7:10Antes de o Carnaval chegar

Os professores e funcionários da rede estadual de ensino marcaram greve geral, por tempo indeterminado, a partir de amanhã, ou seja, no primeiro dia do início do ano letivo. Amanhã a Assembleia Legislativa deverá votar, em regime de urgência, as mensagens enviadas pelo Governo do Paraná na semana passada que deflagram a reação. Entre elas, algumas que ferem o bolso dos grevistas, assim como do funcionalismo público em geral, e outras que deixam o setor ainda mais sucateado, segundo o sindicato dos professores (ler a lista abaixo). A secretaria de Estado respondeu informando que nos últimos anos a categoria recebeu 60% de aumento. A queda de braço promete ser longa e barulhenta nesta semana que antecede o carnaval. A conferir.

– 29 mil professores PSS (contratados temporários) com atrasos de pagamento, sem acertos da rescisão, dispensados no final de janeiro;

– 10 mil funcionários de escola afastados com a promessa de corte de 30% do efetivo. De acordo com o sindicato, as escolas do Paraná carecem de mais funcionários para atender adequadamente os estudantes;

– Não pagamento de 1/3 das férias, o que equivale a cerca de R$ 150 milhões;

– Não pagamento de promoções e progressões de professores e funcionários durante todo o ano de 2014, direito garantido pelos Planos de Carreira dos dois segmentos. A dívida já soma 90 milhões;

– Atraso sistemático no repasse de parcelas do fundo rotativo, utilizado para a manutenção e pequenos reparos nas escolas;

– Atrasos do pagamento de convênios com escolas, entidades da educação especial, escolas itinerantes da reforma agrária;

– Cancelamento da distribuição de aulas feitas em dezembro;

– Retomada de portaria antiga sobre o porte de escola, que reduz horas para direção das escolas, número de pedagogos e pedagogas, funcionários em número insuficiente para manter as escolas em condições de atender adequadamente os estudantes;

– Superlotação de alunos em salas de aulas;

– Cancelamento do processo de eleição dos diretores e diretoras das escolas.

Compartilhe

6 ideias sobre “Antes de o Carnaval chegar

  1. juca

    Porque será que a mentira é uma especialidade de nossos governantes. Quando se candidatam, prometem mundos e fundos e criticam os opositores lançando a culpa nas ações passadas. Não se preocupam em ver a situação das finanças daquilo que irão gerenciar, nenhum dos pós eleitos confessa antes da eleição que a situação é difícil, após começa a ladainha sobre o passado. Hoje e no caso do Paraná e do Brasil, a coisa fica ainda pior, pois os atuais eleitos não tem antecessores para culpar , uma vez que foram eles próprios os eleitos novamente. No governo federal, uma sucessão de enganações e mentiras e uma quebradeira geral, onde agora o cacete com os impostos e modificações das regras na economia estão aí para sacanear o povo. Lembro que este mesmo povo elegeu a Dilma e foi conquistado com promessas absurdas e com facilidade de crédito que agora estão estourando na cabeça de todos. Isso tudo sem contar com o problema da Petrobrás. No Paraná, trouxeram um sujeito da Bahia para comer tanto a população como os funcionários no caldeirão de um vatapá, daqueles bem quente. apimentado, colocando em prática a máxima de que “pimenta no… dos outros é refresco”. Já a algum tempo o governo do estado vem dando o calote em vários segmentos de fornecedores e agora chega a vez de dar o calote no funcionalismo com as medidas propostas. Calote na policia, calote nos professores, calote nos demais funcionários e também o calote na previdência e nos aposentados e pensionistas que ao tempo verão as consequências da rapinagem não fundo da previdência, tanto no previdenciário como no financeiro ( que é onde a coruja que o governo quer dorme). Na prefeitura já a dois anos uma choradeira total e atrasos para todos os fornecedores e a preocupação orbita em torno dos funcionários, pois na saúde a coisa já começou, e em outros setores a imagem do prefeito é de puro descaso , até parecendo de que é como aquilo que o Vampeta falava ” ..eles fingem que nos pagam e nós fingimos que jogamos..”, pois a má vontade dos funcionários em atender o público é evidente. A coisa já se arrasta pelos 2 anos e agora vai se acentuar com a situação do transporte.
    Com tudo isso o melhor mesmo seria as reformas, mas não falo da política mas sim das pessoas, da mentalidade, ter gente capacitada nos governos, fechar para balanço e reinventar tudo. Quem sabe estão esperando que alguém lá em Portugal venha de caravela novamente e redescubra o Brasil e não cometa os mesmo erros que fizeram ao longo desses 515 anos o pais ficar assim e tenha uma nação, tenha um território e tenha um estado , pois hoje dá a impressão que temos somente uma nação, o povo.

