8:03O combate à corrupção, segundo Zeca Dirceu

O deputado federal Zeca Dirceu (PT), paranaense filho do ex-ministro José Dirceu, que foi julgado e condenado pelo STF como chefe da quadrilha do Mensalão, subiu à tribuna da Câmara para cometer o seguinte discurso sobre corrupção. Em tempo: na votação para a cassação de André Vargas, ele não estava presente no plenário. Pode ser tudo. Pode ser nada. Confiram:

… Ontem foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, e a corrupção, um tema tão debatido aqui nesta Casa de leis e tão explorado pelos veículos de comunicação, merece, sim, um pronunciamento e uma reflexão nesta semana.

Quero destacar aqui a grande diferença deste momento por que passa o nosso País. No passado, nadase investigava, nenhuma denúncia era apurada, ninguém jamais era sequer julgado, quanto mais punido. O Brasil vive sob o Governo da Presidenta Dilma, e também foi assim sob o Governo do Presidente Lula, um novo momento.

A corrupção continua existindo e causa um mal enorme ao País, mas, diferentemente do passado, hoje tudo se investiga. Todo tipo de denúncia — muitas vezes, denúncias infundadas —, principalmente as denúncias com fundamento são apuradas. Condenações muitas vezes injustas e outras vezes justas têm ocorrido. Ou seja, o Brasil está sendo passado a limpo.

A corrupção está sendo combatida como nunca no nosso País. Nós haveremos, sim, de avançar cada vez mais nessa luta, que não pode ser apenas uma luta partidária, que não pode ser apenas uma luta de um único Governo.

Tem que ser cada vez mais uma luta de toda a sociedade, para que, a partir de movimentos das entidades organizadas do País, a partir de movimentos daqueles que querem realmente mudar a política, a partir de movimentos daqueles que querem ver cada vez menos a corrupção sendo um grande mal para o País, nós possamos avançar naquilo que é essencial.

E quero dizer aqui que considero essencial a reforma política, uma reforma política que tenha, principalmente, um foco muito claro no que diz respeito ao financiamento das campanhas, financiamento que, principalmente por se pautar em grande parte por volume de recursos privados, em grande parte de empresas privadas, tem muitas vezes trazido o dia a dia da política e da vida pública para os privilégios, para os favorecimentos, que acabam depois descambando para a corrupção.

Então, que a reforma política sirva cada vez mais como uma meta nossa, para podermos avançar em um País com menos corrupção!

Compartilhe

6 ideias sobre “O combate à corrupção, segundo Zeca Dirceu

  1. ferreira

    Filho de peixe peixinho é. O pai corrupto é a eminência parda do rei da corrupção brasileira e esse falso moralista logo será cassado também.

  2. Que coisa linda!

    E a grana para a vida boa de Zé Dirceu?
    E as consultorias pagas e descobertas na lava jato?
    E a grana para a campanha milionária de Zeca Dirceu?

  3. Deonilson

    Que desfaçatez!
    A hipocrisia está mesmo na alma brasileira, pelo menos na dos políticos!
    É uma pouca vergonha!

  4. Renato

    Zé Beto, acabei de ler o texto do deputado e vomitei no teclado do meu computador. Raça lazarenta. Pena que não vendem passagem para o inferno. Os eleitores bovinos deveriam ser colocados num pasto para morrer de fome ou acordar dessa burrice que não termina nunca. Levam no rabo todo dia e ainda pagam para ser enrabados. Vá entender uma merda dessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.