9:43Apertem os cintos, a presidente sumiu!

Do blog de Josias de Souza no UOL

A dezoito dias do recomeço, o governo enfrenta um enorme problema. A encrenca tem nome e sobrenome. Muitos chamam de Graça Foster. Se estivessem corretos, a solução exigiria um simples movimento de mão. E custaria a tinta da esferográfica e a folha do ato de exoneração. Mas estão enganados. Chama-se Dilma Rousseff o problema do governo.

Acaba de ser reconduzida à poltrona de presidente da República como solução dos 54 milhões de brasileiros que a elegeram. Porém, quando se imaginava que fosse dirigir os rumos do país nesta ou naquela direção, a Dilma resoluta da campanha, 100% feita de João Santana, sumiu. Por pressão, não por opção, Graça logo passará. O problema, não.

No futuro, quando puder falar sobre os dias atuais sem uma camada de óleo a turvar-lhe a vista, a história dirá que o Brasil atravessou mais um desses momentos de transição que fazem a nação evoluir, ainda que aos trancos. Pouca gente notou, mas estão em curso transformações profundas.

A Petrobras, como se sabe, afunda. E junto com ela podem ir a pique:

1. O presidencialismo de cooptação, que submete estatais e repartições públicas à pirataria partidária.

2. O modelo de contratação de serviços e obras públicas, baseado no critério único do ‘quanto eu levo nisso?’

3. As velhas desculpas esfarrapadas —como “eu não sabia”, “doa a quem doer” e “cortar na própria carne”.

Com dezenas de parlamentares imersos em óleo queimado, o Legislativo está prestes a virar delegacia de política. O Judiciário, já entupido de processos, se manterá ocupado tentando converter crimes em castigos. Se sua capacidade de liderança não fosse invisível a olho nu, Dilma poderia governar o processo de mudanças. Inerte, é desgovernada pelos acontecimentos.

Em 26 de outubro, depois de contados os votos do segundo turno, Dilma leu seu último discurso sob a supervisão de João Santana. “Algumas vezes na história, os resultados apertados produziram mudanças mais fortes e rápidas do que as vitórias amplas”, disse a reeleita. Hoje, Dilma conspira contra a mudança. Faz isso ao renegociar a partilha dos cofres do seu governo com os partidos de sempre. Que imaginam ser possível manter o melado escorrendo por mais quatro anos.

Aquela Dilma do dia da vitória também disse: “Essa presidente está disposta ao diálogo, e esse é meu primeiro compromisso no segundo mandato: o diálogo.” A Dilma de hoje não conversa nem com o espelho. Só fala com Lula, que já foi recebido no Alvorada três vezes em menos de dois meses. É muito mais do que os ministros, alguns há mais um ano sem uma audiência com a chefa.

“Quero ser uma presidenta muito melhor do que fui até agora”, declarou ainda a Dilma de 48 dias atrás. “Quero ser uma pessoa muito melhor. Esse sentimento de superação não deve apenas impulsionar o governo e a minha pessoa, mas toda a nação.” Na bica de tomar posse, a Dilma atual nunca foi tão Dilma. Foge da conjuntura à maneira do avestruz. Enfia a cabeça nos baixios de sua autoestima. E vira a página. Para trás.

A contragosto, Dilma cede nacos do seu poder declinante para Joaquim Levy. E reza para que a lama não impeça a ortodoxia do novo ministro da Fazenda de consertar os erros do primeiro mandato e recriar aquele ambiente de rigor fiscal de 2003, primeiro ano de Lula.

Em condições normais, o segundo reinado de Dilma seria duro. Sob atmosfera de derretimento moral, com os delatores suando o dedo; com jovens procuradores procurando; com o juiz Sérgio Moro julgando; com os aliados na fila do cadafalso; com tudo isso, Dilma 2ª tormou-se um caso único: reeleita, ficou menor do que era. Tão pequena que some no meio da crise.

Compartilhe

7 ideias sobre “Apertem os cintos, a presidente sumiu!

  1. leandro

    Análise perfeita do Josias de Souza. Ontem mesmo deu para constatar que isso está acontecendo. A Presidente ao ser indagada após uma solenidade sobre os atuais problemas, ela não teve auela firmeza ou arrogância que sempre apresentou, fugiu das perguntas, dos repórteres, do público e das câmeras, simplesmente de um “beijinho” , irônico e só faltou colocar uma toalha na cabeça para ninguém saber quem era aquela pessoa.
    O que está acontecendo , por exemplo, com a indicação ou o convite para compor o ministério, é o receio de quem for convidado esteja no “rolo” da Petrobrás. É a mais ou menos como o convite para uma festa, o anfitrião fica com receio de convidar ou a vizinha com medo de que a sua mulher descubra que os dois já tiveram um caso amoroso, aí não convida, não tem festa.

  2. Professor Xavier

    O grande problema da companheira, talvez o único, é que ela podia ter aprendido com o 51, tempo para isto teve e de sobra. Agora se faz de morta, de surda e de cega, até de meio boba, “não sei o que está acontecendo”. Não sabe ou se recusa a saber, a admitir que sempre soube. E vamos começar um governo com cara de fim de festa.

  3. Toledo

    Zé, você esta praticando bullying contra os fieis admiradores do regime cubano. Isso dá processo, vou escrever para o Moro ( aquele do Coxa que é Poodle) denunciando.

  4. Zé Beto Autor do post

    eu???? quéisso, toledo? já escrevi aqui que sou anarquista conservador, coisa que nem sabia, mas li o rótulo em algum lugar. portanto, sou contra qualquer lado, mas de leve, porque não gosto de quebrar a louça. hihihihihi. abraço. saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.