8:17Gleisi se despede de Sarney

Discurso da senadora Gleisi Hoffmann (PT) na despedida de José Sarney da vida política:

V. Exª é muito querido aqui entre seus pares. Queria fazer uma saudação muito carinhosa a V. Exª, mas sobretudo uma saudação de respeito e de consideração ao político sem o qual não se pode contar a história recente deste País. V. Exª foi muito importante para a conquista e para a consolidação da democracia, um estadista, como já disseram aqui. Num momento difícil, V. Exª, com firmeza, com tranquilidade, com muita paciência, conduziu nosso País, fazendo com que o Brasil pudesse alcançar uma maturidade democrática. Não podia deixar de expressar meu reconhecimento. Já havia falado uma vez a V. Exª que, lendo o livro da Regina Echeverria sobre sua biografia, fiquei emocionada quando ela relata a parte em que V. Exª deixa o Palácio do Planalto, desce pela rampa e encontra o povo, que, ao contrário do que V. Exª pensava, aplaude-o e cumprimenta-o. Então, queremos também dar-lhe os aplausos e cumprimentá-lo. Na semana passada, coincidentemente, eu conversava com meu colega de bancada, senador Roberto Requião, e ele me disse que se preparava para fazer um discurso, quando assumiu o Senado, contraditando V. Exª, criticando-o. E uma semana antes, caiu nas mãos dele um de seus livros, um dos seus romances, Saraminda. Ele disse:

“Eu comecei a ler o livro do Sarney à noite e passei a madrugada inteira lendo. Fiquei encantado pela beleza da descrição do romance, pela boa escrita. E o discurso que fiz, no dia seguinte, foi elogiando o grande escritor José Sarney”.

Então, eu queria lhe deixar o meu abraço, o meu respeito, o carinho, Presidente, agradecer a sua convivência e, sobretudo, a paciência que teve para comigo, não só aqui no Senado, mas também na Casa Civil da Presidência da República. Muito obrigada.

 

Compartilhe

11 ideias sobre “Gleisi se despede de Sarney

  1. Matusalem

    Morro e não vejo tudo! Que discurso deslocado e falso hein? Que leitura histórica mais rasa e superficial! Que puxasaquismo besta! Parabéns senadora por confirmar tudo que se espera de Vossa Excelência : nada!!!

  2. leandro

    Bando de caras e pau, hipocrisia total, quem viu e ouviu o que Lula, líder máster do PT falou do Sarney e de Roseane a uns tempos atrás não deve e não pode acreditar que alguém do PT possa tecer elogios ao ex Presidente. Também quando Sarney era do partido PDS, Arena todos esses petistas o execravam , ora, agora leem livros, fazem homenagens . Isso não é incomum, lá um discute com o outro e na hora do compromisso partidário são eternos aliados. Gostaria de saber se o Sarney não fosse aliado ao PT como seria a manifestação da nossa “brilhante” senadora.

  3. Cidadão

    O Estado do Maranhão é o menor IDH do Brasil, o mais pobres, o mais lascado, escândalos e mega golpes no dinheiro público, famílias inteiras com o mando político, os sarney, atrasando tudo que se pode fazer naquele estado. A cena da votação fala por si, com broche da Dilma votando no Aécio. E a foto do carro sacudido por manifestantes na entrada do Congresso, com Sarney com cara de chuchu – genial.
    Tem razão senadora de chorar a saída dele do Senado, chore e encharque seus lencinhos de seda chinesa.

  4. Tanso

    Se ela falou tudo isso mesmo é a prova de que esse congresso é um liquidificador de almas. Se já não bastassem todos os malfeitos perpetrados pelo casal de ex-ministros, ainda se sujeitar a fazer um elogio vazio como esse à uma das figuras mais canalhas, corruptas e venais da política brasileira.
    A política partidária é só podridão.

  5. juca

    Nem vou falar “morro e não vejo tudo” porque por isso não mereço morrer, mas, depois desses elogios da Geisi e do Requião ao Sarney, além de estranhos, poderíamos dizer que ambos são SARNEyNTOS, chega a dar coceira em todos nós que lembramos do que falavam do Ribamar.

  6. Só para constar

    Geisi.
    Geisi, geisi, não se emenda não?
    Que discursinho furreba.
    Que conversa de cerca lourenço!
    E ainda entrega o Requião desmiolado e puxa saco no conjunto da obra.

  7. Sergio Silvestre

    Então,não gosto do Sarney mas a hipocrisia do Brasileiro é de fazer rir.Logo depois do plano funaro as donas de casa eram as fiscais do Sarney,onde o distinto ia era aplaudido,pesquisas davam 84% de aprovação e hoje muitos que aplaudiam esbravejam.Se o Sarnei ferrou seu estado problema de quem votou nele equi,vão continuar aplaudindo o governador ?????????????

  8. Peter Zero

    Alguém aí me acode, não deve ser o mesmo Sarney que conhecemos. Se for só me resta lamentar, oremos.

  9. Luiz Afonso Miguel

    Os mesmos que criticam o Sarney são os “baba ovo” do nosso queridinho governador reeleito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.