8:04‘Agrega valor?’ Califórnia já tem PIB maior que o Brasil

por Geraldo Samor, no blog “Veja MERCADOS”:

A Califórnia — que tem Hollywood, a Apple e a Disney — já ultrapassou o Brasil — que tem a Petrobrás, a Vale e a soja — como a sétima economia do mundo.

É só fazer as contas.

O PIB da Califórnia foi de 2,20 trilhões de dólares em 2013 (os dados de 2014 ainda não saíram).

Pelos dados do Banco Central, até novembro de 2014 o PIB brasileiro acumulado em 12 meses era de 5,1 trilhões de reais, ou 2,04 trilhões de dólares (usando um câmbio benevolente de 2,50), portanto menor que o PIB da Califórnia um ano antes.

Anos de crescimento robusto lá, e fraquejante aqui, fizeram a diferença — além, claro, da desvalorização do real.

Entre 2011 e 2013, a economia da Califórnia cresceu uma média de 4,1% ao ano. Já no Brasil, a média de crescimento naquele triênio foi de 2% ao ano.

Numa entrevisa com a Bloomberg, o Governador da Califórnia, Jerry Brown, ainda pôs o dedo na ferida: “Países ricos em recursos naturais tradicionalmente estão sujeitos a ciclos de crescimento e contração. Nós não somos dependentes de apenas um setor ou recurso.

Compartilhe

Uma ideia sobre “‘Agrega valor?’ Califórnia já tem PIB maior que o Brasil

  1. leandro

    Esta notícia deve causar no mínimo uma sensação de “imbecilidade ” ao Lula pois quando ele afirmava aos quatro cantos que o Brasil era o melhor, o maior e coisa e tal e que estávamos emprestanto dinheiro ao FMI e que a economia americana estava em decadência. Substimou como um ato de burrice e não conhecimento a capacidade dos americanos de recuperarem sua economia e vejam que somente um dos 55 estados supera o PIB do Brasil. O que fazer agora. Nada, somente esperarmos que o Obama nos de uma verdadeira banana e ficarmos paparicando os Maduros da vida, os Evo Morales, Cristina Kissiner e entendendo o Estado Islâmico. Enquanto isso acontece, nós continuaremos pagando as contas mal feitas no governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.