8:59As últimas de Pindorama

por Célio Heitor Guimarães

  1. A companheira-presidente encontra-se na Base Naval de Aratu, próximo a Salvador, na Bahia, curtindo período de descanso com a família. Por família entenda-se a mãe, a filha, o genro, o netinho e uma tia mais ou menos idosa. Ela, a “presidenta”, já teve as suas diferenças com os milicos, mas isso é coisa do passado. Agora, ela anda “assim” com as Forças Armadas. Tanto que tem sido, costumeiramente, hóspede da Marinha brasileira. E aceita o mimo de bom grado. Em Aratu, protegida por terra, mar e ar, sente-se em casa e longe dos problemas nacionais. Sabe como é: o sol baiano, água quentinha, refresco de coco, uma redinha, aquela lombeira…
  1. Antes de ir, porém, Dilma deu umas pinceladas no quadro de ministérios que vem pintando. Quem já viu a obra garante que está igual ao do primeiro mandato. Ou pior. A boa notícia é que o comunista Aldo Rebelo, “o ministro da Copa”, vai deixar o ministério do Esporte. A má é que, em seu lugar, a “presidenta” inventou um tal de George Hilton… Não se assuste, grande Zé: ele não foi importado de Miami nem de Cuba; é baiano de Alagoinhas, com base eleitoral em Minas Gerais, onde é radialista, apresentador de televisão e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Macedo. O que o preclaro entende de esporte não se sabe, mas caberá a ele supervisionar as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, se se aguentar no cargo até lá. Sabe-se dele, porém, que, nos idos de 2005, o futuro ministro foi flagrado pela Polícia Federal no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, carregando onze malas de dinheiro, que ele identificou como “doações dos fiéis do sul de Minas e do Triângulo Mineiro”. Fazia parte, então, do PFL, do qual acabou sendo expulso.
  1. Outro ministro já escolhido se encarregará da educação nacional. É um tal de Cid Gomes. Você, que tem raízes nordestinas e o irmão Ricardo na trincheira do agreste alagoano, sabe quem é? Que instrumento toca, de que qualificação dispõe, quais trabalhos já realizou no campo da educação? Desculpe a ignorância desta pobre lapeano, mas eu não sei. Já tive alguma notícia de um Cid Gomes, um cearense de Sobral, irmão de Ciro, um ex-candidato a presidente, mas não deve ser o mesmo. Aquele, quando governador do Ceará, tirou uns dias de férias e viajou em segredo à Europa, em um jatinho particular fretado, levando junto a primeira-dama, a sogra e dois secretários com suas respectivas mulheres. A despesa, de R$ 388.500, foi paga pelos cearenses.
  1. Aquele Ciro, que me recuso a acreditar que seja o futuro ministro da Educação da “companheira-presidenta”, ainda quando governava o Ceará, ante um protesto dos professores por melhores salários, saiu-se com essa pérola: “Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”.

Alguém aí  acredita que a nossa Dilma, tão ciosa de suas responsabilidades e que já anunciou pretender dar prioridade à educação nacional, com um ensino público de qualidade, neste segundo mandato, seria capaz de entregar a pasta do ensino e da civilidade àquele cidadão?

Compartilhe

2 ideias sobre “As últimas de Pindorama

  1. Sergio Silvestre

    Se for levar a ferro e fogo tudo que acontece entre quatro paredes,os brasileiros não teriam ninguém com os atributos de santo para ser qualquer autoridade no Brasil.
    Só para clarear,o ministro da fazenda do ITAMAR FRANCO não sabia o que significava cara-coroa,pois nem conhecia moeda e tinha um ministro das minas e energia que tinha muita energia e dava nossas minas para gringos em troca de propina
    Então meu irmão,se correr o bicho pega,se ficar o bicho come,vamos andar com um tubo de hipoglós no bolso e salve-se quem puder.

  2. TOLEDO

    Silvestre, não esqueça do mertiolate, de cortar as unhas e arrumar um puxa saco amigo para assoprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.