12:59Uma história a ser contada

A história de José Eduardo de Andrade Vieira está aí para ser contada. O signatário trabalhou em sua campanha para o Senado, em 1990 e, mais tarde, repórter da sucursal da Folha de Londrina, então o melhor do Paraná. O “Zé do Chapéu” apareceu com a tragédia da morte dos dois irmãos que dirigiam o Bamerindus, que chegou a ser o terceiro maior banco privado do país. Ele assumiu o comando da instituição criada pelo seu pai, Avelino Vieira. A aventura política parece ter aberto as portas do precipício para ele. Sim, ele venceu a eleição, foi ministro três vezes, mas perdeu o banco. Comprou a Folha de Londrina e, coincidência ou não, o jornal perdeu musculatura e importância. Nos últimos anos ficava mais na fazenda. Era casca grossa, parecia ser arrogante, mas ninguém pode dizer que não era determinado. Fez história, mesmo que, por enquanto, só tenha ficado à tona a parte dos fracassos. O escritor Ignácio de Loyola Brandão escreveu sob encomenda a história de Avelino Vieira, um vencedor abriu um banco em Tomazina e este chegou a ter agências em Nova York e na Europa. Aguarda-se quem vai contar a verdadeira história do Zé, que virou “do chapéu” por conta da campanha de marketing para torná-lo senador. Campanha, aliás, reconhecida como uma das mais incríveis da história das eleições do país, pois o banqueiro virou homem do povo graças a ela. Amém.

Compartilhe

4 ideias sobre “Uma história a ser contada

  1. Sergio Silvestre

    Convivi com o Zé Eduardo aqui em Londrina onde descia para tomar café na lanchonete Vila Rica depois de ter dormido na redação do Jornal.
    Era um homem rude,de poucas palavras e eu nem sei como virou politico,mas de uma coisa eu sei,foi traído como muitos pelo Fernando Henrique Cardoso,até por não ser um da turma da Avenida Paulista.
    Viveu seus dias resignado e com a sensação de derrotado,talvez isso tenha abreviado sua morte.

  2. TOLEDO

    Silvestre, ele era um pouco bem arrogante. Convivi um pouco com aquele que morreu de infarto em S.Paulo., que era humilde. Lembro do Carvalhinho shopinzando o Zé do Chapeu !!! Mas ele colheu um pouco do que plantou ? A irmã Maria Cristina dizia isso. Esta rico mas infeliz !!! Ele já embarcou ??

  3. Cida Borghetti

    “O Paraná perdeu hoje um dos seus filhos mais autênticos e um homem que teve um papel decisivo na nossa economia e na política local. José Eduardo, que além da presidência do grupo Bamerindus, um dos maiores do País, foi Senador e ministro da Indústria e Comércio e Agricultura, sempre lutou para fortalecer e desenvolver nosso Estado. Foi um paranaense que nos deixou o exemplo da dedicação ao trabalho como força do crescimento do Estado e do País. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos.” , Cida Borghetti, vice-governadora do Estado

  4. Sergio Silvestre

    De uma coisa eu sei,os políticos paranaenses deveriam ter dado seu valor merecido em vida,mas parece que o esqueceram nestes últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.