  2. engenheiro curitibano

    Prezado Zé Beto, sou leitor assíduo deste inteligente blog. Escrevo para alertar a todo a a sociedade que uma das medidas propostas pelo governador Beto Richa, fere de morte a Paraná Previdência, comprometendo a aposentadoria de milhares de funcionários públicos. O eng. Renato Follador descreve com precisão, na Gazeta deste domingo, o desastre que significa esta medida tresloucada. Não se pode aceitar isso! Este é um avanço que conquistamos com o ex-governador Jaime Lerner, e não abriremos mão dele!

  3. toledo

    Tá aí o Piá de Prédio. Um grande trabalhador e de inteligencia privilegiada. Mas o Povo o elegeu no primeiro turno. O Leandro do Batel foi um dos cabos eleitorais no comitê do Patio Batel. Eles são amigos dos bailes do Curitibano.

  4. Sergio Fonseca de Paula

    Eliminar a poupança de aposentados e pensionistas – e dos funcionários da ativa, Beto Richa terá uma mácula irreversivel, inclusive como político.
    Mata a Paranaprevidencia e a principalmente a esperança de um enorme contingente de pessoas.
    De qualquer forma, vale uma constatação: qualquer que seja o desfecho deste caso , rejeitando ou aprovando a medida, a mácula de Beto acontecerá.
    E ele, creio, ainda não sabe isto.
    Mas com o tempo, também, deixará muitas marcas na vida futura deste rapaz

  5. Sergio Silvestre

    Eleitor esperto é aquele que não vai na onda de um queixo bem escanhoado e um sorriso colgate.
    Eleitor muar é aquele que acha seu candidato bonito acredita em todas suas mentiras e ainda sataniza os bons candidatos.
    Candidato esperto é aquele que filtra as noticias,que não vai na onda dos profissionais da politica,que não embarca em canoas furadas,como por exemplo esse sangramento do governo por causa da corrupção da Petrobras.
    Eleitor muar é aquele que pensa que só agora é que começaram a corromper,que essas grandes construtoras só começaram a dar dinheiro para o pt e que o dinheiro para as campanhas milionarias dos outros cai do ceu como um “MANAH”
    Cheguei a seguinte conclusão com meus colegas de blog;Eleitor esperto foi eu e o Tolado que não embarcamos nessa canoa furada,eleitores muares tem ai para todos os gostos ,o distinto blogueiro,Juca,Leandro,Fausto,Smith,Xavier etcetcetc por que o cara fez quase 70% em Curitiba.

  6. leandro

    O Toledo não fala que o quem ele chama de “mamona” contribuiu muito na quebradeira que hoje está aí. No Paraná Previdência o “mamona” deixou de contribuir a parte que toca ao estado. Claro que o Beto está errado e pisando na bola, mas há também o forte componente do governo federal que está ajudando a quebras o país. A propósito do Curitibano, eu como ganho bem continuo frequentando aquele clube e a você vai para o bailão da Noca ver se consegue alguma coisa além de ter que pagar a conta da água e da luz e todos os impostos em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.