11:56A Rua XV em discussão

Do enviado especial

O secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, e o vereador Helio Wirbiski (PPS) estão se reunindo para discutir ideias para revitalizar e  melhorar o uso da Rua XV, o primeiro calçadão do Brasil e palco de diversas manifestações políticas e culturais importantes. Entre elas, o primeiro comício das Diretas Já, em 12 de janeiro de 1984. 
 
O vereador já havia recebido reclamações dos comerciantes da Rua das Flores durante um encontro da Associação de Bares e Similares (Abrabar). Eles alegam que o local fica abandonado e virou reduto de marginais a partir das 19 horas.  O colunista Cid Destefani faz um relato semelhante na Gazeta do Povo de domingo, no espaço Nostalgia.  
 
Algumas ideias em discussão são aumento no policiamento e vigilância, mudanças no uso de mesas e cadeias, criação de feiras permanentes de gastronomia, literatura e cultura, além da ampliação do horário de funcionamento dos bares, restaurantes e lanchonetes, que passariam ficar abertos até mais tarde.

Compartilhe

2 ideias sobre “A Rua XV em discussão

  1. GUMERCINDO SARAIVA

    A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE.
    Vamos acreditar mais uma vez. Qualquer coisa que se faça para melhorar o quadro de decadência da Rua das Flores, notadamente no trecho Mal. Floriano-Monsenhor Celso é válido. As marquises do Plano Agache viraram “hotéis ” dos moradores de rua, que guardam suas cobertas nas caixas da Copel, fazem suas necessidades nos ” cantinhos ” e pela manhã os lojistas limpam e odor fica o dia todo.
    A IDÉIA É BOA. Há que ter a participação do comércio local, caso contrário nada vai a frente.
    A Prefeitura poderia arrumar o calçamento que está parecendo pista do estado islâmico. Sai barato, caro Burgomestre. Os imóveis poderiam ter novas pintura com redução do IPTU…. coisas desse gênero. Tem que ser algo ambicioso, caso contrário, o que se fizer acaba sendo o ” máximo “.
    Está na hora do paranaense esquecer seus governantes estadual e municipal e nós mesmos fazermos as coisas. Esse time de governantes é uma merda.

  2. Professor Xavier

    Dilatar o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes não vai resolver nada. Eu, por exemplo, não circulo pela XV à noite nem que seja pago, só dá nóia, morador de rua e malacos e malacas, um verdadeiro freak show. Como odeio ter que andar sempre olhando para trás para saber que não estou sendo seguido, pela XV é que não ando. Toda tentativa é válida, mas esta é pura perda de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.