretamente a Cle(rner)ar Channel, não? Tem alguém querendo que a empresa que lhe dá tanto $$$ continue bem rentável!

  4. cesar

    Curitiba já devia ter iniciado o nosso metro a uns vinte anos atras mas continuamos com nossas linhas de onibús atrapalhando o nosso conturbado transito, que deveriam apenas abastecer as linhas do metro, mas com essa mente pequena e esse edeusamento do nosso sistema de onibus, nada foi feito talvez graças ao apadrinhamento politico das empresas de onibus , que dizem ter prejuízo mas não largam do osso.

  5. juca

    Fica fora dessa Jaime nem entre em qualquer eleição , pois Curitiba, já está totalmente estragada daquilo que foi anos atrás. Hoje o que interessa são as promessas de fazer e depois não acontecer nada. Conseguiram estragar uma das melhores cidades, principalmente nessa atual administração. A cabeça dessa turma que são como dizem neste blog ÇÁBIOS e com a inteligência atrofiada deixaram Curitiba uma cidade igual as outras. Nem mostre qualquer projeto ou ideia, pois o IPPUC já era, não existe mais, a URBAS tem um presidente que parece sempre estar com dor, então não vão entender nada e será perda de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.