18:49Leopoldo Federico, adeus

Da Folha.com

Morre aos 87 anos Leopoldo Federico, grande nome do tango argentino

O bandoneonista e diretor de orquestra Leopoldo Federico, um dos maiores nomes do tango argentino, morreu na manhã deste domingo (dia 28) em Buenos Aires, aos 87 anos, informou a Associação Argentina de Intérpretes (AADI) em comunicado. A causa da morte não foi ainda divulgada.

O músico, que presidia a AADI, estava internado em um hospital da capital argentina.

O bandoneón é um instrumento musical inventado na Alemanha, semelhante a um acordeão. Começou a desembarcar na Argentina no final do século 19 e tornou-se um símbolo do tango.

Federico começou a tocar ainda adolescente. Aos 17 anos se apresentava profissionalmente em clubes e boates.

Em 1958, fundou sua própria orquestra. Entre suas composições de mais destaque estão “Que me juzgue Dios”, “Cabulero” e “Al galope”.

Federico foi um dos músicos convidados do documentário “Café dos Maestros” (2008), dirigido por Miguel Kohan. A produção foi exibida no Festival de Cinema de Berlim.

Ao longo de sua carreira, recebeu várias prêmios, entre eles dois Grammys Latinos. O músico foi declarado cidadão ilustre de Buenos Aires em 2002. 

Há dois anos, ao receber uma homenagem, relembrou os músicos com os quais trabalhou.

“A verdade é que sempre estive do lado de pessoas que me ensinaram muito. Tocar com Horacio Salgán foi um presente do destino. Piazzolla foi insuperável. Queria começar tudo de novo e fazer as mesmas coisas.”

Em 2009, em entrevista à Folha, descreveu que o bandoneón “parece um ser humano”.

“O bandoneón respira e é um instrumento dotado de um grande mistério. Quando alguém abre esse fole, parece que está sentindo um coração bater. O mesmo instrumento soa de maneira distinta de acordo com quem o toca. O meu vai soar diferente se for tocado por outro músico, porque ele responde à sensibilidade de quem toca. O bandoneón não é feito de carne e osso, mas parece um ser humano.”

 

Uma ideia sobre “Leopoldo Federico, adeus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>